Bem-vindo à Comunidade UBNT

Olá,

Tenho como usar os UVP sem ter um PABX-IP rodando? Como os aparelhos vem com Android, poderia instalar o Skype neles e usar este serviço para comunicação sem depender de um PABX-IP, há esta possibilidade?

Comentários

• UBNT-JamieUBNT-Jamie 701 Pontos
    @thiemann Acredito que sim, pois a falta de um PBX não impossibilita o uso da interface Wi-Fi, muito menos o SO, Android.
  • ThiemannThiemann 303 Pontos
    @UBNT-Jamie mas teria que usar a versão com wifi (PRO e EXEC) para Skype?
  • R4V3RR4V3R 8446 Pontos
    Pode usar o skype sem problemas, com qualquer  dos UVPs, eu testei com todos e funciona muito bem. Só tem muitos aplicativos que ainda são incompatíveis, por exemplo, o microsoft lync não funcionou nem com reza brava.
    @R4V3R você conseguiu usar o Skype por completo sem problema algum? Usou voz e video? Funcionou tirando o fone do gancho? Teve que fazer alguma configuração específica para o uso? Em geral se puder me dar mais detalhes lhe agradeço bastante.
  • R4V3RR4V3R 8446 Pontos
    Cara, meus UVPs estão encaixotados no momento, faz alguns meses que não brinco com eles, vou tirar um da caixa pra testar, mas me lembro que o skype funcionou de boa sim, no viva voz e pelo fone, pois fiquei uma hora pendurado nele pelo skype, mas não testei o vídeo, apenas audio. Só o modelo básico, o que não não tem wi-fi, não possui também câmera. Os únicos com wi-fi e câmera são o pro e exec.
    Se o dollar não estivesse tão proibitivo nesse momento certamente iria comprar para testar.. Já tenho vontade de testa-lo desde que a UBNT informou o desenvolvimento dos UVP's.. Minha ideia seria usar o modelo PRO que já entrega wifi (o que me interessa usar em alguns clientes) a camera seria um acessório num primeiro momento.. Mas rodando skype de forma tranquila já fiquei mais entusiasmado..

@R4V3R seria possível falar entre as UVP's numa rede interna sem um PBX? Estava lendo o manual e me surgiu essa duvida.

Quando habilito o VOIP feature, me abre um menu Extensions. Tendo os UVP's na minha rede eu poderia designar um ramal para cada um e falar entre eles sem o uso de um PBX? Eu imagino que não seja possível por tudo que já li a respeito dos UVP's mas acabei ficando nessa dúvida, habilitando na controladora para ver o que acontecia e lendo o manual, acabei ficando um pouco confuso, mas como não tenho os aparelhos para testar e como você já fez alguns testes (a algum tempo claro) certamente já deve ter verificado essa possibilidade..

• R4V3RR4V3R 8446 Pontos
    É meio complicado essa questão, e a resposta também é, vamos lá. Atualmente, considerando a versão GA atual que é a 4.6.6, existe a funcionalidade de PBX embutida no USG, que é o roteador da linha UniFi. Quando você habilita o recurso de VOIP na controladora, se você tiver um USG na rede, ele passará a funcionar como um PBX também(com freeswitch), então você pode utilizá-lo desta maneira para configurar extensões e fazer os UVPs conversarem localmente, pois estes não se comunicam por contra própria. Caso você queira, também pode usar um PBX externo, sem problemas, bastando configurar os telefones de acordo, e isso pode ser feito em massa, diretamente pela controladora, ou ainda individualmente em cada telefone, portanto a flexibilidade é grande.
    O detalhe é que, nas próximas versões da controladora, o serviço de PBX integrado ao USG será desativado, ele vai deixar de existir, então a única opção será utilizar um PBX IP externo, mas isso não é problema pois todo mundo já faz isso de qualquer maneira ;)
    E por qual motivo vão tirar o serviço de PBX integrado no USG? Poderiam manter com algumas limitações se o caso for de consumo de hardware (imagino).. Bom enfim, vou estudar como montar um PBX IP, já andei lendo, e me parece não ser algo muito complexo (para um tamanho pequeno claro) e facilmente se encontrar "receitas" prontas com base asterisk..
  • R4V3RR4V3R 8446 Pontos
    editado agosto 2015
    Pois olha, eu não acompanhei muito esta questão, mas creio eu que tenha sido uma decisão corporativa. Há uma explicação do motivo neste tópico: https://forum-pt.ubnt.com/discussion/1264486/skype#latest http://community.ubnt.com/t5/UniFi-VoIP/UniFi-VoIP-PBX-Shutdown-Transition-Period/td-p/1275311

@R4V3R esse link que você colocou é deste tópico que estamos conversando..  :-/
  • R4V3RR4V3R 8446 Pontos
    Nossa, desculpa, nem atentei ao detalhe. Já corrigi.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.