Bem-vindo à Comunidade UBNT

Explicação sobre o AirView

jp1990jp1990 2 Pontos
Olá pessoal,
Trabalho com a linha Ubiquiti já faz tres, porém nunca fiz um curso de especialização, com isso infelizmente algumas questões ficam a pairar algumas vezes...
Tenho um ponto de distribuição onde utilizo duas Rockets M5 com dish de 30, o link é de 35km trabalhando a 10MHz tendo vista completa de uma para a outra. Já ouvi lendas que elas trabalham até 100km mas com trafego muito baixo, neste caso o maior trafego que consegui chegar neste cliente foi de 10mb Download e 8mb Upload nestas configurações acima com o canal 5785 a 10mhz.
Ai na cidade que estou acredito que o ar ja esteja bastante poluído por trocentos rádios de várias empresas, com isso to sofrendo pra achar um canal bom para este cliente.
Gostaria de uma explicação funcional sobre o AirView, pra ver se to entendendo direito...
* Em Whaterfall seria quanto maior melhor os dBm?
* Em Waveform, onde a onda estiver mais baixa e uniforme seria a melhor?
* Real-Time Viewer, não entendi muito bem esse... creio que quanto menor melhor também...

Nesta imagem a seguir, é onde está o meu AP, com base neste gráfico pelo que entendi julguei que o melhor canal seria entre 5780 a 5790.

AirView
Rotulado:

Comentários

• R4V3RR4V3R 8229 Pontos
    @jp1990, seja bem vindo à comunidade.
    Recomendo fortemente fazer o curso e certificação UBWA, pois estas questões são mais avançadas e são abordadas em detalhes nestes cursos, OK?
  • jp1990jp1990 2 Pontos
    editado agosto 2016
    Obrigado a todos, fesalata e R4V3R.
    Fesalata, já havia assistido a esse vídeo, mas não entendi bem, por isso cheguei a vir aqui pra ter uma noção maior.
    R4V3R, obrigado pelas boas vindas! Vou fazer este curso e mais os outros necessários no começo de setembro. Mas por hora preciso resolver essa questão, pois é um link de 35km, sei que é pouco porém pra chegar no local é complicado demais pra perder viagem...

Dai, se alguém puder me responder de acordo com o que questionei:

"Gostaria de uma explicação funcional sobre o AirView, pra ver se to entendendo direito...
    * Em Whaterfall seria quanto maior melhor os dBm?
    * Em Waveform, onde a onda estiver mais baixa e uniforme seria a melhor?
    * Real-Time Viewer, não entendi muito bem esse... creio que quanto menor melhor também...

Nesta imagem acima, é onde está o meu AP, com base neste gráfico pelo que entendi julguei que o melhor canal seria entre 5780 a 5790"

Obrigado.
  • Pela analise do AirView, claramente tem um radio operando em 50mhz ou 60mhz no canal 5750, de 5710 até 5790 há poluição desse rádio. Aconselharia 5815 ou 5820. A cor azul representa o canal com menos poluição, más isso não é regra teria ver a questão de sobreposição de canais e por ai vai. É como o @R4V3R falou, o curso explica muito bem essa questão. Abraços.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.