Bem-vindo à Comunidade UBNT

Projeto Hotel Unifi

dudsleandrodudsleandro 6 Pontos
editado abril 2017 em O Lounge
Boa tarde a todos,

Estou com o desafio de montar a rede Wireless em um hotel, são 9 quartos por andar, estou anexando a planta baixa, afim de pegar sugestoes dos mais experientes se possível afim de construir uma rede com sinal "bom" para tal finalidade.
A minha ideia a principio é 2 UNIFI AC para cada andar, pelo tamanho do andar calculei instalação mais ou menos 1 AP em cada 4 quartos, ligados via cabo UTP CAT5 > SWTICH por andar > ROTEADOR > CONTROLER.
Como o hotel ainda esta em construção não tenho fazer um survey por andar pra ver se realmente 2 AP UNIFI AC dariam conta do recado.
Aguardo sugestões
Att

Segue planta:

hotel_unifi

Comentários

• R4V3RR4V3R 8446 Pontos
    Olha, visualmente, só pelo layout já posso dizer que muito provavelmente vai precisar de 3 pontos de acesso por andar, isso instalando-os em locais estratégicos, inclusive dentro dos quartos de maneira a diminuir o número de barreiras(paredes) entre os pontos de acesso e os usuários.
    Note que escolhendo apenas dois pontos, aonde quer quer seja, não é possível escolher dois locais ideais para se instalar os equipamentos e que não tenha banheiros no meio do caminho, o que irá atenuar drasticamente o sinal, OK?
    Além do mais, já que você está planejando usar equipamentos AC, faz todo sentido instalá-los dentro dos apartamentos, não fora, visto que o rádio de 5Ghz será muito melhor aproveitado dessa maneira, visto que nessa banda a capacidade de penetrar barreiras é drasticamente reduzida.
    Creio eu que seria o cenário ideal para 3 UAP-AC-LRs, que é um rádio com uma antena diferenciada, e com ganho real maior que o UAP-AC-Lite.
    Boa sorte.
    dudsleandro
  • dudsleandrodudsleandro 6 Pontos
    editado abril 2017
    R4V3R disse:

Olha, visualmente, só pelo layout já posso dizer que muito provavelmente vai precisar de 3 pontos de acesso por andar, isso instalando-os em locais estratégicos, inclusive dentro dos quartos de maneira a diminuir o número de barreiras(paredes) entre os pontos de acesso e os usuários.

Note que escolhendo apenas dois pontos, aonde quer quer seja, não é possível escolher dois locais ideais para se instalar os equipamentos e que não tenha banheiros no meio do caminho, o que irá atenuar drasticamente o sinal, OK?
    Além do mais, já que você está planejando usar equipamentos AC, faz todo sentido instalá-los dentro dos apartamentos, não fora, visto que o rádio de 5Ghz será muito melhor aproveitado dessa maneira, visto que nessa banda a capacidade de penetrar barreiras é drasticamente reduzida.
    Creio eu que seria o cenário ideal para 3 UAP-AC-LRs, que é um rádio com uma antena diferenciada, e com ganho real maior que o UAP-AC-Lite.
    Boa sorte.
    R4V3R, muito obrigado pelas dicas, ano passado eu fiz um hotel de 2 andares, e usei UNIFI 2.4GHZ no caso coloquei no corredor e o sinal apesar dos banheiros até que passou melhor, no caso o 5GHZ isso cairia bastante, e as paredes atrapalhariam, bom eu pensei sim em usar 2 AP conforme desenho1 em anexo, o corredor central possui 16m de comprimento, depois do que voce falou, pensei ainda em por 3 AP nos corredores como mostra o desenho 2, mas fiquei na duvida onde posicionar dentro dos quartos para obter o melhor sinal.
    Mas acredito que se eu pegasse um andar para testar os desenhos abaixo, fazendo um survey ainda seria melhor teste para posicionar e ver se realmente no corredor perderia muito sinal.

Desenho1
    ideia_1
    Desenho 2

ideia_2
  • R4V3RR4V3R 8446 Pontos
    Pois é, por isso um site-survey SEMPRE é necessário, e na maioria das vezes isso inclui também testes de sinal.
    A parte boa é que o hotel está em construção, pois depois que está pronto e em uso, conseguir um andar inteiro vago é uma façanha bem complicada. Ademais, você não precisa da obra concluída, apenas das paredes erguidas. As portas vão influenciar um pouquinho mas não muito, então dá pra ter uma boa idéia do que será necessário em termos de equipamentos e locais ideais para instalação, e a não ser que seja um local isolado e com paredes simples de 15cm, e o mínimo de metal possível na construção, não vejo como fazer o serviço com menos de 3 pontos de acesso por andar...
    dudsleandro
  • CarlosBCarlosB 48 Pontos
    @dudsleandro Eu trabalho com site survey e é possível fazer um survey preditivo apenas com a planta baixa em escala e com as definições das paredes, portas, revestimentos etc. Inclusive feito em 3D para incluir o sinal Wi-Fi entre andares.

O survey preditivo lhe dará uma visão muito próxima da realidade, isso vai te economizar tempo e trabalho no momento da instalação, além de aumentar a chance de acerto na primeira instalação.

Podemos conversar caso tenha interesse.

[ ]'s

Carlos Eduardo

brunobenayon
  • R4V3RR4V3R 8446 Pontos
    Sim, com software específico pode-se fazer sim tendo todas as informações....
    Aliás, isso será incluído na próxima versão da controladora UniFi, de uma maneira simples, sim, mas bastante útil, estilo a ferramenta da AeroHive. ;)
    @R4V3R ;
    Sim, uso o Ekahau. ;)

Bom saber que será incluída essa funcionalidade na próxima versão! 
    Vamos ver como funcionará e quais opções de APs e antenas externas estarão disponíveis...

[ ]'s

Carlos Eduardo
  • R4V3RR4V3R 8446 Pontos
    Ah, você está falando do ekahau? Ele é excelente claro, mas funcionalidade embutida na controladora tem um cunho diferente, mais tipo a ferramenta de simulação de survey da Aerohive, mas já é um passo enorme no sentido de automatização de site-survey. A parte de neighboring access points já funciona bem também, toda a linha AC possui análise de espectro que também ajuda bastante neste sentido. No futuro é bem provável que seja possível fazer tudo remotamente, como ocorre com access points que custam 10x o valor da linha UniFi
    Só por curiosidade, você comprou a ferramenta da ekahau, ou usa o gratuito mesmo? Se for a versão gratuita, tem uma alternativa da netspot que é muito interessante. A versão pra windows ainda está engatinhando, mas a versão pra mac é super consolidada há anos, e vale a pena comprar se você utilizar essa plataforma.. Não é meu caso.. :P
    editado abril 2017
    @R4V3R

Sim, eu trabalho com a versão completa do Ekahau ESS, que permite o planejamento da rede em 3D antes da compra dos equipamentos, por isso esse trabalho ajuda a economizar e a planejar bem a instalação da rede. Também uso o Chanalyzer para análise de espectro. Ambos para 2.4GHz e 5GHz.

Não teria coragem de oferecer um serviço de site survey usando uma versão gratuita. [-X

Quanto ao Mac, também não uso, muito complicado! *rsrsrs :D

[ ]'s

Carlos Eduardo
  • brunobenayonbrunobenayon 194 Pontos
    editado abril 2017
    Também uso o Chanalyzer. Minha versão é antiga, de 2013, mas já é 2,4 e 5 GHz ( Wi Spy DBx). Custou U$ 1mil, mas agora aumento e custa U$ 1.200
    Esses dias vi que melhoraram a ferramenta na versão 5 e que tinham uma promoção pra upgrade.
    Entrei em contato e disseram qua a promoção era de $100 de desconto .. Ou seja, o Upgrade sai mas caro do que eu paguei 
    :D :D :D :D :D :D
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.