Bem-vindo à Comunidade UBNT

Projeto WIFI em salas de aula

Olá pessoal,
Atualmente possuímos um bloco com 14 salas, conforme imagens abaixo.
Inicialmente optamos por fazer um teste instalando 5 APs na área de circulação. Esses APs já possuíamos, só foram instalados neste novo bloco.
AP01 - Cisco WAP561 - Canal 1
AP02 - Engenius EAP350 - Canal 6
AP03 - Engenius EAP350 - Canal 11
AP04 - Engenius EAP350 - Canal 1
AP05 - Cisco WAP561 - Canal 6

As paredes das salas são todas em concreto, os APs estão bem no alto na área de circulação. As salas possuem pequenas janelas para a área de circulação.
Eu fiz um teste com o AP05, no momento ele estava com 12 clientes conectados, quando eu estava no corredor funcionava bem, mas quando eu entrava na sala ele cortava a conexão, parava de pingar com o AP. O estranho é que a barrinha de sinal da WIFI continuava alta.

Neste caso, penso que a proximidade entre os APs está causando interferência entre eles, e o concerto nas paredes da sala atrapalha o sinal.
Penso que a melhor solução é investir em 1 AP para cada sala, o que acham? Até porque tendo 1 AP por sala, teoricamente eles ficariam isolados, resolvendo o problema de interferência entre eles. O esperado é entre 20 e 30 dispositivos conectados simultaneamente em cada sala.

Estou pensando em adquirir 14 Unifi Uap-Ac-Pro para colocar nas salas, o que vocês acham?

Desde já, obrigado!

bloco_salas1

bloco_salas2

Comentários

• Boa tarde @brunosdf,

Se você tem a possibilidade de fazer com um AP por sala usando o UAP-AC-PRO, não pense duas vezes!!!

Pode fazer que voce terá muito sucesso nesse projeto, tanto no throughput por usuário quanto no nível de sinal e também na quantidade de dispositivos conectados simultaneamente, sem falar em todos os benefícios de utilizar a nossa solução UniFi.

Eu aconselharia a você utilizar também mais 3 produtos para ficar um uma Infra 100% centralizada, eu usaria o USG-PRO-4 como o Gateway da rede (usando o recurso de DPI) e alimentaria todos os UAP-AC-PRO via US-24-250W e para fazer toda a gerência dessa rede, eu utilizaria o Cloud-Key, que também pode ser alimentado no próprio US-24-250W, com o Cloud Key Instalado na sua Infra, você não necessita de um computador ou servidor ligado 24Horas para fazer o papel de controller, tendo em vista que ele já é um micro servidor com o UniFi Controller embarcado.

Espero ter ajudado,

Abraços.

brunosdf
  • R4V3RR4V3R 8294 Pontos
    Se as salas são pra 50 ou mais usuários, então muito provavelmente um AP por sala, apenas fique atento porque simplesmente instalar um AP em cada sala pode não resolver nada, você tem que configurar canais, potência e também o local de instalação de maneira adequada, de forma a minimizar a auto-interferência gerada.
    Em alguns casos, pode inclusive ser necessário e recomendável desabilitar alguns dos rádios de 2.4Ghz em alguns APs.
    brunosdf
  •  @R4V3R As salas são para no máximo 30 usuários.
    Mas eu não vejo outra saída, se não colocar 1 AP em cada sala.
  • R4V3RR4V3R 8294 Pontos
    Dependendo do material de construção e espessura das paredes, um AP para cada duas salas seria uma solução mais otimizada.
    Pra ter certeza, apenas conduzindo um site-survey no local, logicamente.
  •  @R4V3R As paredes são todas em alvenaria.
    Não existe visada de uma sala para outra.
  • Projetei para colocar os APs conforme imagem abaixo.
    Como as salas não terão mais que 30 usuários estou pensando em colocar o Uap-Ac-Lite
    Nas 2 últimas salas, as quais são maiores, é esperado até 60 usuários por sala, aí sim colocar 1 Uap-Ac-Pro em cada uma.
    Obs.: os pontos em amarelo representam os APs.

WIFI-SalasAula
  • R4V3RR4V3R 8294 Pontos
    Porque você acha que o UAP-AC-PRO é melhor de alguma maneira comparativamente com o UAP-AC-Lite, levando em consideração este tipo de ambiente especificamente?
  • Pela quantidade de clientes simultâneos, ou isso não muda nada entre eles? 
  • R4V3RR4V3R 8294 Pontos
    Neste caso não muda praticamente nada, internamente usam o mesmo processador e quantidade de memória.
    Mudam a quantidade de streams MIMO, que somente são úteis quando os dispositivos cliente os suportam.
  • brunosdfbrunosdf 10 Pontos
    editado março 8
     @R4V3R ; muito obrigado pelas sugestões até o momento, assim que terminar virei contar como ficou o projeto.
    Já compramos os APs UAP-AC-Lite. Agora precisamos instalar, estou com dúvida na distribuição dos APS.
    Levando em consideração a questão de interferência entre os APs, como seria melhor, no canto das salas ou no meio ??

Exemplo1:
    SalasAula1

Exemplo2:
    SalasAula2
  • R4V3RR4V3R 8294 Pontos
    No meio você tem um ganho um pouquinho maior, mas talvez seja até desprezível, pois neste caso mesmo configurando os rádios em potência mínima(4dB neste equipamento), a qualidade de sinal será ótima independente de onde os dispositivos estiverem dentro da sala, e da mesma maneira, um sinal alto demais também não é desejável.
    Ademais, para atenuar o sinal entre salas adjacentes dessa forma, e considerando que um ponto de acesso por sala de aula é absolutamente necessário, eu provavelmente tentaria intercalar os locais de instalação dentro das salas sendo um ponto de acesso de um lado, e o seguinte no outro lado da sala, separando ainda mais os pontos de acesso no plano horizontal, mais ou menos como você já fez no plano vertical(colocando os APs em lados opostos de cada área).
    Dessa forma, você ainda ganha uma cobertura um pouco melhor na área central também, então se houver essa opção, provavelmente seria a minha primeira opção. Fiz um esboço usando a cor verde pra facilitar o entendimento...

ZE6VCELKCSPE
     @R4V3R Esqueci de mencionar, nas paredes onde estão as portas das salas, possuem algumas janelas que ficam muito altas, aproximadamente na altura onde serão fixados os APs
    Essas janelas não causariam problemas de causar interferência ?

Referente aos canais, será que ficaria bom essa distribuição?

Canais
    Para exemplificar a questão das janelas:

janelas
  • R4V3RR4V3R 8294 Pontos
    editado março 9
    Ahm, não.. Não creio que a janela em si vá causar algum problema, mas você pode conduzir seus próprios testes no local para tentar identificar alguma anomalia. Alias essa é e sempre será a minha sugestão. ;)
  • CarlosBCarlosB 36 Pontos
    Olá!

Para definir com mais precisão a quantidade de APs é preciso saber qual será o tipo de uso além da quantidade e tipo de dispositivos, um aluno pode ter mais de um... Não esqueça que o link para a Internet também deve atender aos requisitos.

Fiz uma simulação rápida com as especificações abaixo:
    Paredes de bloco, com atenuação de 5 dB... Se atenuar mais, melhor!
    14 UAP-AC-Lite. Esquema de canais e potência estão nas imagens.

Concordo com o @R4V3R, sempre é bom um site survey, só assim conseguirá informações precisas sobre interferências e condições da rede sem fio.

[ ]'s

Requisitos

req
    Air Time 2.4 GHZ
    airtime24

Air Time 5 GHz
    airtime5

Signal Strength 2.4 GHz
    signalstrength24

Signal Strength 5 GHz
    signalstrength5

Channel Overlap 2,4 GHz
    channeloverlap24

Channel Overlap 5 GHz
    channeloverlap5
    Rádio 2.4 GHz  
    radio24

Rádio 5 GHz
    radio5
    gcaram
  • CarlosB disse:
    Que software você usou para essa simulação??
    Que software você usou para essa simulação??
    Olá, eu uso o Ekahau ESS tanto para o design como para o site survey.
    Pode ter mais informações aqui.

Pessoal,

Obrigado a todos pelo apoio, dicas e sugestões!

Os APs estão funcionando muito bem, estamos com 20 APs AC Lite.

UBNT-Samuel
  • UBNT-SamuelUBNT-Samuel 288 Pontos
    @brunosdf, parabéns pela execução do projeto. O melhor medidor de sucesso é sempre o feedback posterior à implantação e você mesmo já avaliou que o resultado ficou excelente com base na satisfação. 

Acho que a decisão de ter instalado um AP por sala de aula foi bastante acertada e segue uma tendência cada vez mais comum em  novos projetos de WiFi (denominada WiFi Per Room) que tem como objetivo primário o desempenho/capacidade, não a área de cobertura. Essa abordagem, por outro lado, torna mais difícil a tarefa de planejamento de canais. 

Aproveito apenas para fazer uma "pequena" observação. Você deve ter percebido que é bem difícil fazer o planejamento de canais em 2G onde existem vários APs próximos porque realmente temos poucos canais disponíveis, ou seja, no final haverá algum grau de sobreposição dependendo do layout do ambiente - algo que acontece no seu caso, já que as salas formam uma vizinhança retangular de células. Ainda assim, penso que melhor do que seguir o padrão 6-11-6-11-6-11 na primeira fila e 1-6-1-6-1-6 na segunda fila, seria intercalar todos os canais (1-6-11) em cada fila, até porque a proximidade maior está entre os APs das mesmas filas. 

Por exemplo: AP1-Canal11 AP2-Canal1 AP3-Canal6 (11-1 é mais afastado do que 1-6 ou 6-11)

Repare que não haveria nenhum grau de incidência de interferência do AP1-Canal11 no AP3-Canal6, algo que hoje deve ocorrer no seu planejamento porque ambos AP1 e AP3 estão no canal 6. Ainda que seja apenas um detalhe, é um detalhe que deve fazer alguma diferença. Ainda assim, repare que no meu esquemático (abaixo) também existe sobreposição entre os APs das filas superior e inferior (na diagonal), no entanto a expectativa é que essa incidência de sobreposição seja menor do que nas salas lado a lado. Somente a medição in loco (survey) pode responder com precisão se a maior incidência de interferência ocorre lado-a-lado ou na diagonal... A alternativa para resolver esse problema seria desligar o rádio 2G em alguns APs (sem criar área de sombra), mantendo ligados os rádios 5G para atender aqueles clientes com suporte a essa banda. 

Também não vi seu planejamento de canais em 5G no histórico deste tópico, algo muito mais fácil de fazer do que em 2G. Como nessa frequência temos muito mais canais disponíveis, minha recomendação seria utilizar apenas os canais das faixas UNII-1 e UNII-3 (figura) que não requerem DFS para varrer o espectro em busca de outros serviços primários de RF.

No seguinte artigo você encontra mais informações sobre planejamento de canais. 
    Planejamento de Canais em Redes WiFi: Como Fazer?

Sucesso com sua nova rede UniFi!

@UBNT-Samuel, respondendo seu comentário sobre a sugestão da distribuição de canais, os mesmos foram configurados conforme a sugestão do @CarlosB, aliás muito obrigado Carlos.
    Está igual as imagens do Carlos, com alguns APs 2G desativados e mesma distribuição de canais sugerida.
    UBNT-Samuel
    editado agosto 26
    @brunosdf
    Conforme conversamos, vou utilizar todas essas informações no case que iremos publicar em nosso blog.
    Inclusive pretendo mencionar o trabalho colaborativo da comunidade no auxílio do projeto. 
    Agradeço pela colaboração. 
    Parabéns, pessoal!

@brunosdf
    Que bom ter ajudado! :-bd
    Planejar é importante.
    UBNT-Samuel
    Mais um case de SUCESSO!

A solução UniFi foi a escolha de Faculdade no Paraná para prover cobertura WiFi para alunos e professores em todas as salas de aula e demais áreas comuns.Este case exemplifica o modelo WiFi Per-Room, uma tendência cada vez mais comum em novos projetos de redes WiFi em que o objetivo primário é desempenho. 

- Case de Sucesso: Faculdade no Paraná Implanta WiFi Per-Room Utilizando APs e Switches UniFi
    CarlosB
    @UBNT-Samuel
    Ficou bacana a matéria!

Pergunto se seria possível incluir um link no meu nome, ou nas legendas das imagens, para o meu email carlos@wlan.com.br ou para o site wlan.com.br .  :-bd

A propósito, as legendas das imagens estão trocadas 2.4 GHz <=> 5 GHz.
    UBNT-Samuel
    editado agosto 29
    @CarlosB, claro que sim! Já está feito...
    Aproveito para convidar os membros da comunidade a colaborarem com mais estudos de caso. 
    Caso tenham um projeto interessante para compartilhar, entrem em contato comigo: samuel.brito@ubnt.com

CarlosB
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.