Bem-vindo à Comunidade UBNT

Projeto para 3 salas de aula com até 85 usuários simultâneos.

Boa tarde...

Tenho 3 salas de aula uma ao lado da outra separadas por paredes de drywall.

Primeira sala comporta até 30 usuários, cada um podem ter 1
celular e 1 notebook.
Segunda sala comporta até 30 usuários, cada um podem ter 1
celular e 1 notebook.
Terceira sala comporta até 25 usuários, cada um podem ter 1
celular e 1 notebook.

No total posso ter um pico de 85 usuários usando notebook
simultâneo e cada usuário vai ter em media de 1 a 2 dispositivos moveis
conectados.

Qual é o ideal para atender esse publico?

Ter um UAP-AC-PRO em cada sala?
Qual
é o numero máximo recomendável de dispositivos conectados por UAP?

Modelo 2 copy2 copy

Obrigado.

Comentários

• R4V3RR4V3R 8479 Pontos
    Eu começaria com 2 UAP-AC-PRO, um em cada uma das salas maiores, isso considerando que a parede para a sala menor na parte de cima é drywall, claro.
    Estes equipamentos suportam tranquilamente mais de 100 dispositivos cada, desde que distribuidos entre os dois rádios do ponto de acesso OK.
    No futuro, se houver necessidade, você pode comprar e instalar um terceiro ponto de acesso na sala menor.
    Mas atenção, apenas comprar e instalar os equipamentos melhora as coisas mas não faz milagre, eles tem que ser configurados da maneira correta para funcionar em sua capacidade plena. Configurar canais, potência de transmissão, band-steering, load-balance, MINRSSI e por aí vai...
  • R4V3R 

Já tenho um modelo uap ac Enterprise, adicionando só um UAP-AC-PRO consigo fazer as configurações tudo pelo mesmo painel (UniFi 5.2.9 Controller) correto? 

Qual é a diferença entre o Enterprise e o AC PRO?

obrigado.
  • R4V3RR4V3R 8479 Pontos
    "enterprise" é a denominação de toda a linha, não de um único equipamento. O que você tem é o modelo quadrado certo? Ele é bom, mas é um equipamento problemático, e não receberá mais atualizações à nível de recursos. Ele foi basicamente descontinuado, porém ainda recebe atualizações de segurança e correções, só não novas funcionalidades.
    Você pode aproveitá-lo sim, inclusive em conjunto com um modelo mais novo, só estou citando estes detalhes pois você pode precisar substituí-lo em um futuro próximo, mas se estiver funcionando bem, ele pode ser utilizado em conjunto com outro modelo, sim.

• R4V3R 

Um dos problemas que tenho com ele é o reinicio sozinho.
    ele mal aguenta 30 dispositivos conectados.

as ultimas atualizações dele estão boas sem problemas?
  • R4V3RR4V3R 8479 Pontos
    Não sei dizer, nunca usei este equipamento, pois nunca fui com a cara dele, e nem meu bolso  :))
    Infelizmente ele é muito caro, e não é tão bom assim. A geração mais nova, todos redondos são melhores e bem mais baratos.
    No entanto, ele não deve se reiniciar sozinho.. ainda mais com apenas 30 dispositivos conectados. Como ele está sendo energizado? Switch ou injetor PoE?

• injetor PoE.

alguma dica?

• R4V3RR4V3R 8479 Pontos
    Resetar, atualizar, reconfigurar, testar em bancada, devolver ao local, testar novamente.
    Permanecendo reiniciando, configure um servidor syslog externo, e aponte os logs dos equipamentos para ele. Isso é feito na controladora em settings/site.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.