Bem-vindo à Comunidade UBNT

Duvida sobre o aparelho UNIFI AP PRO

Bom dia.

Nunca usei os aparelhos da Ubiquiti e depois de muito pesquisar achei o aparelho UNIFI AP PRO. Porém, tennho 3 dúvidas sobre o mesmo. Se algúem puder me ajudar, ficarei grato.

1ª- O aparelho possui duas portas de entrada, a Main e a Secondary. Com apenas um aparelho eu consigo amplificar o sinal de dois provedores diferentes? Exemplo: No cliente tem GVT e NET, eu consigo ampliar o sinal das duas usando o mesmo aparelho?

2ª- Caso a resposta da primeira seja "sim", eu consigo configurar a GVT pra ficar na frequência de 2,4 ghz e a NET na frequência de 5 ghz?

3ª - É necessário passar o cabo de rede até o aparelho ou ele possui uma opção de amplificar o sinal através do sinal de wireless do reteador da GVT ou da NET? Exemplo: quero instalar o aparelho num lugar onde o cabo não chega, apenas o sinal wirless. Eu consigo pegar esse sinal e amplifica-lo?

Desde já, obrigado pela atenção e desculpe se ficou confuso. Abs!

Comentários

• R4V3RR4V3R 8480 Pontos

Olá @DanBats bem vindo à comunidade

DanBats wrote:

1ª- O aparelho possui duas portas de entrada, a Main e a Secondary. Com apenas um aparelho eu consigo amplificar o sinal de dois provedores diferentes? Exemplo: No cliente tem GVT e NET, eu consigo ampliar o sinal das duas usando o mesmo aparelho?

Tem muita confusão aqui. Primeiramente este equipamento é um Access Point(AP), então ele não irá "ampliar" nada. O que ele pode fazer é distribuir via Wi-Fi uma rede que chega até ele através do cabo. As duas portas que o modelo PRO possui estão configuradas em modo bridge, e para todos os efeitos seu funcionamento é idêntico ao de um switch, e desta forma não se pode conectá-las à redes distintas. Repare que por ser um AP, este equipamento não substitui um roteador, ou seja, ele não tem serviço DHCP e nem pode ser conectado diretamente à um modem que não seja roteador, por exemplo.

DanBats wrote:

2ª- Caso a resposta da primeira seja "sim", eu consigo configurar a GVT pra ficar na frequência de 2,4 ghz e a NET na frequência de 5 ghz?

De acordo com o que comentei acima, isso não existe, para fazer o que você quer, vai precisar de, no mínimo, dois APs, um para cada rede distinta.

DanBats wrote:

3ª - É necessário passar o cabo de rede até o aparelho ou ele possui uma opção de amplificar o sinal através do sinal de wireless do reteador da GVT ou da NET? Exemplo: quero instalar o aparelho num lugar onde o cabo não chega, apenas o sinal wirless. Eu consigo pegar esse sinal e amplifica-lo?

Não, você vai precisar de um cabo de rede chegando até cada um dos APs. O UniFi possui um recurso que se chama wireless uplink, com o qual é possível conectar um AP UniFi isolado, ou seja, que recebe apenas energia elétrica porém sem conexão com a rede, diretamente à outro AP UniFi que por sua vez esteja conectado à rede por cabo. O funcionamento seria semelhante à um "extensor de sinal", porém somente pode-se usar este recurso com equipamentos UniFi, isso não funciona com equipamentos de outras marcas ou mesmo outras linhas da Ubiquiti. De qualquer maneira, a recomendação é sempre utilizar os APs conectados via cabo, evitando ao máximo utilizar wireless uplink.

• Muito obrigado pela resposta. Eu realmente achava que ele tinha a função de repetidor também. Abs

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.