Bem-vindo à Comunidade UBNT

Filtro airPrism, PrismStation e as suas vantagens no mundo real

Tradução do post original feito pelo SuperUser Ubiquiti - @eejimm

Desde que o Robert Pera (fundador e CEO da Ubiquiti) publicou sobre o novo PrismStation recentemente - https://forum-pt.ubnt.com/discussion/1435902/por-que-os-radios-prism-sao-os-melhores-produtos-na-historia-dos-provedores-wisp - Eu pensei em listar as vantagens que estamos tendo ao usar eles.
image
Este é conjunto de 3 PrismStations que eu subi para teste, com um IsoStation AC adicional - mais sobre isso no final do texto. Este conjunto de rádios nesta configuração é real e estará em um local público local em breve - serão instalados em uma pista de corrida com mais de 10.000 pessoas nos fins de semana.

As PrismStations (as 3 unidades superiores no poste) têm cada um uma antena corneta (horn) diferente - setorial de 60 graus, a antena horn de 45 graus e a horn de 30 graus (de cima para baixo). O IsoStation AC tem 90 graus.

Mas o que eu quero falar aqui hoje é a capacidade de filtragem de interferência dos canais adjacentes do sistema dedicado airPrism. Os 4 rádios estão todos funcionando como APs, e os PrismStations todos com sincronismo GPS habilitado. O PrismStation está rodando em 20MHz em UNII-3. Aqui está uma foto do airView do IsoStation e você pode ver os três canais em uso acima de 5700MHz.

image
Olhe para a parte inferior do histograma - você pode ver claramente os três canais em vermelho. Mas veja o que acontece com o PrismStations:
image
Os canais praticamente desapareceram! Isto é daquele com a antena horn de 45 graus (que vem com o PrismStation). Aqui está aquele com a horn de 30 graus:
image
Esses rádios estão tão próximos um do outro que o efeito dos padrões individuais de cada antena realmente não fazem muita diferença - eles estão todos na faixa de "campo próximo" uns dos outros e os níveis de potência em Tx são todos iguais. Então, o que estamos vendo aqui é unicamente devido à diferença do chip Prism. Realmente surpreendente.
image
Finalmente, aqui está o PrismStation com setorial de 60 graus - note que aqui veremos um isolamento ainda maior, porque está apontado a 180 graus dos demais. Também não está ouvindo ruído vindo do monte de outros rádios por trás dele (eu tenho muitas coisas para testar em todo momento)..

Conclusão? Tudo o que Robert e outros estão falando sobre os benefícios do PrismStation é real. Nosso provedor está planejando usá-los em todos os lugares que podemos - já estamos trocando muitos dos nossos APs antigos Rocket M5 para os rádios Rocket Prism AC, e isso apenas ajudou a acelerar esse processo.
fesalataFlavio-

Comentários

• Qual a Carga de clientes que elas suportam?
  • fesalatafesalata 2917 Pontos
    Não é a UBNT que define isso.. apesar de sabermos que pode +100 estações podem ser conectadas...
    o que você deve levar em consideração é o throughput real do equipamento X quantidade de planos a vender...
    não é pq esta escrito na caixa que você pode conectar 200 estações que você irá fazer isso..

Um pensamento simples:
    Se vai vender 1 mega, coloque 100 clientes.. (analisando 4x1, cada 4 clientes conectados, 1 estará usando 100%)
    Se vai vender 2 mega, coloque 50 clientes.. (analisando 4x1, cada 4 clientes conectados, 1 estará usando 100%)
    Se vai vender 4 mega, coloque 25 clientes.. (analisando 4x1, cada 4 clientes conectados, 1 estará usando 100%)

isso é um estudo que você deve fazer na sua rede... vc pode usar 6x1, 10x1... ai é sua engenharia que vai definir...
  • Boa tarde @abimaelteixeira

A quantidade de clientes varia de acordo com os planos entregues.  

Mas a recomendação é de no máximo 60 usuários utilizando a opção de frame fixo, e algo em torno e 80 utilizando frame flexível. 

Temos casos reais de 90Mbps de tráfego no painel com aproximadamente 40 clientes ativos.    

Quaisquer duvidas estamos as ordens. 

Abraço.    
  • @abimaelteixeira, temos casos também em mixed mode, ou seja clientes N e Ac no mesmo AP passando mais de 25Mbps com 81 clientes conectados.Rocket 5 AC Prism com 81 Clientes em Mixed Mode e 25 Megas
    eod0034eod
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.