Bem-vindo à Comunidade UBNT

Sinal baixo - Apartamento/Hotel

Bom dia,

Pessoal ultimamente venho recebendo números de reclamações de sinal baixo dentro do Apartamento do Hóspede, tenho 3 Unifi LR em cada corredor com 20 apartamentos (10 lado direito e 10 esquerdo). O hóspede quando entra no Apartamento reclama pelo sinal que fica baixo, e alguns não conseguem conectar aplicativos como watzap, skype etc... Nosso link é de 20 Megas Full apenas para Wifi.

Alguém poderia ajudar com dicas ou sugestões?

unifi ala01
«1

Comentários

• R4V3RR4V3R 8420 Pontos
    Olá @elisangela-ti seja bem vinda à comunidade.
    Normalmente o UAP-LR é o rádio menos recomendado para este tipo de implantação, e o motivo é simples, ele é forte demais, muito além do desejado. Lembre que a comunicação tem que ocorrer de forma bi-direcional, e de nada adianta um AP "gritando", quando os dispositivos cliente estão "sussurrando".
    Dito isso, a principal fonte de problemas que me vem à cabeça é você estar utilizando os rádios em auto ou high TX power, que equivale a 28dBm nestes APs. Isso gera interferência demais, pois há muitos APs transmitindo no mesmo canal ao mesmo tempo. Fora isso, quantos andares tem este hotel? Minha sugestão é utilizar entre 15 e 18dBm de potência, 12 seria o mínimo neste rádio e 18 seria médio senão me engano, e high ou auto TX irá ficar sempre em 28dBm, o que é potência demais para este tipo de aplicação.
    Também recomendo distribuir manualmente os canais(caso não tenha feito isso ainda) para diminuir também a interferência entre APs no mesmo canal. Isso é bem difícil de se fazer pois há apenas 3 canais que podem ser utilizados, 1, 6  e 11, então você tem que criar um padrão no qual APs no mesmo canal fiquem o mais longe possível um do outro. 
    Elisangela-TI
  • Olá R4V3R tirei o print de como está nossa configuração, apenas o auto TX estava conforme vc falou, então alterei para médio, nesse bloco eu tenho 3 Andares, (térreo, 1º e 2º) cada um com 3 antenas Unifi nos corredores.
    Vou revisar a questão dos canais, que devem está como Auto.

Vou informando por aqui se melhorou com suas sugestões ok.

Me tira uma dúvida, o Unifi-Pro Dual Band é recomendado p/ esse tipo de rede? Vamos ampliar o Hotel e já iniciei as cotações desse modelo.

unifi-3
    andretoniate
  • https://forum-pt.ubnt.com/profile/176853/R4V3R

A redistribuição dos canais fiz da seguinte forma:

Térreo: Antena 1 canal 1 - Medio / Antena 2 canal 6 - Medio / Antena 3 canal 11 - tx Medio 

1º Andar: Antena 1 canal 11 - Medio / Antena 2 canal 1 - Medio / Antena 3 canal 6 - tx Medio 

2º Andar: Antena 1 canal 6 - Medio / Antena 2 canal 11 - Medio / Antena 3 canal 1 - tx Medio 

Veja se concorda?
    UBNT-Jamie
  • R4V3RR4V3R 8420 Pontos
    É isso mesmo @elisangela-TI. A distrbuição de canais tem que seguir este padrão mesmo.
    Quanto ao UAP-PRO, bom é um caso específico, minha principal área de atuação é o setor hoteleiro e eu separo logo de início duas área bem distintas, uma é a área relativa a hospedagem que é o seu caso, outra seria a parte de eventos que nem todo hotel tem. Pois bem, o UAP-PRO é o rádio ideal para a parte de eventos, devido à alta densidade de usuários, requisitos de banda e interferência, então quando menos rádios, com maior qualidade, melhor. Já na parte de hospedagem, seu caso, é o inverso, a densidade normalmente é bem baixa, raramente se vê mais de 10 usuários por rádio, mas como existem muitos obstáculos(paredes) é necessário usar um grande número de APs para cobrir uma área relativamente pequena.
    Dito isso, a maior vantagem do UAP-PRO é seu rádio adicional na banda de 5Ghz, e esta banda não é muito boa para transpassar obstáculos, não chega nem perto da banda de 2.4Ghz no caso, então você teria um custo muito maior, sendo que o benefício maior seria desperdiçado nos corredores.
    Note que não estou criticando o UAP-PRO, pelo contrário, é o melhor AP da Ubiquiti hoje, mas ele vale a pena ser usado em áreas abertas, aonde há linha de visão entre o AP e os usuários, ou aonde a atenuação de sinal sofrida pelas barreiras seja baixa, como em um escritório dividido com drywall, que praticamente não atenua o sinal WiFi.
    UBNT-Jamie
  • Essa cotação de Unifi Pro será para ser instaladas em áreas abertas, como vc citou. Vou verificar a partir dessa mudança se houve uma melhoria na conexão dos Hóspedes. 

Muito Obrigada R4V3R (não sei como citar teu nome como link, com vc faz?)
  • R4V3RR4V3R 8420 Pontos
    basta colocar @ antes do nome
  • Obrigada @R4V3R
  • ThiemannThiemann 303 Pontos
    Como são 3 andares você poderia criar 3 zonas de ZH (ZeroHandOff) uma para cada andar e colocar cada zona em um canal ex; Terreo ZH 2.4 Canal1, 1º Andar ZH 2.4 Canal6 e 2º Andar ZH 2.4 Canal11.

Isso faz com que todos os radios do andar fossem um só, a UBNT diz que isso melhora a cobertura e também facilita a distribuição dos canais como fiz no exemplo acima.

Se for usar o ZH sugiro utilizar o MINRSSI também.

Ao que vi no seu cenário, indicaria utilizar 5 AP's, levando em conta as considerações de potencia de sinal que o @R4V3R fez.
    UBNT-Jamie
  • obrigado @Thiemann estamos fazendo com uma empresa, um estudo de calor e interferência causadas pelo rádio, em breve postarei os resultados das analises.
    Bacana, fiquei interessado no formato desse estudo, quando puder poste as informações..
  • De imediato posso adiantar que estamos fazendo testes com Antenas Unifi-Pro, e ao colocar 1 Antena no corredor ela está atendendo até 4 Apartamentos simultaneamente, sem perca.
    Você está apenas substituindo a UAP que você tinha por uma UAP-Pro, digo, tirando uma e colocando outra no mesmo local? Ou já está pensando em reformular a distribuição dos AP's nos andares no quesito quantidade de AP's?
  • R4V3RR4V3R 8420 Pontos
    @elisangela-ti por experiência, o dimensionamento em casos como este, ou seja, hotéis com corredor central, apartamentos perperdiculares ao corredor e instalação dos APs fora dos apartamentos, o dimensionamento irá ficar entre 1 AP para cada 4~6 apartamentos. Mais do que 1 AP para cada 4 apartamentos é difícil precisar, e ficaria um ambiente muito denso, geraria interferência demais. E menos do que 1 AP para cada 6 apartamentos a cobertura de sinal não ficará legal.
    Em casos como esse, eu faço o dimensionamento inicial(pré testes de sinal), normalmente contando 1 AP para cada "cluster" de 4 apartamentos, até para poder dar uma idéia de investimento ao cliente.
  • Instalei redes em vários hotéis com grande volume de utilização. Possuo hotéis com até 1500 conexões simultâneas e sempre utilizo UNIFI. Nos andares dos apartamento realizo um site survey criterioso para justamente não haver interferência entre os APs. Sempre tb uma boa máquina rodando o controlador. Adoto sempre o UNIFI LR mas sempre afzendo site survey criterioso !
  • Eu posicionaria os APs desta forma:SLGY4DZYFO3K
  • Eu penso que o AP do meio está com muita barreira por estar no meio entre os banheiros e os equipamentos conectados podem estar saltando a todo momento para os outros do final e início.
  • lucianoescandonlucianoescandon 22 Pontos
    editado agosto 2015
    Se vc posicionar onde coloquei vai ter um campo com menos barreiras até a área onde deve estar a cama e algum tipo de mesa onde certamente pode ser posicionado um notebook do hóspede. O sinal vai chegar certamente até a sacada externa onde vc deve ter algum tipo de cadeira que o hóspede certamente vai sentar e querer usar o smartphone !
  • Olhando o prédio e a acomodação eu estou certo que vc deveria reposicionar os APs
  • A empresa já está finalizando o site survey, mas a quantidades de antenas nos corredores irá aumentar, e serão reposicionadas, serão 5 APs LR.
  • R4V3RR4V3R 8420 Pontos
    @elisangela-ti se você for adquirir mais equipamentos, não compre o modelo UAP-LR, ele não tem absolutamente nenhuma vantagem neste caso, e custa 100 reais mais caro que o UAP, é dinheiro no ralo, não faça isso. Se for o caso, adquira o modelo UAP normal, que faz o mesmo trabalho e custa menos.
  • Elisangela-TIElisangela-TI 24 Pontos
    editado agosto 2015
    Falei isso p/ o Gestor, mas eles estão padronizando todos os Hotéis com LR. :/
    O pessoal tem na cabeça que quanto maior a potencia do AP melhor é.. Vai depender caso à caso e também iria sugerir somente o UAP neste caso em questão, fazendo um site survey com UAP e em sinal baixo..
  • R4V3RR4V3R 8420 Pontos
    O UAP-LR não chega nem a ser tão bom quanto o UAP neste caso, ele é literalmente PIOR, pois a potência mínima configurável no rádio é de 11dBm, quanto que no UAP é de 5dBm. Para uma instalação tão densa, com tanto APs próximos, com visada praticamente limpa um do outro, e com apenas 3 canais para se utilizar, potência demais é um tiro no pé, pois irá complicar ainda mais algo que já é difícil, que é o reuso dos canais.
  • Nesse caso vcs sugerem 5 UAPs em cada corredor?
  • Bom quem vai fazer a compra é a Empresa então ainda dá tempo de discutir a proposta do Site Survey...
  • R4V3RR4V3R 8420 Pontos
    Só quem pode sugerir a quantidade é quem está fazendo um site survey, mas visualmente, só pela planta, o que se pode dizer é que a quantidade atual não é suficiente. Pra saber se são necessários 4, 5, 6 ou mais por andar, só fazendo  site survey, e o pior é que se for constatado que um número muito alto de APs é necessário(mais de 5 eu diria), talvez fosse necessário uma abordagem completamente diferente, instalando os APs dentro dos apartamentos, ao invés do corredor.
  • Boa tarde

A todos

Estive lendo esse post, aqui da  @Elisangela-TI, e tenho o mesmo problema. Mas eu estou usando umas antenas outdoor, foram as que me deram na época da abertura do Hotel, hoje estou tentando mudar tudo para Unifi, dai estou pesquisando qual o melhor modelo para hotelaria. 

Então vocês sugerem continuar compra a UAP, eu já ia solicitar a compra das LR.
  • R4V3RR4V3R 8420 Pontos
    Olá @Velho_Chico, seja bem vindo à comunidade.
    Para que possamos responder suas dúvidas, por favor, crie um novo tópico no fórum para que as idéias não se misturem à este tópico, OK?
  • Ok.
  • Elisangela-TI 

Como ficou esse projeto. Fiquei interessado, as paredes do hotel serial qual ? tijolos ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.