Bem-vindo à Comunidade UBNT

Wi-fi oscilando. Sinal cai e volta constantemente.

Boa tarde,

Tenho 3 UAP-LR , 1 Outdoor+ e 2 Rocket M5.

Meu cenário são 2 prédios interligados pelos Rocket M5, em um deles tenho 1 UAP-LR e 1 Outdoor+. No outro tenho 2 UAP-LR.

Configurei 2 redes no unifi controller, uma normal e uma guest utilizando vlan.
Em um dos prédios tudo funciona perfeitamente, no outro a rede guest fica caindo constantemente (não chega a ficar nem 1 minuto UP).
Criei uma rede "teste" normal, ela também começou a oscilar. A única rede que não fica caindo é a primeira.

Alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo?

Comentários

• R4V3RR4V3R 8245 Pontos
    Olá @Xelo, seja bem vindo à comunidade.
    Pela descrição, me parece ser um problema de configuração nos equipamentos de sua rede, possivelmente os switches que transportam as VLANs.
    Fora isso, qual versão da controladora e firmware você está usando?
  • XeloXelo 12 Pontos
    Olá, obrigado.

Estou usando versão e firmware mais novos. Controladora 4.8.14 e Firmwares 3.3.19.4015.

Esses dias eu criei outra SSID fora da vlan, e ela também ficou oscilando. A única que não oscila é a primeira rede que eu criei. Muito estranho...
  • R4V3RR4V3R 8245 Pontos
    Você poderia definir o que você entende por "oscilar", por favor? Apenas para que possa entender exatamente o que está acontecendo.
  • DiogoRHDiogoRH 27 Pontos
    Boa noite,
    Tenho um problema parecido. Possuo uma rede com vários APs UAP PRO, última versão de controladora 4.8.14 e firmware 3.3.19.4015 e a conexão fica dropando.. você esta usando a wifi normalmente e do nada dropa a conexão do celular/note e volta depois de uns segundos.  E como a rede sem fio "fosse desligada e ligada novamente".
  • XeloXelo 12 Pontos
    Bom dia!

"Oscilar", a rede fica caindo e voltando. Exatamente o problema do amigo acima.
    Eu tirei um print da tela do Wi-fi Analyzer, deixa eu ver se consigo inserir aqui embaixo......
    A linha vermelha mais em cima do gráfico é a primeira rede que eu criei, que não cai. A linha cinza que eu deixei em evidência é a segunda rede que fica 'oscilando'.
    Se fosse interferência, ou qualquer coisa do tipo, as duas não deveriam cair? A conexão está boa, o sinal está forte, não tem muita interferência porque a maioria dessas outras redes é de uma outra empresa e utilizam um mesmo canal (que não é o meu).
    Eu utilizo canais 1, 6, 11 sempre para não sobrepor as redes......

Screenshot_20160323-190502
  • R4V3RR4V3R 8245 Pontos
    Bom, não tenho nem idéia, infelizmente. Não faz sentido um dos SSIDs "sumir", sendo que outro continua ativo. Você consegue enxergar algo de diferente nos logs da controladora?
    Fora isso, eu recomendaria resetar, e reconfigurar estes access points.
    Bem, pesquisei bastante aqui e normalmente esse problema acontece com dispositivos apple, e parece que a eles não trabalham bem com frequencia de 40Mhz, alterei um parametro para 20Mhz para ver se resolve. Nos primeiros testes teve uma melhora. Alterei também parametros de sinal ruido. 
    Estou acompanhando para ver se melhora consideravelmente. Caso sim informo.
  • R4V3RR4V3R 8245 Pontos
    Pergunta: Porque é que você está usando canais de 40Mhz com equipamentos que possuem apenas rádios de 2.4Ghz?
    Bom dia, estava utilizando 40Mhz para 5Ghz, alterei para 20 o 5Ghz.
    O radios que trabalho são o Unifi Ap-Pro

• XeloXelo 12 Pontos
    Bom dia,

Aqui no meu caso não acontece somente com Apple. Meu celular, q eu usei para printar a tela, é um Android. Acontece com todos os dispositivos.
    Pra mim também não faz sentido somente uma das redes oscilar e a outa não...... não faço ideia do que pode ser. 
    ~X(
  • XeloXelo 12 Pontos
    Pode me dizer como faço para ver os logs? Os 3 estão marcados como "Normal" para logar, mas não sei onde faço para visualizá-los.
  • R4V3RR4V3R 8245 Pontos
    Você pode obter informações na interface web da controladora, no botão "alerts", no canto inferior esquerdo, e também na pasta de instalação da controladora, na pasta "logs", caso esteja usando o sistema operacional windows.
  • XeloXelo 12 Pontos
    Obrigado R4V3R. Vou analisar os logs, amanhã posto novamente. 
    Um abraço!
  • XeloXelo 12 Pontos
    Boa tarde,

Então, os logs estão normais.
    Anteontem eu reiniciei a controladora e os logs se mantem inalterados desde então.

[2016-03-28 17:11:46,494] <launcher-ui> INFO  launcher - Initializing UniFi Controller ...
    [2016-03-28 17:11:54,639] <launcher-monitor> INFO  launcher - Starting UniFi Controller ...
    [2016-03-28 17:12:03,927] <launcher> INFO  webrtc - WebRTC library version: EvoStream Media Server (www.evostream.com) version 1.6.5 build 9a6c235 - Gladiator - (built for Windows-7-x86_64 on 2016-02-02T00:29:26.000)
    compiled on machine: Compatible Windows
    [2016-03-28 17:12:04,900] <launcher-ui> INFO  launcher - UniFi Controller (4.8.14) started.

• XeloXelo 12 Pontos
    Boa noite,

Ainda não tive sucesso. Alguém tem mais alguma ideia?
  • @Xelo, estou com o mesmo problema a dois meses já, não sei mais o que tentar para resolver... Teve alguma novidade? :(
  • fesalatafesalata 2917 Pontos
    @Xelo na configuração do PTP entre os prédios usando o Rocket M5... vc ta usando WDS? Apenas por curiosidade.. ja q num prédio esta tudo ok ( e acho q é o prédio que não esta depois do enlace com o Rocket) e no outro crédito não esta ok (que deve ser o prédio depois do enlace com o rocket?)
    Não sei se terá muito a ver.. mas pode ser uma luz...
  • R4V3RR4V3R 8245 Pontos
    Pessoal, para poder ter alguma visibilidade e entender o que está ocorrendo, vocês vão ter que monitorar os logs diretamente nos access points durante estes eventos. O log em questão está em /var/log/messages
    Monitorem esse log por SSH ou redirecionamento de syslog e postem aqui para que possamos analisar.
  • XeloXelo 12 Pontos
    ericksutil disse:

ericksutil, infelizmente ainda não, mas estamos tentando resolver!

• XeloXelo 12 Pontos
    Boa tarde pessoal.

fesalata, não estou usando WDS. Estão configurados em Bridge.

@R4V3R, vou instalar um syslog e monitorar.

Obrigado!
  • fesalatafesalata 2917 Pontos
    Certo @Xelo.. e o prédio que esta dando os erros.. é exatamente o que esta atras do PTP com as Rockets?
  • XeloXelo 12 Pontos
    Bom dia,

Tinha esquecido dessa postagem, mas o problema não se resolveu ainda..... Wifi oscilando nos 2 prédios, vou trocar todos os rádios por Intelbras.
    Não gostei desses, são caros e não funcionam de jeito nenhum.

Alguémaí obteve sucesso com o problema?
  • R4V3RR4V3R 8245 Pontos
    Péra, péra, péra @Xelo, você vai trocar rádios UniFi, por Intelbras? Fala sério... Você não tem praticamente nenhum controle sobre os dispositivos Intelbras, mesmo nos modelos feitos para teoricamente "concorrer" com a linha UniFi que são o AP300 e Hotspot300. E olha que eu tenho ambos! Sou beta-tester de ambos estes produtos.
    Enfim, eu não detectei nenhum problema em equipamentos de acesso aqui(UniFi), porém em equipamentos de backhaul e distribuição(airMAX), as coisas estão nebulosas.. Primeiro, você está usando modo bridge sem WDS, porque?
    O modo WDS é justamente o que cria uma bridge realmente transparente, ou seja, os mac addresses são transportados de um lado para o outro. No entanto, você está transportando VLANs, sem estar usando WDS...
    Quer fazer um teste simples? Pega seu UniFi que você diz não estar funcionando, leva para o outro prédio aonde as coisas funcionam, e substitui o enlance PtP por um patch cord normal, simulando exatamente o mesmo ambiente, só excluindo o enlance PtP.
    Funcionou? Se sim, ótimo, se não, o problema com certeza não é o enlace..
    Bom, tô falando de troubleshooting básico aqui, algo que não tem absolutamente nada a ver com UniFi, mas enfim...

• Cara to com o mesmo problema que vc...Eu não sei mais  que fazer!!!To pensando em trocar pela Cisco, Já tenho 1 ano com esse equipamento e é 1 ano de dor de cabeça!!!
  • R4V3RR4V3R 8245 Pontos
    @hcalixto, te respondi no outro tópico.
  • Boa tarde,
    Estou com o mesmo problema.
    O sinal 2.4GHz fica caindo e o de 5Ghz não cai.
    Alguém chegou à alguma solução.
    Obrigado.
  • UBNT-SamuelUBNT-Samuel 227 Pontos
    editado agosto 8
    Sintoma típico de ambiente com o espectro poluído em 2,4GHz e limpo em 5GHz. É importante lembrar não são apenas outras redes WiFi que geram interferência em 2,4GHz, mas vários outros dispositivos: headsets Bluetooth, telefones sem fio, hotspot WiFi de celulares, fornos de microondas, brinquedos eletrônicos, etc...

Já fez uma varredura do espetro em 2G? Se o problema realmente for esse, não tem muito o que fazer... O ideal é gradativamente substituir os clientes por dispositivos dual-band capazes de operar em 5G, onde você provavelmente não tem interferência. Além disso, você pode ativar o recurso Band Steering na controladora UniFi para induzir os clientes dual-band a ficarem conectados em 5G. 
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.