Bem-vindo à Comunidade UBNT

Critério DHCP para o Ubiquiti e cliente.

Bom dia, Gostaria de saber qual Critério e usado para o DHCP de cliente quando não e marcado a Caixa da VLAN.
Porquê como tive problema informado neste topico https://forum-pt.ubnt.com/discussion/1266802/mudanca-de-ip-de-unifi-para-outro-unifi#latest

Ainda quero entender o processo, Na porta o qual o Unifi e configurado passa 3 tipos de endereçamento ou "Vlans" só que tive uma certa dor de cabeça onde 2 AP,s  no mesmo Sitio não conseguia Pegar o endereço IP desejado no SSID que eu desejava ingressar Mesmo estando Setado na controladora a Vlan desejada..A pergunta e o seguinte Qual critério para essa questão de endereçamento de clientes "Supondo que a Vlan esteja setada corretamente no SSID..

Comentários

• R4V3RR4V3R 8417 Pontos
    Não tem "critério" algum, é protocolo 802.1q, e funciona exatamente da mesma forma em basicamente qualquer equipamento com suporte à VLAN, embora as formas de se configurar possam variar drasticamente...
    Então se você configurar errado, a coisa não vai funcionar, se configurar certo, tudo funciona normalmente.
    Se você tem 3 VLANs distintas, você precisa que as três sejam permitidas naquela porta aonde está conectado o ponto de acesso. Que logicamente será uma porta trunk(pelo padrão cisco). Se uma destas VLANs é a de gerenciamento do ponto de acesso, então essa VLAN tem que ser untagged nesta porta(native pelo padrão cisco). É bem simples an verdade, e DHCP não tem nada a ver com esse processo, é apenas uma questão de configurar os switches corretamente.
  • vitorbirovitorbiro 72 Pontos
    Meu nobre amigo, obrigado pela dica do untagged para os ip,s de gerenciamento do AP, e justamente isso que queria entender e agora sei o por quê não preciso marcar a caixa da vlan..
    O que acontecia era que a porta marcada untageed para o determinado endereço e quando no SSID marcava a caixa Vlan eu cometia um erro pois a porta não estava TAG e sim Untaged..
    Agora sei que qualquer endereçamento naquela porta que esteja untag o critério para os ip,s de Gerenciamento ..
    Mas uma vez
    Obrigado

R4V3R
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.