Bem-vindo à Comunidade UBNT

Interação entre prédios

Bom dia,

Sou novo nos equipamentos da Ubiquiti, eu estava pensando em montar uma rede de um prédio para o outro, no entanto, em um prédio o apartamento fica no 5º andar e no outro fica no 10º andar, porém sem visada e com 6 paredes de uns 30 cm de espessura e os vãos dos elevadores. Pensei em utilizar as Nanostatios Loco M5 em ambos os lados, mas procurei informações para ver se realmente atenderia a minha necessidade e não fui bem sucedido ... 

Alguma dica ? Algum problema não detectado na minha idéia ?

Comentários

• fesalatafesalata 2917 Pontos
    Sem visada = sem chance
  • jhonnysdojhonnysdo 5 Pontos
     A distância de um ponto para o outro já considerando a inclinação é de 30 metros, isto já desprezando as paredes ...

Não teria nenhuma forma mesmo @Fesalata ?
  • fesalatafesalata 2917 Pontos
    editado maio 2017
    Não cara.. sem visada.. sem chance... é o principio básico... ter a zona de fresnel liberada...

Você pode testar se quiser a linha 900MHz... mas ai a complicação pra quem não sabe usar, não tem licença ANATEL, ficam bem piores... pq ai vou mais "mexer" com as grandes teles... o fumo é beeem maior dai....
    jhonnysdo
  • R4V3RR4V3R 8408 Pontos
    @jhonnysdo, te proponho um teste bem simples:
    Chame um amigo e peça para ele ficar no apartamento do quinto andar, enquanto você sobe e vai para o apartamento no décimo andar.
    Com as portas e janelas fechadas, tente conversar com seu amigo que está no quinto andar. Fica um pouco dificil não é?
    Pois é, você acabou de tropeçar em um princípio bastante básico da física e que, pelo menos no meu tempo, era ensinado na escola.  https://pt.wikipedia.org/wiki/Onda
  • jhonnysdojhonnysdo 5 Pontos
    @R4V3R, eu compreendo o princípio de onda e até entendo a explicação de vocês, no entanto, pensei da seguinte forma. Se o sinal for potente e direcionado, talvez eu consiga obter comunicação entre os pontos, nisto considerei que as paredes vão exercer uma determinada atenuação até o final do percurso, diminuindo a intensidade e até extinguindo-a e a minha dúvida é exatamente nesta parte, qual a melhor opção para direcionar e receber o sinal do outro lado, sendo que ambos os lados precisam propagar o sinal ( roteador).
  • R4V3RR4V3R 8408 Pontos
    Desculpa, eu não vou extender essa discussão porque dela nada produtivo irá sair, mas vou deixar aqui os número para que você mesmo possa calcular e ver o tamanho do absurdo que é.
    As NSLM5 tem 13dBi de ganho na antena, e até 23dBm de TX power no rádio
    O FSPL para uma distância curta de uns 15m é de cerca de 45dB
    A atenuação para cada laje será próxima de 30dB para essa frequência, são 6 delas como você descreve.
    Então você tem no máximo 72dB de ganho, considerando antena + rádio, e cerca 225dB de perda considerando apenas a distância e os obstáculos. Como você espera fechar essa conta?

E aqui deixo uma reflexão para qualquer um que leia isso no futuro: Porque alguém pensaria em algo neste sentido e ignoraria algo extremamente simples, barato e fácil de implantar chamado cabo UTP, também conhecido como cabo de rede?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.