Bem-vindo à Comunidade UBNT

Usuários simultâneos navegando unifi uap ac hd

Olá senhores!
Tenho um controle de banda que limita o usuário em 4mb de download e 2mb de upload (para cada usuário), esses usuários estarão conectados em tablets e celulares.... Quantos usuários simultâneos navegando é possível ter com o unifi uap ac hd usando 2.4Ghz? E no 5.8Ghz?

Comentários

• R4V3RR4V3R 8140 Pontos
    Depende do tipo de dispositivo(quantidade de streams MIMO), e do tipo de uso que cada um estará fazendo.
    Se você me disser que todos estarão vendo vídeos em FullHD, a resposta é uma, se você disser que é para uso esporádico e sem necessidade de garantia, a resposta será outra. ;)
  • leandro-techleandro-tech 17 Pontos
    editado março 5
    Estarão usando tablets e celulares, o tráfego é de 4mb de download para cada usuário... Em maior parte estarão vendo vídeos em HD, o uso é intenso e com necessidade de garantia. Quantos usuário simultâneos eu consigo?
  • R4V3RR4V3R 8140 Pontos
    Muito poucos, e isso independe do ponto de acesso, mas sim esbarra em limitações da tecnologia 802.11.
    Logicamente você vai ter que conduzir testes extensivos com os equipamentos cliente que deseja utilizar, mas dados os requisitos, eu estimo algo na casa de 20 dispositivos por rádio. Talvez um pouquinho menos em 2,4Ghz, e um poquinho mais em 5Ghz. Com toda certeza não mais de 30 por rádio, independentemente do modelo de ponto de acesso. ;)
  • O que posso fazer para conseguir uma quantidade maior de usuários simultâneos? Diminuir a quantidade de banda por cliente é uma opção? Se sim, me indicaria diminuir para quanto?
  • R4V3RR4V3R 8140 Pontos
    Não é apenas a questão de quantidade de banda, você menciona que os dispositivos estarão visualizando vídeos em HD, essa estimativa que menciono já é dimensionada para algo em torno de 3Mbps por usuário.
    Pra modificar o cenário você tem duas opções apenas:
    1) Diminuir seus requisitos(ou expectativas)
    2) Reescrever as leis da física
  • PhortaPhorta 1 Point
    R4V3R disse:

Depende do tipo de dispositivo(quantidade de streams MIMO), e do tipo de uso que cada um estará fazendo.

Se você me disser que todos estarão vendo vídeos em FullHD, a resposta é uma, se você disser que é para uso esporádico e sem necessidade de garantia, a resposta será outra. ;)
    R4V3R no caso de uso esporadico, tipo whatszap, facebook, e-mail, etc... qual seria o numero de conexões simultâneas nessa linha HD ?
  • R4V3RR4V3R 8140 Pontos
    Phorta disse:

R4V3R disse:

R4V3R no caso de uso esporadico, tipo whatszap, facebook, e-mail, etc... qual seria o numero de conexões simultâneas nessa linha HD ?
    Bom, eu diria que um dimensionamento adequado deve ficar entre 50 e 100 dispositivos no rádio de 2.4Ghz, e 100 ou pouquinho mais n rádio de 5Ghz.
    Lembre-se que gerenciar isso é tarefa sua, e os dispositivos irão se conectar em qualquer dos dois rádios que esteja disponível.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.