Bem-vindo à Comunidade UBNT

Projeto Rede Wireless Unifi outdoor e indoor

Boa tarde!

Sou novo usuário no forum, gostaria da ajuda de vocês.

Tenho um projeto de rede wireless para executar, porém tenho algumas dúvidas. Recebi algumas sugestões de distribuidores Ubiquiti com relação ao tipo de produto.

Preciso cobrir uma área plana de mais ou menos 6 mil m2. Ambientes externos ( 2 praças) e ambientes internos (9 salas).

Quero saber se uma 1 Unifi AP indoor para cada ambiente interno me atenderia, e 2 antenas Unifi outdoor para as praças? Outro modelo Ubiquiti me atenderia melhor ou esse está bom?

Utilizaria um switch POE 16 portas para as conexões com as antenas e um roteador Cisco, separando da outra rede local.

Outra dúvida, o comprimento máximo do cabeamento é também de 100 metros como as normas técnicas?

Já realizei "site survey" no local e possui pouca interferência.

Obrigado!

Comentários

• Boa Tarde Jackpp12 - bemvindo!

Você sabe quantos usuarios você precisa suportar em cada área? Pode ser que um antena será suficiente para o sinal, mas não será suficiente para o volume de usuarios. Você tem uma mapa/diagrama das áreas?

Sim - o comprimento máximo para o cabeamento conforme com os padroes normais. 

•  

Alex, agradeço sua atenção.

Nos informaram até 500 usuários divididos por todos os ambientes.

No ambiente externo até 200 pessoas.

Segue mapa do local. 

Posso cabear os pontos de acesso em cascata? Uma antena ligando na outra? Prejudica o sinal?

• Posso cabear os pontos de acesso em cascata? Uma antena ligando na outra? Prejudica o sinal? Pode ser posivel sim, mas e sempre melhor cabear cada antena com um cabo individual.
    • 200 Usuários nas ambientes externas - a minha preferencia será cabear para 2 antenas no minimo em cada ambiente externa (4 em total - 2 em praça 1, e 2 em praça 2). Com assim, existe mais oportunidades para balancear os usuarious entre 4 antenas. Vale a pena configurar Min. RSSI em cada antena para reduzir os clientes muito longe tentando conectar também.
    • 500 Usuários em total divididos por todos os ambientes. Cada ambiente interno vai precisar 2 antenas tambem no meu opinião (mínimo) - em teoria, se tem 500 usuários no mesmo ambiente interno no mesmo tempo, tentando conectar, será 250 +/- usuários por antena...eu *acho* que o UAP-Pro pode suportar isso, mas provavelmente o 'Throughput'  não será muito bom! 
    • Parece que existe 3 ambientes internas, e um e muito maior que os outros dois. Isso tem capacidade fisicamente para mais usuários, então vale a pena instalar um antena adicional - 3 no minimo para esta área.

E dificil ter certeza sobre isso, sem saber o que tem dentro das ambientes diferentes. Se voce pode instalar algumas antenas e fazer testes de sinal e recomendada. 

•  

Suas orientações já ajudaram bastante, obrigado.

Cada ambiente terá no máximo 50 pessoas simultaneamente.

Apenas nos espaços externos podem chegar a 200 pessoas em cada praça.

Já descartei o cabeamento em cascata, faremos individualmente conforme orientou.

Após a execução do projeto postarei fotos e documentação técnica.

Mais uma vez, muito obrigado.

• Se você realmente tem somente o máximo 50 pessoas simultaneamente, você não vai precisar antenas adicional para balancear da carga entre elas. Um antena pode suportar 50 usuários sem dificultidades - então e mais importante que você verificar que tem um sinal bom nas areas necesarias, onde as pessoas pode usar o serviço.

Eu sempre acha que -65dBm com notebook e um sinal bom, porque vai funcionar para Smartfones também (com radios mais fracos).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.