Bem-vindo à Comunidade UBNT

Projeto auditório 500 conexões wifi

Olá pessoal,
Gostaria de montar um projeto para servir Wi-Fi internet em um auditório de no máximo 400 pessoas.
Alguém poderia me ajudar ?
Quais APs usar ? Quantos aos usar ? Qual router e balanceador usar caso tenha mais de um link de internet ? etc .....

No caso seram utilizados o links dedicados de nível profissional acredito de uns 200mbps
Tagged:

Comments

• Pode me mandar os dados dos locais? Posso ate montar um escopo pra voce poder apresentar para seu cliente
  • R4V3RR4V3R 8481 Points
    Bom, se for um salão aberto, eu recomendaria 4x UAP-AC-LITE e um roteador da linha EdgeRouter, o modelo específico depende de fatores adicionais, como necessidade de aplicar QoS, por exemplo, mas mesmo os roteadores mais baratos da linha já atenderiam para fazer roteamento simples.
    Também tem o recém lançado, e ainda não homologado pra uso no Brasil, UAP-AC-HD que é feito justamente para ambientes de alta densidade, neste caso, dois provavelmente já seriam o suficiente.
  • Tem um cenário parecido aqui na instituição onde trabalho, na verdade igual, um auditório com capacidade para 400 usuário. 
    Coloquei 4 UniFi AP AC Pro pra atender com folga, com bastante até rsrs ta funcionando super bem, com testes na prática.
  • tive um desafio desta magnitude, olha oq eu fiz.
    Um USG entrando um link de 50MB dedicado, user como server DHCP, um Server controller para o UNIFI
    5 UAP-AC-PRO, 1 ToughSwitch Pro, para alimentar os 5 UAP, e cabeamento Furukawa cat6 blind.

Criei um Novo Site no Controller, criei um network no USG /24, criei um SSID no Controller, adotei os UAP, coloquei cada UAP em Canais distintos, para que não ocorre-se sobreposição de canais.

Liguei os mesmos, e botei um dia em produção, antes do evento..
    funcionou 100%.. total de usuarios 299 user simultaneos, fiz limitei cada conexão para 1,5mb.
    segundo a o USG minha utilização de link chegou a 89%.

• Eu iria colocar um USG pra testar o equipamento e até mesmoa tirar a rede wifi do meu firewall principal (SonicWall), mas fui orientado a não colocar, pois tenho, em horários de pico, quase 4 mil acessos e o USG não suportaria. Mas tenho muita curiosidade em usar esse equipamento.
  • R4V3RR4V3R 8481 Points
    edited fevereiro 2017
    @josueuni, o USG-3 não é para esta demanda, neste caso teria que ser o USG-PRO.
  •  @R4V3R , o USG-PRO suportaria essa minha demanda então de 4 mil acessos simultâneos? Tenho receio de solicitar a compra e ele não me atender bem.
  • R4V3RR4V3R 8481 Points
    Depende. O que te preocupa? Se não tem requisitos muito específicos, é só uma questão de dimensionamento de banda.
    Você tem mais de 1Gbps de link? Senão, vai ficar de boa.
    No entanto, se fosse eu, sinceramente, não utilizaria um USG para isso, provavelmente eu daria preferência pra um equipamento mais flexível, como um ER8-PRO.
  • Tenho um link de 300 mbps dedicado. Minha preocupação é em relação ao hardware msm, ele trabalhar com carga de cpu muito elevada, memoria e etc.
    Me tira uma duvida por favor, o firewall desse equipamento, é baseado no squid? 
    COnsigo fazer umas filtragens web com facilidade ou é necessário trabalhar com proxy?
  • R4V3RR4V3R 8481 Points
    @josueuni, com 300Mpbs até o USG normal anda com o pé nas costas, afinal é um roteador gigabit, logicamente, não tem dimensão pra uma rede desse tamanho, mas o hardware é mais do que capaz. ER8-PRO/USG-PRO são roteadores para 1Gbps tranquilamente.
    Firewall não tem a ver com proxy na real, firewall é filtro de pacotes, baseado no iptables como todo SO linux. É um firewall stateful flexível e de boa qualidade, mas é mais fácil configurá-lo no ER, em minha opnião, é mais flexível.
    Proxy é controle web, ambos possuem sim, mas não é recomendado usar esse tipo de recurso nesse hardware, ainda mais pra essa montanha de gente, eu não recomendaria para mais de 100 usuários mesmo no caso do ER8-PRO.
    O hardware é excelente, mas dito isso ele é adequado para um roteador, não um UTM, não um proxy, não IDS/IPS, não NGFW.
    Nos locais aonde preciso de proxy, sempre trabalho com uma VM em paralelo, só dimensionar corretamente que não tem erro. ;)
Sign In or Register to comment.