Bem-vindo à Comunidade UBNT

Smartphones desconectando quando ociosos - Power Save

ewerton_silva00ewerton_silva00 6 Pontos
editado julho 2017 em UniFi Wireless
Olá, senhores.

Atualizei a Controller para a última versão (5.5.19), com isso percebi que os smartphones - qualquer marca e modelo - quando ociosos desconectam do WIFI. Basta desbloquear a tela do smartphone que ele de imediato se conecta no WIFI novamente.

O recurso Enable Unscheduled Automatic Power Save Delivery na Controller está desativado. Conectado via SSH nos APs constatei que o recurso Power Save está desativado: wireless.1.uapsd=disabled e wireless.2.uapsd=disabled.

Nos smartphones o recurso de Economia de Bateria também está desativado. Isso acontece com todos os smartphones conectados na minha rede WIFI.

Detalhe: nas versões anteriores da Controller eu não tinha esse problema.

São 2 UAP e 2 UAP-LR, 2.4GHz, SSID WPA Only e AES/CCMP Only.

Desde já agradeço.

Comentários

• R4V3RR4V3R 8243 Pontos
    Não creio que isso tenha qualquer coisa a ver com o ponto de acesso, mas sim com uma configuração de economia de energia que vem habilitada na maiorias dos androids atuais que tenho visto. Nas configurações de conexão Wi-Fi, algo deste tipo:

Screenshot_20170731-161713
    Neste telefone(Nexus 6P) eu tive que modificar essa configuração para que o telefone permaneça sempre conectado ao invés de se desconectar da rede quando ocioso. Verifique isso em seus dispositivos.
  • Então, isso foi a primeira coisa que eu fiz, mas continuo com o mesmo problema, acontece com Android e IOS.
  • R4V3RR4V3R 8243 Pontos
    Bom, o U-APSD não funciona dessa forma, então não creio que haja o que possa ser feito no lado do ponto de acesso. https://en.wikipedia.org/wiki/IEEE_802.11e-2005
    Fora isso, como você verificou que os dispositivos realmente se desconectam da rede, e se isso ocorre apenas quando estão ociosos, e se este for o caso, por quanto tempo, ou após qual período?
  • Os smartphones quando estão em atividade, fazendo qualquer tarefa mesmo sem depender de conexão com a internet permanecem conectados, funcionam muito bem, mas ao deixa-lo sem uso por aproximadamente 5 minutos eles se desconectam do WIFI, inclusive não funciona nada em segundo plano, ex: WhatsApp, Facebook, Telegram, não recebem notificações enquanto o dispositivo está ocioso. Quando verifico na Controller o usuário realmente foi desconectado. Basta desbloquear a tela do dispositivo que o mesmo se reconecta imediatamente no WIFI e recebe de uma vez só todas as notificações.

Fiz testes com Samsung, Motorola, iPhone 5, 6 e 7...
  • Quero deixar mais um registro sobre o meu problema. Na imagem anexada, eu monitorei os logs tendo como base o meu smartphone que aparece na imagem com o seguinte endereço MAC: 00:16:98:19:56:59.

Aparentemente o AP desconecta o dispositivo levando em consideração Low RSSI, porém, enquanto estive monitorando essas mensagens o meu smartphone estava a no máximo 10 metros de distância do AP e com visada direta, sem obstáculos físicos.

Lembrando que isso acontece com todos os smartphones aqui presente, Android, IOS, Windows Phone.

Voltando ao caso do meu smartphone, todos os dias ao sair da empresa vou para um outro lugar que também usa Access Point Ubiquiti e o problema não acontece lá. Na minha casa, também não acontece isso e nas versões anteriores do Unifi Controller essa instabilidade também não acontecia.

Vou voltar para versões anteriores da Controller para testar.

Messages-AP_Juridico
  • R4V3RR4V3R 8243 Pontos
    Isso significa que a configuração de MINRSSI está muito agressiva neste rádio, pois quando os dispositivos estão em idle, eles vão para um modo de baixa potência e isso acaba desencadeando a desconexão do ponto de acesso.
    É um problema de dimensionamento de rádiofrequência e do recurso MINRSSI. Verifique como está feita essa configuração.
  • uferesuferes 0 Pontos
    Ola, descobriu a causa? Passo pelo mesmo problema.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.