Bem-vindo à Comunidade UBNT

EOL 2.4? Ampliando rede local

Olá a todos!

Sou iniciante em administração de redes. Estou ampliando a rede local da nossa instituição e gostaria de algumas dicas.
Já temos uma rede formada por várias Nanostation M5/locoM5 e uma BulletM5 fazendo a distribuição local.

Agora tenho o interesse em oferecer acesso à smartfones numa única rede em área externa livre e áreas internas.
Fui informado numa loja que equipamentos 2.4ghz já não são fabricados há mais de 8 meses. Achei estranha a informação, corresponde?

Me parece que Unifi seria o ideal... o que me dizem? Dá para conciliar com as Nanostations?
Penso em fazer a instalação em "duas linhas": Nanostations acima (nível dos telhados) e Unifi abaixo (nível abaixo das copas das árvores e ambientes internos). O que me dizem?

Me falaram algo sobre um "roteamento inteligente" da Unifi... assim que os smartfones seriam trocados de AP conforme a melhor qualidade de sinal disponível... gostei da ideia, mas na prática seria necessário o gateway ou switch próprio da linha ou bastaria instalar antenas do mesmo modelo?

Comentários

• R4V3RR4V3R 8446 Pontos
    Olá @ddf, seja bem vindo à comunidade.
    ddf disse:

Fui informado numa loja que equipamentos 2.4ghz já não são fabricados há mais de 8 meses. Achei estranha a informação, corresponde?
    Além de não proceder a informação, não haveria também como refutá-la, mesmo que fosse verdade, pois não foram mencionados de que equipamentos estaria falando exatamente? Você menciona que trabalha com equipamentos airMAX, que não são tipicamente equipamentos para acesso, ou seja, não irão conectar dispositivos finais. Dito isso, de quais equipamentos você está falando especifiacmente?

Sim, UniFi são equipamentos ideais para acesso, ao contrário de equiapamentos airMAX, conciliar não faz muito sentido, são equipamentos distintos, cada um com sua funcionalidade, e podem ser utilizados em conjunto sem problemas, cada um cumprindo sua função específica.
    ddf disse:

Penso em fazer a instalação em "duas linhas": Nanostations acima (nível dos telhados) e Unifi abaixo (nível abaixo das copas das árvores e ambientes internos). O que me dizem?
    É exatamente assim que se segmenta a rede, transporte/agragação acima do telhado usando airMAX, acesso abaixo do telhado, usando UniFi.
    ddf disse:

Me falaram algo sobre um "roteamento inteligente" da Unifi... assim que os smartfones seriam trocados de AP conforme a melhor qualidade de sinal disponível... gostei da ideia, mas na prática seria necessário o gateway ou switch próprio da linha ou bastaria instalar antenas do mesmo modelo?
    Aqui tem muitos conceitos misturados, não é bem assim que a coisa funciona. Roteamento é roteamento, ocorre em camada 3 e 4 do modelo OSI. Os access points UniFi são apenas access points(e não roteadores). desta forma estando ligados à camada 1 e 2 do modelo OSI, e neste sentido, sendo mais semelhantes à hubs ou switches.
    O que vocẽ deve estar se referindo é o roaming entre múltiplos pontos de acesso, e isso nada tem a ver com roteamento, e é a forma padrão de funcionamento de pontos de acesso UniFi, OK?
  • ddfddf 6 Pontos
    editado setembro 2017
    Olá R4V3R, obrigado pela sua resposta!
    Vamos abrir mais o assunto...

R4V3R disse:
    Além de não proceder a informação, não haveria também como refutá-la, mesmo que fosse verdade, pois não foram mencionados de que equipamentos estaria falando exatamente? Você menciona que trabalha com equipamentos airMAX, que não são tipicamente equipamentos para acesso, ou seja, não irão conectar dispositivos finais. Dito isso, de quais equipamentos você está falando especifiacmente?

Trata-se do UAP-AC-PRO e UAP-AC-HD.
    A vendedora me informou que "2.4 Ghz, é uma frequência que saiu de linha, já não e comercializada há mais de 8 meses pelo fabricante e por nós". Como alternativa, me ofereceu NANOBEAM NBE-M5-16BR ou 19BR. Mas, como você disse, airMax e UniFi acarretam funcionalidades diferentes... isso pra gente já ficou claro: telhado acima x abaixo.

R4V3R disse:

ddf disse:

O que vocẽ deve estar se referindo é o roaming entre múltiplos pontos de acesso, e isso nada tem a ver com roteamento, e é a forma padrão de funcionamento de pontos de acesso UniFi, OK?
    Valeu o esclarecimento! É isso mesmo, falo sobre o roaming entre múltiplos APs UniFi (vamos chamar de "roaming UniFi"). Como isto funciona? Vou dizer o que tenho em mente:

-numa rede não-UniFi, geralmente os dispositivos conectados ao AP-1 só trocaria para outro AP (AP-x) a partir do momento em que perdesse totalmente a conexão com o AP-1. Assim, mesmo se eu estivesse ao lado do AP-x, o meu dispositivo não iria conectar-se nele enquanto não se desconectar do AP-1. E, de fato, isto acontece comigo numa pequena rede WDS que montei com "routers/aps" de outra marca (4 portas - "hub/switch"?): foi necessário realizar a conexão manualmente (p. ex., desabilitando e reabilitando o wifi do dispositivo);

-numa rede Unifi, esta troca do AP-1 para AP-x ocorreria automaticamente de acordo com a melhor qualidade de sinal disponível no momento, independente da distância ou de qualquer outro fator. 

É isso mesmo? Caso positivo, a dúvida que ainda fica é a seguinte: numa rede com diversos segmentos interligados via airMax (veja explicação abaixo), o "roaming UniFi" funcionaria simplesmente ao instalarmos múltiplos APs nos diversos segmentos ou dependeria de mais algum outro tipo de equipamento para realizar essa função de "troca automática"?

Explicando melhor o que quero dizer com "rede com diversos segmentos interligados via airMax":
    -nossa rede local é formada atualmente por 3 APs e 8 Stations airMax, sendo que quase cada Station serve a uma sub-rede diferente (algumas configuradas como router e outras como bridge, sendo as bridges conectadas diretamente a um pequeno "router/ap" de outra marca). 

A minha intenção é de montar a rede UniFi a partir dessas mesmas Stations, mas formando uma única sub-rede para os dispositivos que aí se conectarem. Não quero que os smartfones e afins se comuniquem com as outras sub-redes (pastas compartilhadas, impressoras etc.), e se isso não for possível quero ao menos dificultar a coisa.

Quanto ao roteamento central da rede, o meu plano é incluir um ER-PRO 8 e um ES-24 no ponto onde recebemos o sinal do provedor de internet: 
    o ER para rotear a rede toda, controlando a banda e (talvez?) autenticando os usuários que queiram usar a internet; 
    o ES para servir à sala de computadores que temos ao lado da central. 
    Atualmente temos um pequeno "router/ap" de outra marca fazendo o roteamento central, mas não estou contente com o desempenho do mesmo (parece que o controle de banda não funciona direito). 
    Diante desse plano, agora fiquei atrelado nessa dúvida UniFi, se não seria melhor repensar o modelo do router e do switch que pretendemos adquirir...

Desde já, agradeço pelas sugestões e colaboração!
  • R4V3RR4V3R 8446 Pontos
    Certo, sua linha de pensamento está certa do ponto de vista  conceitual, mas errada do ponto de vista técnico em relação à roaming entre diferentes pontos de acesso.
    Acontece que não existe "roaming UniFi", roaming é roaming e é inerente ao protocolo 802.11. A única diferença é que os pontos de acesso UniFi são otimizados pra isso, e funcionam desta forma padrão, ao invés de apresentar um SSID pra cada rádio, mas a tomada de decisão de quando migrar de um ponto de acesso para outro, via de regra é, e sempre será dos dispositivos cliente, como em qualquer outro equipamento, OK?
    Dito isso, a linha UniFi tem recursos que podem auxiliar e melhorar drasticamente a percepção do usuário e performance neste sentido, tal qual band-steering, load-balance, MINRSSI, etc. Nada disso funciona automaticamente, mas sim deve ser configurado e ajustado por um profissional experiente, de acordo com as necessidades do ambiente, OK?
    Quanto à ter múltiplos pontos de acesso interconectados por enlaces de rádio airMAX, não tem problema nenhum, desde que a subrede seja a mesma se os equipamentos estiverem no mesmo ambiente.
    Se forem ambientes isolados, as subredes podem ser diferentes.
  • ddfddf 6 Pontos
    Ótimo, o nevoeiro tá desaparecendo... valeu! 

Quanto à rede UniFi, as informações me parecem suficientes. Infelizmente o profissional "mais experiente" de que dispomos no momento está apenas começando a ganhar experiência... vamos ver no que vai dar. Talvez voltaremos a falar sobre o assunto dentro em breve.

A última questão, a respeito do roteamento, fica ainda...
    Depois da sua ajuda estou me decidindo em seguir em frente com o  ER-PRO 8 e o ES-24.
    A intenção é interligar os diversos enlaces airMax com, ao menos, controle de banda. Autenticação de usuários é altamente desejável, mas não encontrei esse recurso (radius server?) nas especificações. Se houver algo equivalente, seria melhor. Mas já estarei feliz com um "controle de banda à distância" funcionando. O que você acha, frustração ou é provável que dê certo?
  • R4V3RR4V3R 8446 Pontos
    ddf disse:

A última questão, a respeito do roteamento, fica ainda...
    Depois da sua ajuda estou me decidindo em seguir em frente com o  ER-PRO 8 e o ES-24.
    A intenção é interligar os diversos enlaces airMax com, ao menos, controle de banda. Autenticação de usuários é altamente desejável, mas não encontrei esse recurso (radius server?) nas especificações. Se houver algo equivalente, seria melhor. Mas já estarei feliz com um "controle de banda à distância" funcionando. O que você acha, frustração ou é provável que dê certo?
    Bom, RADIUS server, esqueça, não está disponível. Mas você pode usar, perfeitamente, um servidor RADIUS externo, seja pra autenticar dispositivos, seja pra controlar a banda(usando PPPoE), sem problemas.
    Infelizmente não tenho conhecimento suficiente pra ajudar nessa área...
    Fora isso, o EdgeRouter em si também pode fazer controle de banda de acordo com diversos requisitos, dependendo da quantidade de usuários e da banda total, ele pode ser até a melhor opção...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.