Bem-vindo à Comunidade UBNT

DESABILITAR RÁDIO 5GHz

Boa tarde!

Preciso deixar uma rede composta por UAP-PRO atuando somente com RF 5GHz, isto é possível.

Comentários

• R4V3RR4V3R 8432 Pontos
    Hmm, creio que o título de seu tópico esteja incorreto então, você quer manter o rádio de 5Ghz, desabilitando o de 2.4Ghz, e não o inverso, correto?
    Sim, isso é possível e é bem tranquilo de fazer, basta ir nas configurações do ponto de acesso, aba configurations/WLANS. Basta selecionar o rádio desejado e colocar a configuração "WLAN Group" como off. Desta forma aquele rádio específico será desativado naquele equipamento. ;)
  • R4V3R disse:

Hmm, creio que o título de seu tópico esteja incorreto então, você quer manter o rádio de 5Ghz, desabilitando o de 2.4Ghz, e não o inverso, correto?

Sim, isso é possível e é bem tranquilo de fazer, basta ir nas configurações do ponto de acesso, aba configurations/WLANS. Basta selecionar o rádio desejado e colocar a configuração "WLAN Group" como off. Desta forma aquele rádio específico será desativado naquele equipamento. ;)
    Bom dia R4V3R!

Você não entendeu errado... é isto mesmo, quero desabilitar o Rádio 5Ghz. o meu cenário utiliza automação com dispositivos apple e já fiz tudo quanto é tipo de configuração mas a rede insiste em ficar instável, um dos problemas que possívelmente estou enfretando é sobreposição de canal por os equipamentos estarem bem próximos um dos outros e a minha próxima tentativa é rebaixar toda infra pra 2.4 pq o cenário é compartilhado com a rede de usuários que utilizam dispositivos Android.
  • R4V3RR4V3R 8432 Pontos
    editado agosto 2016
    Bom, estou perdido, sua afirmação não faz sentido. Há apenas 3 canais que podem ser utilizado na banda de 2.4Ghz, já na banda de 5Ghz, há 8 canais "normais", mais 16 canais em espaço DFS. Como é que você estaria tendo auto interferência em 5Ghz, e não em 2.4Ghz?
    Além do mais, porque utilizar um UAP-PRO, se você irá desabilitar o maior recurso que ele tem? Poderia ter utilizado UAP normal que custa quase 1/3 do valor...

EDIT: De qualquer maneira, o procedimento correto está descrito acima, pode-se desabilitar qualquer dos rádios individualmente, ou até mesmo ambos. ;)
  • R4V3R disse:

Bom, estou perdido, sua afirmação não faz sentido. Há apenas 3 canais que podem ser utilizado na banda de 2.4Ghz, já na banda de 5Ghz, há 8 canais "normais", mais 16 canais em espaço DFS. Como é que você estaria tendo auto interferência em 5Ghz, e não em 2.4Ghz?

Além do mais, porque utilizar um UAP-PRO, se você irá desabilitar o maior recurso que ele tem? Poderia ter utilizado UAP normal que custa quase 1/3 do valor...

EDIT: De qualquer maneira, o procedimento correto está descrito acima, pode-se desabilitar qualquer dos rádios individualmente, ou até mesmo ambos. ;)

Eu não quiz dizer que a interferência é em 5GHz, e não quiz passar um teor de afirmação, até mesmo pq tudo pode ser um possibilidade. Fato é que está acontecendo eventos anormais no meu cenário e preciso testar algumas combinações de configurações e ver o que pode dar certo.

Muito obrigado pela informação, já desabilitei o RF 5GHz e por enquanto a rede estabilizou.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.