Bem-vindo à Comunidade UBNT

Interferencia no canal

Boa tarde amigos,
   Estou com um problema e queria uma ajuda. Tenho 6 unifi uap, sendo que estou com um problema muito estranho. De tempos em tempos eles "entram em interferência" - AP [UAP1] was encountering some interference on  "channel 11 (ng)"- já coloquei todos com canal automático, já coloquei aquele macete dos canais 1,6,11 e nada... Peguei 1 unifi de teste e configurei no canal 12 pra ver se ia dar resultado mas mesmo assim sem sucesso, passou um tempo e nos "Recent Events" aparece lá que rolou uma interferência. O problema é que sempre quando dá essa mensagem de interferência o meu wifi deixa de funcionar. Lembrando que já varri com softwares as redes wifi e não tem nenhuma próxima com esses canais. O que mais posso fazer pra resolver isso? Estou usando o controler 3.2.10.
idb
«1

Comentários

• R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    Olá @leoduarte, seja bem vindo à comunidade.
    Infelizmente essa questão é comum, você não tem como "resolver" a interferência, apenas lidar com ela.
    Dito isso, nunca deixe seus APs com canal automático, pois eles apenas escolhem um canal durante o boot, e jamais modificam, então se você reiniciar todos aos mesmo tempo(caso de uma queda de energia), há uma grande probabilidade de todos acabarem no mesmo canal, o que não é bom. Faça corretamente o planejamento e reuso de canais, utilizando apenas os canais 1, 6 e 11.
    Também não se esqueça de configurar corretamente a potência nos rádios, quanto menos potência melhor, o ideal é usar os APs em potência baixa(low), ou média, pois acima disso os resultados podem ser desastrosos, e novamente, não deixe com potência automática, pois tudo que ele faz é configurar potência máxima e pronto.. Configure isso manual e individualmente, para cada rádio de acordo com a necessidade.
  • wcrispimwcrispim 8 Pontos
    editado dezembro 2015
    Olá, @R4V3R, aproveitando o gancho, aqui tenho 3 UAP PRO, você recomenda deixar cada um nesses canais citados, ou todos os três nos mesmos canais?
    Obrigado
  • R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    @wcrispim, vocẽ não pode usar 3 pontos de acesso no mesmo canal a não ser que eles estejam muito longe e não recebam sinal um do outro, ou que o sinal seja muito fraco mesmo. Em 2.4Ghz, você tem 3 canais pra usar, distribua de acordo com a necessidade. 5Ghz é mais simples porque tem bem mais canais disponíveis.
  • Olá @R4V3R
         Já tá tudo setado "manual" (canal e potência) agora se implementar o zero-handoff vai ficar tudo no mesmo canal certo? Será que assim resolvo o problema? Nunca usei esse recurso. Lembrando que todos os APs tem o mesmo SSID. Até peguei um AP em especifico e criei um outro SSID com o ZH ligado mas queria saber se isso resolveria o problema de interferência, pq mesmo assim a mensagem de interferencia aparece e dá aquela "quedinha" na internet...Fica tudo no mesmo corredor/andar.

• R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    Zero HandOff utiliza todos os rádios no mesmo canal... Como isso iria ajudar a resolver problemas com interferência? É justamente o oposto, ele vai acabar agravando problemas desta natureza...
    Volto a repetir, você não pode "resolver" interferência, tem que lidar com ela, então pergunto: Porque você tem 6 pontos de acesso instalados no mesmo local? É um hotel, é isso? Qual a distância entre cada ponto de acesso, e o comprimento total do corredor em cada andar? Quantos andares são?
  • Opa @R4V3R, então vou desativar o Zero HandOff do meu SSID de teste..rs Eu queria entender a utilização deste serviço pois pelo que li imaginei que a função dele seria colocar tudo no mesmo canal pra não ter interferência rs. Temos aqui um andar com várias salas, coisa de quase 100m coloquei em anexo mais ou menos como é o corredor aqui e quais os canais que está cada um... lembrando que não está proporcional rs.
    UniFi
  • R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    Nossa, a coisa está bem pior do que eu consegui entender inicialmente, vou tentar pontuar pra facilitar:
    1) Parece ser um ambiente educacional, certo? De qualquer maneira é um ambiente denso pela quantidade de usuáriso, Impossível usar ZHO emc casos assim, é pior cenário para se utilizar esse recurso. ZHO cria interferência entre os APs, não a diminui, e este recurso não é compatível com densidades elevadas, ou seja, mais de 100 usuários como é o caso.
    2) Zero HandOff é habilitado por rádio, não por SSID, então se você possui ao menos um WLAN Group que tem ZHO habilitado, então todos os rádios nesse WLAN Group estão no mesmo canal, péssima idéia, pois gera interferência extrema, e diminui muito a capacidade global de tráfego de todos os APs.
    3) UAP-LR? Sinto informar, mas é o pior rádio da linha UniFi pra usar com ZHO, e também é o pior rádio para usar em um ambiente denso como este. Nestes casos o que você quer são vários pontos de acesso com potência o mais baixo posssível, não o inverso.
    4) Pelas distâncias, fica claro que todos os APs tem que ser configurados com canais distintos, reutilizando da melhor maneira possível(apenas 1, 6 e 11, não use nada além disso!), e também configurando-os com potência mínima, não vejo a menor possibilidade de se utilizar mais potência do que o mínimo possível nesse tipo de rádio, que já é elevado de mais para esse tipo de ambiente, 11dBm senão me engano. Os UAPs normais seriam muito melhores pois pode-se abaixar sua potência para até 5dBm, muito mais recomendável neste cenário.
    5) Todos são "usuários"? Não é uma rede guest? Você controla todos os dispositivos cliente? Caso contrário, você deveria isolar os dispostivos em uma rede guest, isso agrega segurança e capacidade à rede pois diminui muito o tráfego de broadcast.

• R4V3R, aproveitando esse tópico, gostaria de alguns esclarecimento sobre minha rede vou colocar meu cenário, tenho 7 Unifi, coloquei na empresa onde trabalho um barracão para distribuir melhor o sinal mas não estou tendo um bom resultado, e gostaria de sua ajuda para solucionar isso, li você falando de ZHO mas não achei essa configuração para ver se está desabilitada. Ela cai muito e tem aparelhos que demora para conectar na rede todos com o mesmo SSID.

Unifi
  • R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    editado junho 2016
    @cezarrola, utilizando wireless uplink desta forma e com canais de 40Mhz, você jamais vai conseguir boa performance, isso não tem a ver com os equipamentos, mas com a forma como estão configurados. Wireless uplink é um recurso ótimo no papel, péssimo na prática, principalmente com canais de 40Mhz e potência alta...
  •  @R4V3R, obrigado pela resposta, mas por favor há como especificar qual o modo seria melhor para para trabalhar aqui nesse cenário?
  • R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    @cezarrolan, sim, é a mesma recomendação padrão e básica para qualquer tipo de instalação...
    Pontos de acesso conectados à rede via cabo, exclusivamente, canais selecionados manualmente de acordo com a menor interferência em cada ponto, tomando cuidado com o reuso do mesmos, apenas os canais 1, 6 e 11 são "válidos". Utilizar potência tão baixa quanto possível em todos os rádios, normalmente low ou medium, eu nunca vi um cenário que justifcasse o uso de potência máxima. UAP-LRs preferencialmente em potênncia baixa, por são muito mais fortes do que o desejável. Em 2,4Ghz, utilizar apenas HT20, jamais HT40, não usar ZHO, e se tiver diversos dispositivos se movendo ao longo do dia, você pode usar os recursos load-balance e também MINRSSI.
    Enfim, são exatamente as mesmas recomendações padrão para qualquer instalação utilizando equipamentos da linha UniFi.
  •  @R4V3R, certo mais uma duvida sobre os canais, nos 7 que tenho, vou ter que distribuir entre esses canais, ou por estar na mesmo SSID posso usar 1 só?, onde ativo o load-balance e o MINRSSI?

• R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    Não se pode usar o mesmo canal, esse é um dos erros mais comuns que as pessoas cometem. Se você tem mais de um dispositivo, tem que criar um padrão de reuso inteligente de canais, deixando os rádios que ficarem no mesmo canal o mais distante o possível um do outro. Como há apenas 3 canais disponíveis, os quais não se sobrepõem, sendo 1, 6 e 11, a coisa pode ficar complicada e é aqui que entra a engenharia de RF.
    A intenção é criar um padrão semelhante à este, logicamente adaptado para sua estrutura:

channel-reuse

Load-Balance é configurado nas opções do WLAN Group em settings/wireless networks/botão options ao lado dos WLAN Groups.
    Ele irá começar a reconectar os usuários quando aquele limiar for atingido, e isso terá o efeito de distribuir melhor os usuários entre diversos rádios.
    MINRSSI é configurado nas configurações de cada rádio em cada ponto de acesso. Os usuários começarão a ser desconectados quando se moverem pelo ambiente, e o sinal ficar inferior ao limiar configurado neste local. O efeito será o de balancear melhor os usuários entre os rádios, fazendo com que estejam sempre conectados aos rádios mais próximos, ou seja, com melhor qualidade de sinal.
  • é bom falar com quem conhece, mas uma duvida você aconselharia não usar o Up-link?
  • R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    Claro, usar wireless uplink quando os equipamentos possuem apenas um rádio é praticamente insanidade... Só é viável em situações de baixíssima densidade de usuários, não mais de 10 por ponto de acesso, e ainda assim com ressalvas..
  • mas por ele estar como uplink ele não está assumindo o canal que coloco, no Principal ele está como CN1 ai coloquei no escravo CH11 nas configurações ele aparece como 11 mas porém nos detalhes como 1 e em um wifi analyser também como 1, é normal?
  • R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    Para dois rádios poderem conversar entre si, já que a comunicação é feita desta forma, eles tem que estar no mesmo canal. Desta forma, sim, essa situação é exatamente o esperado, até por isso, não se pode agregar densidade à uma rede sem fio usando wireless uplinks com um único rádio, isso é impossível.
  • então seria mais o ideal cabeá-los para ter um melhor empenho?
  • R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    SEMPRE é o ideal e correto cabear todos os pontos de acesso, independentemente da marca ou modelo que você estiver utilizando. Para se obter o melhor resultado, usa-se o cabo de rede, é simples.
    Uma boa estrutura de rede sem fio, começa sempre com uma boa estrutura de rede cabeada, OK?
    zeffiro
  • goiabagoiaba 5 Pontos
    Tarrde, notei um cenário interessante, em uma apresentação de um produto concorrente, eles colocaram muitos aps(cerca de 15) proximos um do outro, varios (9ap´s) no mesmo canal, e nao houve perda de pacotes, segue print do scan, como fazem isto?

Screenshot_20160818-083357
  • R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    @goiaba, é complicado explicar isso... Primeiramente, não há como haver "perda de pacotes", pois não há pacotes na camada 2 do modelo OSI, e sim frames. Pacotes = camada 3, frames = camada 2.
    Colisão vai haver com certeza absoluta, e mesmo que haja tráfego passando normalmente em um dos SSIDs, enquanto os demais estão ociosos, a quantidade de SSIDs no mesmo canal irá diminuir a capacidade geral do canal com toda certeza. Isso não é uma questão de modelo, fabricante, tecnologia ou qualquer outro motivo que você imagine, é uma questão física, relacionada à radiofrequência, e também como o protocolo 802.11 foi especificado e funciona, OK?
    goiaba
  • goiabagoiaba 5 Pontos
    entendi  @R4V3R  , achei um pouco intrigante, pois estão oferencendo ap´s para 250 conexões simultanêas trafegando simultaneamente por rádio, oque daria 500 em um ap dual,  isto vai um pouco longe doque eu noto em suas contrinuições neste fórum, fico um pouco recioso de testar esta outra marca, mas com uma "pulga atras da orelha" querendo testar.
    obrigado pelos esclarecimentos!
  • fesalatafesalata 2917 Pontos
    @goiaba.. "oferecer" é uma coisa bem irreal euhehuhue.... 
    Não existe um limite pra conexões correto? Um AP pode conectar qts STA forem possíveis... ela vai aguentar até usar 100% do hardware disponível nela...

Exemplo do Rocket M5, qualidade 25-30 estações (trafego medido dela é 30mbps) porém vários provedores colocam 100-120 estações... 
    Exemplo UNifi Outdoor+, eu um local que instalei pra um evento de última hora, teve pico de 170 estações... 

O limite é a qualidade na conexão que você vai entregar....

• R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    editado agosto 2016
    @goiaba, se for assim, então todo UniFi dual-band suporta até 254 usuários, pois é o limite máximos dos rádios(127 por rádio). Na prática, o limite real é bem abaixo disso, em torno de 50, no máximo, como costumo recomendar.
    Lembre-se, há uma diferença enorme entre conhecer o caminho e trilhá-lo. O que um fabricante anuncia é uma coisa, e o que o equipamento é capaz de entregar é outra bem diferente.
    Só pra você ter uma idéia, não existe no mundo nenhum ponto de acesso dual band que suporte 500 usuários, mesmo considerando equipamentos de mais de 10 mil reais a unidade. ;)
    goiaba
  • fesalatafesalata 2917 Pontos
    É como diz o ditado..." Falar.. até o papagaio fala... eu quero ver é escrever e assinar embaixo..."  =))

Já num tem "louco" (de esperto) vendendo terreno no Paraíso???
    goiaba
  • goiabagoiaba 5 Pontos
    pois é, eu estou levando um kit de poc deste fabricante (ruckus) para florianopolis, vou instalar pra testar e vou postando os resultados,

• R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    editado agosto 2016
    A Ruckus é um dos maiores(e melhores) fabricantes de equipamentos de rede sem fio do mundo, definitivamente eles são míticos em tecnologia de array de antenas. Mas, senão me engano, eles divulgam o número máximo de usuários utilizando como parâmetor o número máximo de dispositivos conectados, acho que a Aruba faz a mesma coisa. Entã sim, você pode ter uma montanha de usuários autenticados emum mesmo ponto de acesso, e mesmo que neste caso você esteja falando de um equipamento que custa 10x o valor dos UniFi, ele também não irá suportar 500 usuários simultâneos, na pratica, tudo vai depender do correto dimensionamento, mas se o uso for esporádico e de usuários passantes(como em um parque, ou exposição, algo não ligado à tecnologia), então sim, você possivelmente conseguirá atender algo entre 200 e 300 dispositivos com este tipo de equipamento, OK?
    Outra coisa é que se você está vendo a apresentação de um novo produto, ele provavelmente é o R710 802.11ac Wave2, MU-MIMO 4x4:4, e isso é algo bem, bem específico, porque para poder atender uma grande densidade de usuários, os dispositivos cliente tem que suportar estas novas tecnologias também. Quantos dispositivos cliente você conhece com suporte à MU-MIMO? Pois é.

Fora isso, poste resultados após testar o equipamento. Tem poucos locais aqui em Floripa aonde seria justificável utilizar um equipamento deste calibre. ;)
  • idbidb 3 Pontos
    Pessoal a 20 dias que estou com um problema em minha rede. Tenho este link a 4 anos e alguns dias a rede esta complicada, ou seja,  os ponto a ponto estão com antena dish de 30 dbi, tenho expelente sinal, e um ping de no máximo 18 ms. Estão a 27 km de distancia.
    Não tenho navegação mas tenho voip e impressão no enlace. Ja atualizei a versão para 6.04, alterei paises e canais e não consegui resolver o problema.

algum parceiro saberia me ajudar??

mto obrigado
  • R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    @idb, você escolheu um tópico aleatório pra postar sua mensagem é isso? Aqui estamos falando de equipamentos UniFi. Se você está usando equipamentos airMax, sugiro criar um novo tópico na área apropriada e descrever melhor seu cenário e problema, OK?
  • vcasalivcasali 7 Pontos
    Ola a todos, estou dando uma pesquisada no que posso melhorar e vendo sobre essa parte de interferencia de canal, nosso ambiente aqui é educacional, vi em uma das tuas respotas @R4V3R que vc comenta: 5) Todos são "usuários"? Não é uma rede guest? Você controla todos os dispositivos cliente? Caso contrário, você deveria isolar os dispostivos em uma rede guest, isso agrega segurança e capacidade à rede pois diminui muito o tráfego de broadcast.

Você teria como me explicar o que diferencia a rede guest de users e o que seria melhor e daria mais performance no uso para quem estiver conectado?

Obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.