Bem-vindo à Comunidade UBNT

Equipamento não fixa IP

Boa tarde!
Tenho um equipamento do Unifi UAP e não consigo configurar o IP fixo nele. Toda a vez que eu configuro, e após a reinicialização o equipamento volta para as configurações iniciais.
Abaixo segue a maneira que encontrei para colocar IP Fixo.:

vi /tmp/system.cfg

Once the file is open, press the "Insert" key on the keyboard, or press "i" key, find the line

"dhcpc.1.status=enabled" and change to "dhcpc.1.status=disabled"

"netconf.1.ip=0.0.0.0" and change to "netconf.1.ip=192.168.2.30" (in this example I want to use IP address 192.168.2.30)

"resolv.nameserver.1.ip=0.0.0.0" and change to "resolv.nameserver.1.ip=8.8.8.8" (in this example I'm using Google DNS 8.8.8.8, but you can use any other DNS server)

"route.1.status=disabled" change to "route.1.status=enabled"

And add these lines

"route.1.devname=ath0"
"route.1.gateway=192.168.2.1" (in this example my default gateway is 192.168.2.1)
"route.1.ip=0.0.0.0"
"route.1.netmask=0"

To save the file, hit "Esc",

* then ":wq" [enter]
* "cfgmtd -f /tmp/system.cfg -w "
* "reboot"

Vocês poderiam auxiliar eu neste assunto?

Comentários

• R4V3RR4V3R 8294 Pontos
    Isso é feito diretamente na interface da controladora UniFi, porque é que você está mexendo com arquivos de configuração dentro do ponto de acesso pra fazer algo simples como isso?
  • ssyamadessyamade 5 Pontos
    R4V3R disse:

Boa tarde, R4V3R!
    Tudo bem?
    Obrigado primeiramente pela resposta rápida a minha pergunta.
    Bom vamos lá, eu sou iniciante na configuração deste sistema. Na verdade é a primeira vez que utilizo.
    Vou explicar um pouco da configuração que eu tenho aqui.

O meu servidor UNIFI está instalado em um servidor ubuntu server.
    O IP do meu servidor é: 192.168.16.30
    O IP do meu equipamento UNIFI são: 192.168.16.243
    Esta rede não tem DHCP, é necessário configurar os IPS de forma manual.
    Tenho duas VLANS configuradas no meu switch para acesso a rede.
    A primeira VLAN é a 77, aonde eu tenho acesso a internet sem passar para a rede interna (Acesso aos visitantes).
    A segunda VLAN é a 31, aonde eu tenho acesso a internet e aos recursos da rede interna

Eu estou tentando configurar o meu equipamento com o IP 192.168.16.243 mas não estou conseguindo.

Vou colocar aqui para você quais são os passos que eu realizo e gostaria de verificar contigo se eu estou realizando a tarefa de maneira correta:

1 - Ligo o equipamento UNIFI UAP na rede
    2 - O equipamento é localizado pelo software da UNIFI
    3 - Eu seleciono a opção Device
    4 - Clico no aparelho e ele me mostra uma tela ao lado direito
    5 - Seleciono a opção "Config" e logo após a opção "Network"
    6 - Seleciono a opção "Static IP"
    7 - Insiro as seguintes informações como IP, Máscara, Gateway, etc
    8 - Seleciono Queue Changes
    9 - Seleciono Apply changes

Depois desses passos eu imagino que ele já deveria altear o IP, mas nada acontece.

Obs.: Em anexo estou enviando alguns prints para facilitar.

G
    M
    T
    Detect languageAfrikaansAlbanianArabicArmenianAzerbaijaniBasqueBelarusianBengaliBosnianBulgarianCatalanCebuanoChichewaChinese (Simplified)Chinese (Traditional)CroatianCzechDanishDutchEnglishEsperantoEstonianFilipinoFinnishFrenchGalicianGeorgianGermanGreekGujaratiHaitian CreoleHausaHebrewHindiHmongHungarianIcelandicIgboIndonesianIrishItalianJapaneseJavaneseKannadaKazakhKhmerKoreanLaoLatinLatvianLithuanianMacedonianMalagasyMalayMalayalamMalteseMaoriMarathiMongolianMyanmar (Burmese)NepaliNorwegianPersianPolishPortuguesePunjabiRomanianRussianSerbianSesothoSinhalaSlovakSlovenianSomaliSpanishSundaneseSwahiliSwedishTajikTamilTeluguThaiTurkishUkrainianUrduUzbekVietnameseWelshYiddishYorubaZulu
    AfrikaansAlbanianArabicArmenianAzerbaijaniBasqueBelarusianBengaliBosnianBulgarianCatalanCebuanoChichewaChinese (Simplified)Chinese (Traditional)CroatianCzechDanishDutchEnglishEsperantoEstonianFilipinoFinnishFrenchGalicianGeorgianGermanGreekGujaratiHaitian CreoleHausaHebrewHindiHmongHungarianIcelandicIgboIndonesianIrishItalianJapaneseJavaneseKannadaKazakhKhmerKoreanLaoLatinLatvianLithuanianMacedonianMalagasyMalayMalayalamMalteseMaoriMarathiMongolianMyanmar (Burmese)NepaliNorwegianPersianPolishPortuguesePunjabiRomanianRussianSerbianSesothoSinhalaSlovakSlovenianSomaliSpanishSundaneseSwahiliSwedishTajikTamilTeluguThaiTurkishUkrainianUrduUzbekVietnameseWelshYiddishYorubaZulu
    Text-to-speech function is limited to 200 characters
  • R4V3RR4V3R 8294 Pontos
    Você tem apenas duas opções para fazer as configurações iniciais:
    1) Colocar a controladora e o ponto de acesso na mesma subrede, configurando a controladora com um endereço IP na faixa 192.168.1.0/24;
    2) Configurar mesmo que temporariamente um servidor DHCP na subrede onde está conectado o ponto de acesso;
    Depois disso, basta adotar o ponto de acesso, e configurar o endereço IP que você quiser via interface da controladora UniFi. Depois você pode mover o equipamento para a subrede/vlan/local apropriado, logicamente se o endereço IP da controladora se modificar neste processo você terá que corrigir o endereço de set-inform no ponto de acesso de acordo. A forma mais fácil de fazer isso é usando o método SSH conforme descrito aqui: https://help.ubnt.com/hc/en-us/articles/204909754-UniFi-Device-Adoption-Methods-for-Remote-UniFi-Controllers
    Boa noite, R4V3R!
    Tudo bem? Espero que sim!
    Desculpa a demora na interação com este tópico no fórum.
    Infelizmente ainda não deu certo. Vou te explicar o que eu fiz e o que aconteceu.
    Primeiramente eu configurei uma máquina virtual (Virtualbox) com o sistema operacional Windows Server 2012.
    O IP que foi configurado para a máquina virtual foi 192.168.16.30 da mesma maneira que eu configurei o controller.
    Após as configurações iniciais, eu realizei a instalação da função de DHCP neste servidor, aonde ele entregava IPS 192.168.16.200-230
    Instalei o software controller da unifi no equipamento e inseri o Unifi UAP que pegou o IP 192.168.16.202. Depois que ele pegou IP, eu fui até a opção network e inseri manualmente o IP que gostaria 192.168.16.243.
    Até essa determinada etapa, tudo estava funcionando corretamente. O que eu fiz após isto foi desligar o Unifi UAP e inseri ele na rede de produção que tinha o controller com o mesmo endereço IP da máquina virtual. Só que quando eu pluguei ele na rede (sem DHCP) o IP retornou a ficar 192.168.1.20.

O que eu devo fazer?

Desde já eu agradeço de coração por todo auxílio
    G
    M
    T
    Detect languageAfrikaansAlbanianArabicArmenianAzerbaijaniBasqueBelarusianBengaliBosnianBulgarianCatalanCebuanoChichewaChinese (Simplified)Chinese (Traditional)CroatianCzechDanishDutchEnglishEsperantoEstonianFilipinoFinnishFrenchGalicianGeorgianGermanGreekGujaratiHaitian CreoleHausaHebrewHindiHmongHungarianIcelandicIgboIndonesianIrishItalianJapaneseJavaneseKannadaKazakhKhmerKoreanLaoLatinLatvianLithuanianMacedonianMalagasyMalayMalayalamMalteseMaoriMarathiMongolianMyanmar (Burmese)NepaliNorwegianPersianPolishPortuguesePunjabiRomanianRussianSerbianSesothoSinhalaSlovakSlovenianSomaliSpanishSundaneseSwahiliSwedishTajikTamilTeluguThaiTurkishUkrainianUrduUzbekVietnameseWelshYiddishYorubaZulu
    AfrikaansAlbanianArabicArmenianAzerbaijaniBasqueBelarusianBengaliBosnianBulgarianCatalanCebuanoChichewaChinese (Simplified)Chinese (Traditional)CroatianCzechDanishDutchEnglishEsperantoEstonianFilipinoFinnishFrenchGalicianGeorgianGermanGreekGujaratiHaitian CreoleHausaHebrewHindiHmongHungarianIcelandicIgboIndonesianIrishItalianJapaneseJavaneseKannadaKazakhKhmerKoreanLaoLatinLatvianLithuanianMacedonianMalagasyMalayMalayalamMalteseMaoriMarathiMongolianMyanmar (Burmese)NepaliNorwegianPersianPolishPortuguesePunjabiRomanianRussianSerbianSesothoSinhalaSlovakSlovenianSomaliSpanishSundaneseSwahiliSwedishTajikTamilTeluguThaiTurkishUkrainianUrduUzbekVietnameseWelshYiddishYorubaZulu
  • R4V3RR4V3R 8294 Pontos
    Desculpa mas você deu meia volta no mundo pra andar 500 metros. Seu ambiente está complicado muito além do necessário, minha recomendação é começar do zero, e de maneira simples. Estes equipamentos são muito fáceis de utilizar, depois que você entende sua forma de funcionamento.
    Bom dia, R4V3R!
    Tudo bem? Espero que sim.
    Eu não posso colocar um ambiente DHCP nesta rede que estou te informando (192.168.16.X). Esta rede é específica para equipamento de rede (switchs, routers, ap, etc). É  nossa rede de gerenciamento aqui na empresa.
    G
    M
    T
  • R4V3RR4V3R 8294 Pontos
    Certo, então a opção 2) que menciono acima não é viável, sobra então apenas a opção 1) que descrevo.
    Boa noite, R4V3R!
    Tudo bem?
    Gostaria de agradecer você pelo auxílio e consegui resolver este problema de uma forma simples.
    Inseri uma nova placa de rede com endereço IP 192.168.1.X.
    Após isto, consegui acessar os equipamentos e alterar o IP para o range que eu queria.

Muito obrigado mesmo!
    G
    M
    T
  • R4V3RR4V3R 8294 Pontos
    Mas nem precisava de outra placa de rede, era só colocar um endereço IP adicional na mesma placa de rede, porém nesta subrede que você cita. ;)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.