Bem-vindo à Comunidade UBNT

Projeto UAP Condomínio - Duvidas

Boa tarde Amigos.

Estou montando um projeto para instalação de rede Wi-Fi em um condomínio,

onde todos os moradores poderão ter acesso a rede.

O cenário é o seguinte:

O Condomínio se trata de um prédio horizontal de 3 andares (garagem no térreo + 3 andares).
São 16 apartamentos por andar, totalizando 48 apartamentos.

A idéia do projeto é fornecer aos moradores, conexão com a internet através da rede Wi-Fi, com limitacão de velocidade de conexão para os dispositivos conectados.

Estive pesquisando e acredito que as Unifi da Ubiquiti podem atender muito bem minha necessidade.

Existe no condomínio um sistema de monitoramento por câmeras, onde os moradores vão precisar acessar

remotamente os DVRs do condomínio, para poder visualizar as imagens das câmeras.

Os moradores vão acessar essas imagens de dentro (wi-fi) e de fora do condomínio (wan).

Os moradores também vão poder usar a rede wi-fi do condomínio, para navegarem em sites. Para não sobrecarregar o link, serão liberados acessos a sites comuns / redes sociais, mas serão bloqueados qualquer tipo de download e streaming de audio/vídeo.

O condomínio é composto por 48 apartamentos.

Cada apartamento poderá ter até no máximo 3 conexões simultâneas a rede. Independente se esta usando para acessar imagens das câmeras ou se está navegando na internet, independente se está dentro ou fora do condomínio.

Com isso, a carga maxima da rede seria de 144 conexões simultâneas, mas isso será muito difícil acontecer... quase impossível....

Acredito que a carga média da rede será de aproximadamente 50 conexões simultâneas, entre conexões de dentro e de fora.

Os acessos serão feitos pelos usuários através de smartphones, notebooks, tablets...

O condomínio tem 80 x 35 mts de dimensão, e aproximadamente 14 mts de altura.

Estou anexando uma imagem com o desenho do condomínio, onde mostro onde pretendo fixar os APs.

Minhas duvidas são as seguintes:

1) 4 UAPs seriam suficientes para atender este cenário ? É muito equipamento ? Pouco Equipamento ?

2) A distribuiçãos dos UAPs de acordo com a imagem permitiram uma melhor cobertura de toda a área do condomínio ? Como a altura do prédio é de aproximadamente 14 mts, acredito que deveria colocar os UAPs

no meio desta altura, em torno de 7mts de distância do chão. Ou talvez, devesse dividir 2 UAPs a 5 mts de altura e os outros 2 UAPs a 10 mts de altura. Qual seria a melhor maneira de distribuir os dispositivos de forma a abrangerem toda a área do condomínio ?

3) A diferença de preço entre UAP e UAP LR é pequena. Seria mais vantajoso escolher o UAP LR ao invés do UAP ?

4) Para gerenciar a rede, vou precisar de um computador com o software de gerenciamento UniFi instalado ?

ou consigo fazer o gerenciamento através de um outro dispositivo, como mikrotik por exemplo ?

5) É realmente necessária a conexão dos UAPs com um switch/gerenciador através de cabo ? ou elas podem se conectarem entre si sem o uso do cabo de rede, através da própria rede wi-fi, usando assim apenas 1 UAP conectado ao switch/gerenciador através de cabo ?

6) o UAP pode ficar exposto no tempo, em condições adversas de chuva e sol ?

7) Essa idéia de 4 UAPs + 1 gerenciador seria ideal para atender este cenário, de acordo com a necessidade esplanada ? Caso não, poderiam me sugerir outros equipamentos que podem melhor atender minha necessidade ?

Espero ter esplanado da melhor maneira possível meu cenário e minha necessidade.

Agradeço por qualquer ajuda.

abraços;

Diego

anexo -> https://community.ubnt.com/ubnt/attachments/ubnt/Portuguese/3281/1/Uap.jpg

Comentários

• R4V3RR4V3R 8481 Pontos

Olá @Diego_ bem vindo à comunidade.

1) Impossível dizer com certeza, mas se a intenção é prover sinal de qualidade dentro dos apartamentos, dificilmente 4 pontos de acesso serão suficientes. Em hotéis, dependendo do layout dos andares, normalmente é necessário um AP para cada 4 a 6 apartamentos, sendo que na maior parte das vezes fica-se mais próximo de 4 mesmo. Você não deu informações adicionais sobre a área central, é uma área aberta ou fechada? toda a extensão interna é composta de corredores? Que tipo de parede são? tijolos? qual a largura das mesmas?

2) Dificilmente a melhor estratégia de cobertura de qualquer prédio seria fazer isso de fora para dentro do mesmo, isso é praticamente impossível de ocorrer. Não quer dizer que não seja a melhor opção no seu caso, disso vai depender do tipo de qualidade de sinal que você quer dentro dos apartamentos e das demais questões que levantei no item 1.

3) Esqueça o UAP-LR, ele faz a mesma coisa que o UAP em 70% dos casos e nos 30% restantes ele é pior, e ainda assim custa mais caro. Fique com o UAP normal.

4) Sim, precisa de um computador com o software da controladora instalado, mas não necessariamente precisa ser um computador instalado no local. Pode usar um dos métodos disponíveis de adoção e gerenciamento via camada 3, e assim manter a controladora em outro local, seja em seu escritório ou em um serviço de computação em nuvem como amazon ou outro qualquer.

5) Obrigatório? Não, não é. Recomendado? Com toda certeza. Você só conseguirá ter boa performance se todos os UAPs estiverem conectados à rede através de um cabo. Como o mesmo cabo que leva energia até ele também leva dados, isso não é exatamente um problema. Sim, é possível conectar APs somente através da rede sem fio dos outros APs, mas isso tem um limite, não é recomendado para a grande maioria dos casos, e no seu caso em particular seria um desastre, principalmente por você ter requisitos de streaming de vídeo das câmeras de vigilância. Use um cabo de rede para cada ponto de acesso, esse é o correto.

6) Se for um modelo outdoor, sim. Se for qualquer dos modelos que você citou anteriormente, a resposta é absolutamente não, ambos são modelos indoor e não podem ser instalados em áreas externas.

7) Esta resposta depende de outras respostas das questões acima. Pode ser feito? Certamente. Seria a melhor opção? Impossível dizer atualmente.

• Diego_Diego_ 0 Pontos

Olá R4V3R !

Muito obrigado pela sua resposta e pela recepção.

Sua orientação me ajudou muito!

Vou tentar fornecer mais detalhes sobre o layout do condomínio.

A ideia seria realmente prover sinal de qualidade dentro dos apartamentos, de modo que os usuários conseguissem navegar e acessar as imagens das câmeras conectadas aos DVR´s, através dos seus dispositivos móveis (smartphones, tablets, notebooks, etc). Porém, gostaria de tentar alcançar este resultado sem precisar gastar horrores com equipamentos caros que certamente poderiam atender com folga neste cenário.

Estou anexando mais uma imagem, com mais detalhes sobre o layout do prédio.

A área onde eu estava planejando fixar os UAPs é aberta. A área central do prédio é aberta.

Existem corredores de acesso aos apartamentos, dos 2 lados.

3 andares com 16 apartamentos cada andar. 8 apartamentos de cada lado, em cada andar.

Existe uma mureta que margeia os corredores de acesso aos apartamentos, permitindo

a quem está no corredor, acesso visual a toda área aberta do condomínio.

No Térreo, fica a garagem. Em baixo de cada apartamento (do 1º andar) existem

3 vagas de garagem, separadas por paredes de concreto.

Toda a construção foi feita com blocos de concreto (Alvenaria estrutural) com blocos de 14 cm de espessura.

Dentro dos apartamentos existem poucas paredes, mas que certamente poderiam interferir na qualidade do sinal

até o final da área do terreno. 

A fundação da construção foi feita em radier.

1) Essa informações seriam suficientes para me ajudar com o projeto ?

Caso não, por favor, me informe quais informações ainda estão faltando para que eu possa fazer o levantamento.

2) Você recomendaria usar essa estrutura (4 UAPs) ? ou sugeriria usar outro tipo de equipamentos / arquitetura ?

3) O número de acessos simultâneos a rede pode diminuir a performance da rede de maneira geral, para o fim desejado (acesso a sites sem permissão para download e streaming de video) ?

A performance da rede seria melhorada de maneira significativa se eu diminuísse a quantidade de clientes conectados simultaneamente ?

Desde já, obrigado por sua atenção para este problema.

• R4V3RR4V3R 8481 Pontos

1) É suficiente para ajudar, mas não para escapar de um site survey completo. Você terá que fazer os devidos testes e tirar suas próprias conclusões, como é de costume. Gastar horrores, não é exatamente um problema, fazer o trabalho pela metade, isso sim é um horror.

2) Não tenho como dizer isso, você mesmo terá que tirar suas conclusões. Sua idéia inicial não é ruim, mas como eu comentei acima, não é comum cobrir áreas internas de fora para dentro, normalmente isso não funciona, e blocos de concreto não ajudam nem um pouco nessa questão. Se você realmente quer dar cobertura de fora para dentro, partindo do centro, o mínimo que você precisa é adquirir um UAP-Outdoor+, posicioná-lo em um destes locais e testar a cobertura de sinal ao redor, dentro dos apartamentos de todos os 3 andares e definir se a qualidade do sinal está satisfatória ou não. Se não estiver, reposicione o AP e siga em frente até que possa saber exatamente quantos APs serão necessários para cobrir toda a área, isso sé o que chamamos de site survey. Meu palpite é que, se você ficar satisfeito com a cobertura de sinal instalando pontos de acesso outdoor no meio do prédio, como na imagem, ''e que você precise de 6 pontos de acesso para cobrir toda a área. Lembrando que cada UAP-Outdoor+ custa o dobro de um UAP normal, portanto se você selecionar 6 UAP-Outdoor+ eles custarão o mesmo que 12 UAPs normais, então você tem que colocar estas duas opções na balança, considerando também o custo do cabeamento para estes APs. 

3) Sim, com certeza, mas se você dimensionar e balancear a rede corretamente, isso não será um problema, pois mesmo os UAPs básicos podem sustentar 30 usuários tranquilamente.

• Diego_Diego_ 0 Pontos

Caro R4V3R.

Muito obrigado por suas explicações.

Com certeza me ajudou muito com todas as minhas dúvidas sobre o meu projeto.

Eu não sabia nem por onde começar, mas depois de suas orientações, já sei como devo começar

e qual equipamento devo adiquirir para iniciar a fase de testes, até encontrar a solução ideal para o meu cenário.

Novamente obrigado por sua disponibilidade em ajudar e por dividir o seu conhecimento.

• R4V3RR4V3R 8481 Pontos

Disponha. Sempre que eu puder, vou ajudar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.