Bem-vindo à Comunidade UBNT

EOL 2.4? Ampliando rede local

Olá a todos!

Sou iniciante em administração de redes. Estou ampliando a rede local da nossa instituição e gostaria de algumas dicas.
Já temos uma rede formada por várias Nanostation M5/locoM5 e uma BulletM5 fazendo a distribuição local.

Agora tenho o interesse em oferecer acesso à smartfones numa única rede em área externa livre e áreas internas.
Fui informado numa loja que equipamentos 2.4ghz já não são fabricados há mais de 8 meses. Achei estranha a informação, corresponde?

Me parece que Unifi seria o ideal... o que me dizem? Dá para conciliar com as Nanostations?
Penso em fazer a instalação em "duas linhas": Nanostations acima (nível dos telhados) e Unifi abaixo (nível abaixo das copas das árvores e ambientes internos). O que me dizem?

Me falaram algo sobre um "roteamento inteligente" da Unifi... assim que os smartfones seriam trocados de AP conforme a melhor qualidade de sinal disponível... gostei da ideia, mas na prática seria necessário o gateway ou switch próprio da linha ou bastaria instalar antenas do mesmo modelo?

Comentários

• R4V3RR4V3R 8446 Pontos
    Olá @ddf, seja bem vindo à comunidade.
    ddf disse:

Fui informado numa loja que equipamentos 2.4ghz já não são fabricados há mais de 8 meses. Achei estranha a informação, corresponde?
    Além de não proceder a informação, não haveria também como refutá-la, mesmo que fosse verdade, pois não foram mencionados de que equipamentos estaria falando exatamente? Você menciona que trabalha com equipamentos airMAX, que não são tipicamente equipamentos para acesso, ou seja, não irão conectar dispositivos finais. Dito isso, de quais equipamentos você está falando especifiacmente?

Sim, UniFi são equipamentos ideais para acesso, ao contrário de equiapamentos airMAX, conciliar não faz muito sentido, são equipamentos distintos, cada um com sua funcionalidade, e podem ser utilizados em conjunto sem problemas, cada um cumprindo sua função específica.