Bem-vindo à Comunidade UBNT

Rocket AC comunica com equipamentos da linha M

lucasfabemlucasfabem 1 Point
editado dezembro 2017 em airMAX
Olá, quero saber se equipamentos (No caso o Rocket AC) da linha AC se comunica com equipamentos da linha M? (No caso Nano Loco M5 ou Airgrid) não teria nenhuma opção no firmware do produto  para estar setando essa comunicação?, mesmo estando ciente que a conexão não trabalharia com a tecnologia AC? vi alguns tópicos antigos mais não vi  em recentes, nos tópicos antigos vi que não é possível nesse firmware ainda, talvez já tenha saído algum tipo de atualização para comunicação dos equipamentos? se não a equipe de engenharia de firmware da Ubiquiti tem de tocar que precisamos dessa atualização, pois no caso o Rocket AC tem o dobro de processamento (BEM MAIS ROBUSTO) do  que o Rocket M5, isso faria o Rocket AC a aguentar mais clientes simultâneos mesmo com a tecnologia antiga.. espero por respostas! :)
«1

Comentários

• R4V3RR4V3R 8229 Pontos
    Olá @lucasfabem, seja bem vindo à comunidade. Por hora existem apenas firmwares beta, sendo a versão 8 para a linha AC e a versão 6 para a linha M. Ambos os rádios tem que ser atualizados para estas versões para poderem se comunicar.
    Pra baixar os firmwares beta, você tem que solicitar acesso ao programa beta aqui: https://account.ubnt.com/manage/settings/beta
    Depois disso, você pode baixar a versão 6 para a linha M aqui: http://community.ubnt.com/t5/airMAX-Beta-Blog/airOS-v6-0-beta5-released/ba-p/1423837
  • Alguém ja testou se dá pra conecta uma nanoloco m5 em uma litebeam ac lbe-5ac-16-120 através do wifi!

Att

• R4V3RR4V3R 8229 Pontos
    @silviomaraujo, leia meu post acima.
  • polettopoletto 5 Pontos
    boa tarde, tambem estou interessado em migrar pra linha AC mas os links de download dos firmware requerem um certo previlegio
    R4V3R disse:

Olá @lucasfabem, seja bem vindo à comunidade. Por hora existem apenas firmwares beta, sendo a versão 8 para a linha AC e a versão 6 para a linha M. Ambos os rádios tem que ser atualizados para estas versões para poderem se comunicar.

Pra baixar os firmwares beta, você tem que solicitar acesso ao programa beta aqui: https://account.ubnt.com/manage/settings/beta
    Depois disso, você pode baixar a versão 6 para a linha M aqui: http://community.ubnt.com/t5/airMAX-Beta-Blog/airOS-v6-0-beta5-released/ba-p/1423837
    boa tarde, tambem estou interessado em migrar pra linha AC mas os links de download dos firmware requerem um certo previlegio
  • fesalatafesalata 2917 Pontos
    @poletto se você esta pensando em aumentar o desempenho da sua rede, não será esse o caminho não...
    Linha AC funciona 100% com a linha AC, esse negocio de rede mista AC x M não dá certo não.. é só consultar os post de vários usuários informado o não sucesso...

Se quer aumentar o desempenho use AP AC e STA AC também... 
    Use por sua conta e risco:

v8.0-BETA9 changelog:

- New: Added Crash log reporting to Ubiquiti Networks for better troubleshooting

- New: Added Wireless Mode in Remote statistics on Dashboard

- New: Added help file for Wireless Mode in Wireless Settings

- New: Added help file for Audio Indicator in Antenna Align Tool

- Fix: Stability fixes (random AP reboots, crashes)

- Fix: WLAN RX stuck on AP in PTMP mode (possible fix)

- Fix: Memory usage optimisation

- Fix: Signal representation in Signal, Noise and Interference diagram (no more spikes)

- Fix: RADIUS accounting stop frame on Client disconnect

- Fix: Discovery responds with VLAN management IP when it should be isolated

- Fix: Packet size is not taken into account when initiating ping in the Network Ping tool

- Fix: 2x2 chain devices reporting as 1x1 in the Station List

- Fix: airOS security improvements 

Images

XC: XC.v8.0-beta9.30637.160325.1535.bin

WA: WA.v8.0-beta9.30637.160325.1535.bin

airOS v6.0-Beta8 changelog: 

- Fix: Correct antenna selection for PowerAPN devices

- Fix: Do not load NAT helpers modules when NAT is disabled

- Fix: Wrong reporting of Isolated Capacity in airMAX AC Mixed mode (10MHz bandwidth)

- Fix: DNS Proxy binds not just to LAN but to WAN port also

- Fix: Unexpected Station crash in airMAX AC Mixed mode

- Fix: airMAX AC compatibility (performance/stability) improvements

- Fix: airOS security improvements

Images:

M series: XM.v6.0-beta8.28865.160308.1445.bin

TI series: TI.v6.0-beta8.28865.160308.1423.bin

XW series: XW.v6.0-beta8.28865.160308.1433.bin

poletto disse:

@poletto se você esta pensando em aumentar o desempenho da sua rede, não será esse o caminho não...
    Linha AC funciona 100% com a linha AC, esse negocio de rede mista AC x M não dá certo não.. é só consultar os post de vários usuários informado o não sucesso...

entendi amigo, estou montando 3 novas repetidoras e a intençao é somente equipos AC nessas repetidoras e comprar somente AC para clientes so que possuo cerca de 300 antenas loco M5 nao posso simplesmente descartá-las, qual sua opniao, montar a repetidora nas duas linhas AC e M, para usar essas M que ainda possuo?

na realidade nao posso ficar parado e obsoleto futuramente na M, ja que estou montando novas repetidoras entao nada melhor que ja alterar a linha pra algo com mais desempenho

entendi amigo, estou montando 3 novas repetidoras e a intençao é somente equipos AC nessas repetidoras e comprar somente AC para clientes so que possuo cerca de 300 antenas loco M5 nao posso simplesmente descartá-las, qual sua opniao, montar a repetidora nas duas linhas AC e M, para usar essas M que ainda possuo?
  • Boa tarde, para conhecimento acabei de montar ptp e ptmp todos rockets ac lite 8.0 beta9 e conectei varias estações m5 neles, tive problema com o 6.0 beta8, mas acabou de sair o beta9 que resolve problemas de quedas dos m5 nos aps ac, até agora estão funcionando show de bola, acho que trocar todos rádios de uma vez só é um custo desnecessário até porque a UBNT sempre ajusta os firmwares para compatibilidade, claro, que com o tempo o certo é ir atualizando para os acs. Até mais.
    é o risco de usar o beta.. pode ser que funcione.. pode ser que não.. pode ser que seja rápido a atualização e também pode ser que não...
    Por isso que não é recomendado o uso em produção.. apenas para fim de testes....
    Mas investir num Rocket AC Prism + BaseStation AC e pendurar Airgrid M5 também não é nada viável...
    Por isso que falei se for pra ter um bom desempenho, é bom adicionar os painéis + rocket ac e colocar clientes também da linha ac.. ai fica show de bola!

Mas vão postando as experiências.. vai ser de excelente ajuda pra todos nós...
    AntonioCarlos
  • raechevraechev 32 Pontos
    Temos maiores informações sobre isso? capacidade de banda e número de conexões, alguém tem algum vídeo de algum workshop?

Abraço!
  • R4V3RR4V3R 8229 Pontos
    raechev disse:

Temos maiores informações sobre isso? capacidade de banda e número de conexões, alguém tem algum vídeo de algum workshop?

Abraço!
    Webinar apresentado pelo Chadi no final do ano passado... 
  • raechevraechev 32 Pontos
    editado maio 2016
    Já tinha assistido @R4V3R mesmo assim obrigado, queria saber se o firmware já tem um versão estável, (já baixei o beta) e duas coisas a mais seria saber se atualizando meus APs (N) posso conectar os CPEs (AC)  neles, isso para podermos a começar comprar CPEs AC, e algum case com o AirPrism que tenha o antes e depois em uma zona com interferência, para saber como foi o ganho de qualidade.

Na verdade existem várias dúvidas para começar a trabalhar com AC, Ex: setoriais posso usar as que já possuo hoje (N)?

Se tiver algum treinamento que possa me ajudar e vocês possam indicar agradeço.

Abraço!
  • R4V3RR4V3R 8229 Pontos
    @raechev, para interoperabilidade de equipamentos AC com N, você apenas pode usar os AC como access points, não CPEs, OK? E o software permanece em estágio beta. Isso é apenas para viabilizar e amenizar os custos de ter que substituir toda a sua infraestrutura, no entanto, não é recomendável usar esse tipo de configuração em produção, mesmo que seja possível. O recomendável é instalar novas células exclusivamente com equipamentos novos, e ir migrando os legados ao longo do tempo.
    Eu recomendo fazer o treinamento oficial UBWA da Ubiquiti. Você pode ver uma listagem com as próximas turmas aqui: https://www.ubnt.com/training/calendar/
  • ocarlosucunhaocarlosucunha 4 Pontos
    editado setembro 2016
    R4V3R disse:

Não consigo baixar a versão 8.

Tenho outra duvida, como faço pra habilitar a função  RADIUS dele?
  • R4V3RR4V3R 8229 Pontos
    @ocarlosucunha você tem que primeiramente solicitar acesso à parte beta do fórum internacional, como descrevo acima.
    Fora isso, o que você quer dizer especificamente com "função RADIUS"?
  • ocarlosucunhaocarlosucunha 4 Pontos
    editado setembro 2016
     @R4V3R Consegui baixar a versão 8
    porem nao encontei a função RADIUS, (Autenticação de RADIUS MAC)

Essa opção no rocket M

rocket m
  • R4V3RR4V3R 8229 Pontos
    Não, não está indisponível não, acabei de testar... Mesmo assim, essa é uma versão bem desatualizada do airOS 8 já.  A mais recente é a beta15, que você encontra aqui: http://community.ubnt.com/t5/airMAX-Beta-Blog/airOS-v8-0-beta15-released/ba-p/1634970
    Autenticação via RADIUS é feita mediante uma conexão PPPoE do equipamento com um servidor PPPoE, que por sua vez autentica e autoriza os usuários por meio de um servidor RADIUS.
  • R4V3R disse:

Não, não está indisponível não, acabei de testar... Mesmo assim, essa é uma versão bem desatualizada do airOS 8 já.  A mais recente é a beta15, que você encontra aqui: http://community.ubnt.com/t5/airMAX-Beta-Blog/airOS-v8-0-beta15-released/ba-p/1634970
    Autenticação via RADIUS é feita mediante uma conexão PPPoE do equipamento com um servidor PPPoE, que por sua vez autentica e autoriza os usuários por meio de um servidor RADIUS.

R4V3R disse:

R4V3R disse:

Essa opção no rocket M

R4V3R disse:

rocket m
  • @R4V3R ;O link que vc passou nao esta disponível também.
  • R4V3RR4V3R 8229 Pontos
    @ocarlosucunha, pela segunda vez, ambos estão disponíveis, mas para poder visualizá-los, você tem que primeiramente solicitar acesso à parte beta do forum, aqui: https://account.ubnt.com/manage/settings/beta
  • fesalata disse:

Bom dia!

Faz 5 anos que estou fora do ramo de provedor, estou voltando agora, qual seria o melhor equipamento atualmente para utilizar com AP? Em nossa cidade a maioria dos clientes tem rádios Ubiquiti e alguns Intelbras, pretendo atender em torno e 50 clientes nessa torre com velocidades de 2 e alguns poucos com 5mb. A cidade tem em torno de 75 mil habitantes e bastante rádios operando em 5.8Ghz (já estou pensando em voltar para 2.4Ghz :) ) Outro detalhe, para fechar o PTP vou utilizar um par de Mimosa. Obrigado
    @viapratica ;https://airmax.ubnt.com/

- Rocket 5AC Prism + BaseStation 5AC21-60
    viapratica
  • fesalata disse:

@viapratica ;https://airmax.ubnt.com/

- Rocket 5AC Prism + BaseStation 5AC21-60
    Obrigado! :)
    Esse é o kit mais top do momento... ótimo desempenho..

IMG_1611
    IMG_1620
  • fesalata disse:

Esse é o kit mais top do momento... ótimo desempenho..

IMG_1611
    IMG_1620
    Produtaço mesmo! Começamos a importar (saiu homologação ANATEL da AM-5AC21-60) e a performance tá monstra!
  • R4V3RR4V3R 8229 Pontos
    @fesalata, essa antena parece ser bem compacta, é isso mesmo? Parece interessante pra uso em hotspots com um UAP-AC-Mesh. :)
    Não.. ela é bem grande e pesada... é maior e mais pesada que a AM-5G20-90...
  • idbidb 3 Pontos
    R4V3R disse:

R4V3R disse:

Pessoal a 20 dias que estou com um problema em minha rede. Tenho este link a 4 anos e alguns dias a rede esta complicada, ou seja,  os ponto a ponto estão com antena dish de 30 dbi, tenho expelente sinal, e um ping de no máximo 18 ms. Estão a 27 km de distancia.

R4V3R disse:

Não tenho navegação mas tenho voip e impressão no enlace. Ja atualizei a versão para 6.04, alterei paises e canais e não consegui resolver o problema.

R4V3R disse:

R4V3R disse:

algum parceiro saberia me ajudar??

R4V3R disse:

R4V3R disse:

mto obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.