Bem-vindo à Comunidade UBNT

Sinal diferente no AP e no Station

Prezados, bom dia!

Trabalho em um provedor de internet e estou com um pequeno problema em minha rede. Uso a NanoStation Loco M5 como station na casa dos clientes e a Rocket M5 como AP nas nossas torres. Acontece que alguns clientes ligam com lentidão e o sinal na Nano mostra um valor diferente do sinal que aparece na Rocket (por exemplo, a Nano do cliente apresenta um sinal de -64 dBm e na Rocket apresenta -75 dBm). Não sei se consegui ser claro, mas se não conseguirem entender, estou a disposição para dar mais detalhes. Aceito sugestões do que pode estar causando isto.

Comentários

• R4V3RR4V3R 8294 Pontos
    O sinal recebido por cada rádio logicamente será diferente, visto que a potência de TX dos rádios, assim como as antenas também são diferentes.
    Ademais, poste imagens das telas de configuração destes rádios para que possamos analisar.
  • fesalatafesalata 2917 Pontos
    a primeira pergunta é... quantas estações estão conectadas ao Rocket?
  • Felipe, tem 26 estações conectadas ao AP.

R4V3R, segue imagens das configurações de wireless, tanto da Nano quando da Rocket:

Wireless Rocket m5
    Wireless Nano m5
    Sinal Rocket-Nano

Desde já agradeço pelo retorno.

• R4V3RR4V3R 8294 Pontos
    Sim, o sinal que chega nessa Nanostation, vindo do Rocket é de -72dBm. O sinal que chega no Rocket, vindo da Nanostation é de -79dBm. Não há nada de errado nisso, são equipamentos diferentes com antenas bem diferentes. Note que o Rocket está configurado com TX power em 27dBm, enquanto a Nanostation está em 20dBm.
    Fora isso, você tem sérios problemas de alinhamento, está horrível mesmo, eu recomendaria rever isso, só pra começar, pois tem outra meia dúzia de coisas erradas aí.
    Ah sim, sua nano também está bem torta em relação ao plano horizontal, note que as chains estão indicando -80/-72, tem 8dB de diferença quando estes número deveriam ser semelhantes.

• R4v3r, muito obrigado pelo feedback, não entendo muito de radiofrequência, se possível, gostaria que você pontuasse essa meia dúzia de coisas erradas (os as mais graves) que você encontrou, para já resolvermos os problemas. Quanto a questão da diferença de sinal, ficou bem claro e bem óbvio para mim. A diferença de dB entre o horizontal e o vertical também esclareceu muitas coisas. Sobre a potência, o correto seria ficar valores iguais em ambas as pontas? Ou não terei problemas deixando a potencia da nano menor do que a do rocket? Com a sua explicação, acredito que devo aumentar a potencia das nanos para chegar com um sinal melhor no rocket, estou certo?
  • R4V3RR4V3R 8294 Pontos
    Pontuando:
    1) País incorreto, a não ser que este rádio esteja de fato instalado na Argentina.
    2) Você não configurou a potência da antena que está instalada na Rocket. O rádio não tem como calcular corretamente o EIRP
    3) Potência máxima? Dificilmente isso é necessário eim. Utilize o airLink como base para ter uma idéia do que será necessário em termos de rádios, antenas, potência e elevação para cada enlace que fizer.
    4) Sem segurança no SSID? Não vou nem comentar este item.
    5) Você modificou a prioridade do airMAX para high. Você sabe por acaso o que isso implica? Recomendo não mexer nessa configuração se não souber exatamente para que ela serve e como utilizar.
    6) Você com toda certeza tem problemas de visada entre um rádio e outro para ter uma qualidade de sinal, airMAX quality e capacity tão baixos para uma distância tão curta. Reveja seu enlace pois provavelmente há obstáculos comprometendo a visada em linha reta, ou mesmo a primeira zona de fresnel.
    Fora isso, sua nanostation e/ou também a rocket estão tortos, tome cuidado para instalar os equipamentos o mais alinhados o possível, use um nível se for necessário, muitas antenas inclusive já vem com nível para facilitar o alinhamento, como as nanobeams.
  • R4V3R agora eu fiquei curioso para saber o que significa air MAX high?
  • fesalatafesalata 2917 Pontos
    editado agosto 2016
    Leiam sobre o AirMAX priority:

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.