Bem-vindo à Comunidade UBNT

Ponto a Ponto desconectando com AIRGRID M5 e AIRGRID M5 HP + AirMax

Caros, estou vendo os logs de um ponto-a-ponto, feito com AirGrid M5 e AirGrid M5 HP, todas em 20db de tx power, enlace com visada limpa, 3km. sinal -60, CCQ 100% .. de um lado (AGM5 HP) como AP WDS e o outro como STATION WDS, Canalizao 20mhz, Criptografia WPA2-AES (PSK)
Todas esto com o fw 5.3.3

Comentários

• Primeiro problema:
    Sem airmax ativado, o enlace sobe mas no consigo trafegar NADA, nem ping passa. Analisando pelo LADO da Station, vejo o TX Rate em 65mbps e o RX Rate em 6mbps. Ja inveti a configurao (STA sendo AP, e o AP sendo STA, mesma coisa), ja tentou outros canais e nada.
    Resolvi ativar o AirMax, o enlace funcionou, com AIRMAX e NO-ACK-PTP passou 40mb agregado.
  • Segundo problema
    O mesmo enlace, fui verificar se estava tudo ok e vi este log NA STATION:
    LOG aqui -> pastebin.com/ARxz5B4P
    e o log do AP-WDS
    LOG aqui -> pastebin.com/LaprxBm3

Alguem sabe me dizer o porque o AP esta desconectando a STATION ?
  • Querido Alexandre, Bom ver voc por aqui.

Cara. isso est parecendo falta de visada... Eu sei que voc especificou que a visada  100% livre, mas o que tem no caminho? Tem telhado de zinco? Passa no meio de fio de luz? Ser que nem uma rvorezinha est atrapalhando? Palha de coqueiro balanando na frente da antena?

Tem hora certa pra cair? Tipo incio da noite ou meio dia?

Muda a amplitude de canal pra 5 MHz e desliga o NoACK pra ver se sinal estabiliza. Se estabilizar vai procurar o que est no caminho atrapalhando a sua vida.

Agora, sobre seu outro problema, a assimetria do link:
    Parece bobeira, mas encontre um jeito de girar a tomada 180 graus e veja se a assimetria desaparece. Outra alternativa  ligar os dois rdios temporariamente numa bateria de alarme.

Abrao,

ZAlves
    (ubiquitibrasil.com.br)
  • Grande Z Alves !!!
    Obrigado pelas consideraes.. O problema da quedas, er porque o DFS estava ativo (tanto no AP como no STA).
    Como estou utilizando o canal 5825, no h necessidade de DFS. E aqui no tem aeroporto !!

Sobre a assimetria do link, com airmax esta 100% passando toda banda que a airgrid aguenta... Acredito que pode ser algum problema entre as verses do hardware.

Grande abrao !!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.