Bem-vindo à Comunidade UBNT

Enlace de 30KM

Ol pessoal,

Sou novo no frum. Tenho um pouco de experincia com rdios Alvarion, mas nenhum em rdios Ubiquiti. Porm, surgiu uma oportunidade de trabalhar junto a um cliente um projeto com rdios Ubiquiti.

Gostaria de saber da comunidade, qual seria o melhor modelo para fazer dois enlaces de 30KM (com visada). Pelo que li at o momento, escolheria o NanoBridge M5-25. Nestes dois enlaces ir passar trfego de cmeras IP, portanto preciso de pelo menos 25MB de throughput.

Gostaria de sugestes. Obrigado. Informo que toda esta experincia ser documentada e postada no frum, futuramente, visando contribuir para com os demais.

--------------------

Hello all,

I'm new to the forum. I have some experience with Alvarion radios, but none in Ubiquiti radios. However, an opportunity arose to work with a client design with a Ubiquiti radios.

I would like to know of the Community, what would be the best model to do two links from 30KM (with sight). From what I read so far, would choose the nanobridge M5-25. In these two links will pass IP traffic cameras, so I need at least 25MB of throughput.

I would like suggestions. Thank you. Report that entire experience will be documented and posted in the forum in future to contribute to others.

Comentários

• Ol amigo,
    Bem-vindo ao frum! Recomendo que realize um site survey da rea antes de montar os rdios. Tambm seria bom planejar o enlace primeiro, utilizando o calculador da Ubiquiti. Ele encontra-se aqui: www.ubnt.com/airlink/
    Para fechar um enlace desse de 30 km, o NanoBridge servir bem. Acredito que voc esteja referindo a 25 Mbps de throughput, em vez de 25 MBps? O NanoBridge consegue passar at 100+ Mbps de throughput em condies ideias.
    Qualquer outra dvida ou pergunta, fique  vontade.
    Abraos,
    Jamie
  • Usei a ferramenta sugerida para calcular uma enlace no de 30, mas de 40 quilmetros. Estou anexando o resultado obtido durante o uso do AirLink. Da, surgiu a dvida;

1. Posso realmente confiar nestes dados?

Vi em alguns lugares, mencionarem que esse modelo de rdio (Nanobridge M5-25) seria para enlaces de at 20km. Algum com experincia neste modelo poderia informar algo a respeito desta dvida?

Obrigado a todos.
    J.B.S.
  • Usei a ferramenta sugerida para calcular uma enlace no de 30, mas de 40 quilmetros. Estou anexando o resultado obtido durante o uso do AirLink. Da, surgiu a dvida;

1. Posso realmente confiar nestes dados?

Vi em alguns lugares, mencionarem que esse modelo de rdio (Nanobridge M5-25) seria para enlaces de at 20km. Algum com experincia neste modelo poderia informar algo a respeito desta dvida?

Obrigado a todos.
    J.B.S.
    Ol amigo,

Eu testei um link de 32 km utilizando o calculador da Ubiquiti (www.ubnt.com/airlink) e consegui fechar um link parecido com um sinal de -70 dBm. Uma alternativa para esse enlace seria dois Rocket M5 com AirMax dish de 30 dBi, se voc acredita que o link ser mais de 30 km.

Para quem quiser olhar rpido o ganho dos rdios da Ubiquiti e compar-los de acordo com o sinal e distnca, visite esta tabela: www.ubnt.com/downloads/UBNT-gain_matrix1b.pdf

Abraos,
    Jamie
  • No, voc no pode confiar nesses dados nem pode confiar nos dados de nenhum outro calculador de enlaces.

A topografia tem elevao estimada e o grfico que voc v no considera vegetao ou edificaes. Pegue o seu grfico por exemplo:

No meio do trajeto voc tem alguns picos e a distncia entre o alto do pico at a base do primeiro rdio da zona de Fresnel  de aproximadamente 25 metros.

Visualmente parece que o enlace  vivel, mas o que acontece se no alto do pico tiver ps de eucalipto que atingem facilmente 40 metros? Acontece o seguinte:

a) Sua liberao de 25 metros deixou de existir e agora tem 15 metros de copa de eucalipto invadindo mais de 40% do primeiro rio da zona de Fresnel. Neste cenrio, seu rdio vai indicar sinal forte, mas o throughput ser baixo e a latncia ser ruim porque as copas de eucalipto impedem que as ondas eletromagnticas propaguem corretamente.

Concluso:
    Os programas de clculo de enlaces so ferramentas que nos do uma idia de como ser o enlace, mas exige uma vistoria secundria e talvez uma visita fsica ao local do enlace. Se for fazer tudo remoto a confiabilidade  de apenas 40%.

ZAlves
    (ubiquitibrasiltreinamentos.com.br)
  • RonmsRonms 0 Pontos

Saudaes

Ol Jamie, me estive olhando esse tpico de 30km, achei interessante, vejo que da para cobrir grandes distancias com esse equipamento, sou novato aqui no form mais quero aprender mais sobre essa tecnologia interessante.

Gostaria de saber aonde posso fazer um curso, quero aprender mais e mais, estou na rea de informtica, esta chegando na casa dos 20 anos.

Obrigado por ler essa msg!

• Dave-DDave-D 0 Pontos

I would not recommend NanoBridge for either 20 or 30Km
    links--and absolutely not for 30 or 40mi. links. Use Rocket M5
    with AirMax 30dBi dish for the 'shorter' links and 34dBi dish
    for the 30 or 40mi. links. Of course they require a clear path.    Dave

• UBNT-JamieUBNT-Jamie 711 Pontos

Caro Ronms,

Recomendo que participe de um dos cursos publicados no calendrio de nosso site de Training.

Abrao,
    Jamie

• R4V3RR4V3R 8480 Pontos

Ronms wrote:

Saudaes 

Ol Jamie, me estive olhando esse tpico de 30km, achei interessante, vejo que da para cobrir grandes distancias com esse equipamento, sou novato aqui no form mais quero aprender mais sobre essa tecnologia interessante.

Gostaria de saber aonde posso fazer um curso, quero aprender mais e mais, estou na rea de informtica, esta chegando na casa dos 20 anos.

Obrigado por ler essa msg!

A Entelco ministra os cursos no Brasil, veja: http://www.entelco.com.br/default/cursos/

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.