Bem-vindo à Comunidade UBNT

PowerBeam 5AC 400 - Reiniciando Sozinha

2

Comentários

• Bom, está ai a imagem com o rádio acessando normal, tudo certinho depois da alteração que efetuei.
    OBS: esse rádio tem sim algum problema com ele, não é normal o rádio ficar reiniciando, perdendo acesso http e ssh, cair conexão isso tudo no modo ptp e quando muda para modo ptmp funciona normal, essa minha visão sobre o rádio.

main
  • Após 2 dias o rádio voltou a apresentar as mesmas coisas, mesmo em modo ptmp.
    Não acessa http e nem ssh.

esse rádio tem sérios problemas nele mesmo nenhum outro rádio faz isso, somente esse powerbeam ac.
  • fesalatafesalata 2917 Pontos
    Se é um equipamento novo, faça a troca no seu distribuidor ou revenda...
  • fesalata
    ja troquei 2 peças, então não é defeito na peça, é defeito no produto em si mesmo.

fesalata
    ja troquei 2 peças, então não é defeito na peça, é defeito no produto em si mesmo.

Não é defeito no produto, tenho a linha inteira do PBE 5AC ISO e nunca apresentaram esses problemas...
  • esse produto não suporte tráfego nele.
    se você tiver com sua rede tendo no máximo 50MB de tráfego ai encima deles, tudo ok, funciona legal.
    mas se voce tem um tráfego encima dele acima disso, já não funciona, vai acontecer esses problemas, o rádio não suporta mesmo.
    eu deixei no começo vários dias em outro local passando apenas ai 40MB, e não deu 1 problema, ficou show de bola, mas quando coloquei onde eu vou utilizar mesmo, já apareceu esses problemas.
    No inicio achei que era defeito na peça, troque o produto, e novamente deu problema, pensei que era azar meu em pegar oura peça com defeito, e troquei de novo, e o problema apareceu depois de 2 dias, em todos os modos, PTP ou PTMP, independente, e somente no lado AP.

Então se não é defeito do produto, o que será ?
    alimentação ? 
     - no local antes funcionava powerbeam M, sem problema, tem no-breal, acho que não é problema de alimentação.

Interferência
     - Se o rádio não se pode trabalhar com cenário ruidoso, melhor não vender, pois hoje não existe nenhum local sem ruido, ai complica, trabalho com mikrotik também para PTP e tenho cenário muito pior e passando 200MB tranquilo na netmetal 5.

Eu vou trocar esse ptp para netmetal 5, é o que me restou infelizmente, gosto muito da ubiquiti, mas não tem solução para esse ptp a não ser trocar tudo.

Captura de Tela 2016-12-29 às 12.05.29
    Captura de Tela 2016-12-29 às 12.04.19 1
    Captura de Tela 2016-12-29 às 12.02.56
  • quando eu testei ele em um ponto que o máximo que tinha de tráfego foi 50MB, ele funcionou perfeitamente, hoje que coloquei ele num ponto que utiliza 90MB ele já não suporta, apresenta os problemas, independente de canal, largura de banda, data rate, já fiz de tudo que se possa imaginar, deixei ariview rodando por 24 horas e coloquei no melhor canal disponivel e nada de funcionar.
    troquei 2 vezes o rádio por novo, e apresenta mesmo problema.

Sorte a sua que o rádio funciona pra você, mas com essa banda com nanobeam m5 eu passo tranquilo.
    Nesse PTP que estou colocando a powerbeam AC eu estava usando a powerbeam M e passava 90MB tranquilo sem nenhum problema, eu vou ter que voltar a nanobeam M no lugar até colocar outro rádio pra atender, pois a powerbeam AC não atende no lugar da linha M.
    @evertonluigi vc tem q entender é que são tecnologias diferentes M5 e AC... há um tópico do @R4V3R abordando exatamente isso.. da um olhada aqui no fórum.. vale a pena dar uma lida
  • Este rádio é bem problemático, aqui devo ter uns 15 enlaces com ele, e vários apresentam o mesmo problema: TRAVAM ou REINICIA sozinha. Pior: quando trava, só volta desligando e ligando, mesmo com watchdog ativado.

Hoje, 1 de dezembro de 2017, em pleno feriado de ano novo, tivemos um equipamento desse travado quando o enlace estava trafegando somente 90M. 

A UBNT disse que ia resolver isso na versão 8.0, mas a única coisa que melhorou foi o processamento do equipamento, mas os problemas permanecem. Para mim, isso é um problema de hardware e a indefinição em falar abertamente é simplesmente para não fazer um recall pra galera.

Muito decepcionante, porque venho de outra linha tão bost** quanto essa, que é a Nanobeam.

Parece que não fabricam mais equipamentos bons como os rocket, agora devem ter colocados os estagiários para trabalhar e deixaram os gerentes tomando cerveja na praia.

Pra quem tem dúvidas:

t12

t12-airmax

t12-sinal
  • hehe, quando eu falo que é problema de produto, os defensores de ubnt dizem que não é, sendo que aqui no proprio forum tem vários e vários relatos do mesmo produto e com o mesmos problemas, será que todos apresentar o mesmo problema é defeito, mesmo trocando 2 vezes por peças novas e apresentar o mesmo problema ainda é defeito ? configuração ?

Ubnt é uma grande marca, mas está se queimando aos poucos por pouca coisa, são esses pequenos problemas que atrapalhar muitos provedores, e que deixam de utilizar a marca por bobagens dessa.
    Estou em contato aqui no fórum, e tambem via e-mail direto com suporte da ubnt, já enviei o arquivo de suporte umas 3 vezes, e acredite, até agora nada de resolver, ja pediram pra trocar fonte, a ponteira, verificar alimentação.
    Cara, sabemos que o problema é no produto, porquem não tentam resolver de forma eficiente ao invés de tentar arrumar várias maneiras de ganhar tempo ou sei lá o que... o produto tem um defeito sim, no hardware ou firmware sei lá, mas ele tem problema de funcionamento sim.
  • hehe, quando eu falo que é problema de produto, os defensores de ubnt dizem que não é, sendo que aqui no proprio forum tem vários e vários relatos do mesmo produto e com o mesmos problemas, será que todos apresentar o mesmo problema é defeito, mesmo trocando 2 vezes por peças novas e apresentar o mesmo problema ainda é defeito ? configuração ?

Ubnt é uma grande marca, mas está se queimando aos poucos por pouca coisa, são esses pequenos problemas que atrapalhar muitos provedores, e que deixam de utilizar a marca por bobagens dessa.
    Estou em contato aqui no fórum, e tambem via e-mail direto com suporte da ubnt, já enviei o arquivo de suporte umas 3 vezes, e acredite, até agora nada de resolver, ja pediram pra trocar fonte, a ponteira, verificar alimentação.
    Cara, sabemos que o problema é no produto, porquem não tentam resolver de forma eficiente ao invés de tentar arrumar várias maneiras de ganhar tempo ou sei lá o que... o produto tem um defeito sim, no hardware ou firmware sei lá, mas ele tem problema de funcionamento sim.
    Concordo!
  • lamentável...  oque me conforta um "  pouco " é que eu pensei que fosse unico do mundo compau nesses radios. agora chego conclusao que é o produto!
    @evertonluigi não sou defensor da ubnt, não sou funcionário deles, e muito menos recebo alguma coisa pra estar aqui "ajudando" outros provedores....

Se você esta com problemas no equipamento, peça a troca, você tem a LEI a seu favor pra isso.. basta entrar em contato com teu fornecedor, apresentar a sua nota fiscal de compra e solicitar o RMA, tanto pelo fornecedor autorizado ou pela própria UBNT...

Como eu disse em post's anteriores, uso toda a linha PBE e nunca apresentaram nenhum problema relacionado, por isso eu digo que não é defeito no produto... 

Pode até ser problema em algum lote especifico? Claro que pode... qual a solução? Entre em contato com teu fornecedor e abra um RMA pra ser investigado o problema... 
  • fesalata eu não fiz citação a você quando disse defensores, agradeço a você por tentar nos ajudar, mas sim o produto tem problema, é complicado, eu já estou trocando por rádios da mikrotik net metal com dish (custo bem mais alto, mas infelizmente tem qeu trocar né).
    e vou verificar a questão de RMA, mas como já falei, foi trocado 2 peças, colocado 2 peças novas e o mesmo problema apresenta.
    O nosso amigo acima comentou que tem 15 delas em funcionamento e a maioria apresenta o mesmo problema.
    você utiliza 50MB de tráfego cara, isso vai funcionar show mesmo, eu já falei que com tráfego baixo ele nao vai dar nada mesmo, agora coloca ai 80 a 100MB pra rodar e veja se não vai acontecer, mais não é colocar 5 minutos e pronto, é deixar rodar 1 noite no pico de 90 MB de consumo real, não aguenta, vai apresentar o mesmo problema.

Infelizmente a ubnt cagou neste produto, e temos muitos relatos desse mesmo problema, a ubnt sabe e não conserta.
    complicado, e nós provedores que somos prejudicados, perda de tempo, re-trabalho, comprar novos produtos, etc...
  • R4V3RR4V3R 8341 Pontos
    @evertonluigi, @saldanhabr, @cesarkallas e quem mais vier a encontrar este tópico no futuro:
    Pelo que notei todos aqui estão utilizando PowerBeams/Litebeams AC com a revisão de hardware "WA", correto? Há alguns produtos nesta linha que de fato apresentaram defeitos no decorrer de 2016, e foram imediatamente substituídos por outros da revisão XC ou WA corrigidos, que não apresentam problemas. Ocorre que os relatos aqui nada tem a ver com os problemas originais e que ocasionaram a necessidade subsituição dos feedhorns, porém ainda assim isso pode ser solicitado à Ubiquiti, caso seus equipamentos estejam dentro da data de fabricação que foi afetada.
    Que data é esta? Equipamentos fabricados até a trigésima quinta semana de 2016, portanto com "datecode" máximo 1635. Nestes casos, pode-se solicitar a substituição dos feedhorns diretamente com seus fornecedores, ou com a Ubiquiti através de processo RMA.
    Lembrando que os problemas originais nada tem a ver com os relatos que vocês descrevem aqui, e podem ou não ser coincidência, porém como é algo de utilidade pública, estou postando esta informação aqui pois pode vir a ser útil para um de vocês.
    Mais informações relevantes neste tópico: https://community.ubnt.com/t5/airMAX-AC/Huge-signal-drop-from-PBE-M5-400-to-PBE-5AC-400/m-p/1681454#M16549

• R4V3R disse:

@evertonluigi, @saldanhabr, @cesarkallas e quem mais vier a encontrar este tópico no futuro:

Pelo que notei todos aqui estão utilizando PowerBeams/Litebeams AC com a revisão de hardware "WA", correto? Há alguns produtos nesta linha que de fato apresentaram defeitos no decorrer de 2016, e foram imediatamente substituídos por outros da revisão XC ou WA corrigidos, que não apresentam problemas. Ocorre que os relatos aqui nada tem a ver com os problemas originais e que ocasionaram a necessidade subsituição dos feedhorns, porém ainda assim isso pode ser solicitado à Ubiquiti, caso seus equipamentos estejam dentro da data de fabricação que foi afetada.
    Que data é esta? Equipamentos fabricados até a trigésima quinta semana de 2016, portanto com "datecode" máximo 1635. Nestes casos, pode-se solicitar a substituição dos feedhorns diretamente com seus fornecedores, ou com a Ubiquiti através de processo RMA.
    Lembrando que os problemas originais nada tem a ver com os relatos que vocês descrevem aqui, e podem ou não ser coincidência, porém como é algo de utilidade pública, estou postando esta informação aqui pois pode vir a ser útil para um de vocês.
    Mais informações relevantes neste tópico: https://community.ubnt.com/t5/airMAX-AC/Huge-signal-drop-from-PBE-M5-400-to-PBE-5AC-400/m-p/1681454#M16549

As antenas que tenho problema são todas anteriores a este data code, exemplo que olhei agora: 1608G e 1615G (Fevereiro e Março de 2016).

Ambas apresentam mesmo problema, ou seja, a Ubiquiti deveria fazer um recall dessas peças, mandando primeiramente uma peça nova e depois a gente devolveria a atual, que está em produção.

Eu gostei da sua resposta principalmente porque ela assume o problema, ao invés dos demais, que ficam empurrando a culpa pra todos os lados.

Vou enviar um e-mail para o suporte da Ubiquiti requisitando peças novas e posteriormente devolvo as usadas.

Obrigado!

• R4V3RR4V3R 8341 Pontos
    @cesarkallas, veja bem, eu não sou funcionário da Ubiquiti, não ganho nada para ajudar pessoas aqui neste local, então não tenho como assumir culpa de nada.
    Minha opnião pessoal é de que os problemas descritos aqui neste tópico nada tem a ver com os problemas de hardware que foram identificados ao longo de 2016 nestes produtos, até porque os sintomas são completamente distintos. Eu nem mesmo acredito que seja problema de hardware no fim das contas, mas como não trabalho com estes equipamentos, não posso afirmar nada, tampouco ajudar de outra maneira, e simplesmente apontar casos de sucesso com provedores que tem 500 ou mil destes equipamentos sem sequer ter tido um problema alguma vez na vida, não irá resolver nada para que está tendo trabalho e prejuízo com um destes, seja pelo motivo que for.
    Por isso, eu apontei este tópico aqui, pois pode vir a ser uma saída para alguns de vocês que tem este equipamento, e que talvez consigam trocá-lo por um novo de uma maneira facilitada, dado o problema anterior, admitido, em que o RMA seria garantido, OK?
    @cesarkallas a questão não é  "empurrar a culpa pra todos os lados", eu aqui a distância, não tenho as informações que você tem no seu provedor, então pra chegar a conclusão que é problema de hardware ou não, não é tão simples assim...

Temos que analisar todos os dados, testar todas as alternativas e infelizmente questionar sobre a prática de uso, principalmente... onde grande parte dos defeitos são causados por nós mesmo.... 

Eu tenho por base o meu provedor, e provedor de parceiros, que presto algum tipo de ajuda... 

Somando são cerca de 50 PBE funcionando corretamente, e o seu não funciona, algo está errado... agora identifica onde está o erro é complicado, primeiro pq quem está com problema sempre vai estar de cabeça quente... e não quer "re-trabalhar" ou ficar se explicando... 

Eu realmente não sobrecarrego a PBE uso canal de 20MHz, throupghput máximo de 70~95mbps, não uso pra longas distâncias, meus enlaces são de no máximo 4Km com elas, isso é uma prática minha, um procedimento do meu provedor... 

Se eu preciso lançar 100~150mbps constante, com certeza colocaria outro equipamento (Rocket AC + Rocket Dish)
  • cesarkallascesarkallas 17 Pontos
    editado janeiro 2017
     @fesalata eu tenho outros 15 enlaces com PBE-400AC que não estão travando, mas também não tem tráfego acima dos 70M constantemente. Mas tenho 2 que dão o mesmo problema em locais distintos. Os mesmos problemas que li em outros tópicos fora do brasil. Pode ser coincidência? Talvez! Mas o fato de antes ter outros tipos de equipamentos no mesmo local e 0 problema, é um grande indício de algo com o PBE-400AC.

@R4V3R Podem haver 1 milhão de equipamentos funcionando adequadamente, porque isso tem a ver com inúmeras variáveis, desde ambiente, instalação, data de fabricação, throughput, etc. Mas eu já tenho certeza que o problema é na construção ou revisão do hardware deste equipamento, visto que muita gente reclama do mesmo problema, mesmo que o tópico citado tenha a ver com outras coisas, pra mim este hw é defeituoso. Claro que tem gente que funciona, eu mesmo tenho alguns que funcionam, mas não sei te informar se são mesmo datacode, e sei te informar que o throughput que uso neles é menor. Se rancar sangue dele, pode ter certeza que não aguenta.

Essa semana chega mais umas PBE vou fazer teste direto nela... vamos ver no que dá... deixar canal de 80MHz passando full...

@cesarkallas pode ser realmente um dos problemas a sobrecarga num hardware de baixo custo, afinal 100mbps é muito tráfego, pra um enlace de menos de R$1.500,00, ai já entra mais a questão de dimensionamento e estudo da rede...

Pra você ter uma idéia, no enlace com maior banda, que chega aos 99mbps (conforme o print, tá bloqueado a isso, LAN 10/100 tbm), já faz meses que estudo a troca por AirFiber 5U ou 24, iria trocar por Rocket + Dish, mas já que é pra fazer upgrade.. vamos com os 2 pés no peito!
  • então, foi o que disse em muitos comentários anteriores, o produto não suporta tráfego, então porque lançar no mercado um produto AC que não suporta passar 100MB ?
    qual a lógica ?
    Com certeza eu gostaria muito de colocar rocket AC + Dish, mas sou provedor pequeno ainda, não consigo fazer compras de produto tão alto por enquanto, mas aogra sim vou tentar colocar 1 produto que vai atender com certeza, estava já colocando mikrotik NET METAL 5, mas também penso no rocket AC, mas PBE-AC nunca mais, não funciona se você precisar dele mesmo.

Obrigado a todos pela participação no fórum.
    @evertonluigi vou fazer o teste num par que esta chegando... ai posso te dizer se aguenta ou não....
    No meus enlaces com picos de 90mbps funciona... 
    Agora vamos fazer o teste conforme você está dizendo que ocorre o problema...

Logo logo posto os resultados...
  • OK, manda bala, aguardamos.

•  @evertonluigi o equipamento aguenta sim passar mais de 100M, alias passa até 150M, porém, este hw específico PBE-400AC, tem problemas com picos de processamento. O que notei aqui, é que os problemas ocorrem nos picos e em horários de calor extremo: 12:00h e 16 horas. Demais horário tende a funcionar de acordo.

PBE-500AC roda liso.
    Putz calor... aqui num temos esse problema kkk... calor aqui é 28 graus kkkkk

Monitorar a temperatura tbm pode ser mais um bom indicativo...

O funcionamento dele é até 70 graus... pelo menos nos testes de fábrica
  • sacanagem mais essa ainda kkkkkk
    aqui é mais de 30º todos os dias, ai complica a vida mais ainda hehe...

então nesses pico de processamento ele não deveria ficar reiniciando, é um problema.
    To testando aqui.. limitado aos 100mbps da LAN... e o processamento fica em torno de 46%... no firmware v8.0

Qt esta ficando o teu CPU com o pico de tráfego?
  • CPU bateu no máximo 60% na versão 8.0
    com tráfego perto dos 110MB.
    a questão da CPU alta parece que foi resolvido nessa ultima versao, pois nas versoes 7 ficava 100%.
    mas o problema de acesso, reinicialização, ter que desligar e ligar o POE pra voltar, ainda aconteceu varias vezes comigo na versão 8.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.