Bem-vindo à Comunidade UBNT

Diferença entre o EdgeRouter e o USG

jaunmjaunm 3 Pontos
Boa Tarde a todos!

Trabalho a algum tempo com os AP's Unifi em conjunto com roteadores Mikrotik. Estou afim de começar utilizar os roteadores da Ubiquiti para ter as informações concentradas em um único lugar (controladora). Gostaria de saber qual a diferença e também os prós e contras dos equipamentos USG Pro 4  e EdgeRouter 8 para ambientes empresariais. Os recursos que costumo utilizar muito nos Mikrotiks são: 

•  Regras de firewall para proteção das redes
  • Load balance
  • Fail over
  • Rotas específicas para tráfegos específicos
  • Controle de conteúdo
  • VLAN
OS roteadores da Ubiquiti atenderiam estas demandas? Costumo trabalhar com PME's entre 20 e 100 funcionários e com links de no máximo 120Mb no total (soma de todos os links). 

Eu estou pensando em fazer um projeto piloto em um novo cliente onde precisarei de um roteador na matriz para acerca de 50 conexões simultâneas (35 computadores e 15 mobiles) além de VPN site to site para 3 filiais totalizando cerca de 20 conexões remotas. 

Preço não costuma ser problema pois só trabalho com clientes que enxergam valor na TI.

Desde já agradeço a quem puder me auxiliar.

Comentários

• fconsultfconsult 4 Pontos
    editado abril 2018
    Basicamente os Unifi Dependem muito da GUI e JSON Files para alterar configurações...já a linha Edgemax tem uma interface mais ampla e aberta...
    Acredito que a interface Unifi Controller um dia será tão completa como a interface dos EdgeRouter e Edgeswitchs...
    mas vale salientar que em ambos você pode aplicar configurações manuais por CLI...mas isso tem implicações, pois se por ventura você aplicar mudanças pela interface amigável do Unifi Controller(USG) ou pela GUI dos Edgerouter, as mesmas podem ser perdidas...
    Nesse momento estou configurando VPN IPSEC SITE-TO-SITE entre um EdgeRouter 8 e um EdgeRouter X SFP ambos em localidades distintas conectados por links de internet em fibra ótica, e para surpresa de todos, não funciona de jeito nenhum....
    em resumo cheio de manhas para aplicar as configurações...
  • R4V3RR4V3R 8420 Pontos
    Destes recursos o único que os equipamentos Ubiquiti não atendem é controle de conteúdo. Isso tem que ser feito em um equipamento/serviço exteno. Eu uso sempre uma VM com proxy squid em conjunto com roteadores EdgeMAX.
  • jaunmjaunm 3 Pontos
    Obrigado pelas respostas pessoal!
  • R4V3R disse:
    Destes recursos o único que os equipamentos Ubiquiti não atendem é controle de conteúdo. Isso tem que ser feito em um equipamento/serviço exteno. Eu uso sempre uma VM com proxy squid em conjunto com roteadores EdgeMAX.
    Para limitar banda de cliente a cabo, você sugere o EdgeMAX? Realmente não consigo isso pelo USG?
    vLW
  • UI-SamuelUI-Samuel 824 Pontos
    É bem fácil fazer a limitação da banda na rede cabeada através do EdgeRouter, seja para um host específico ou para toda uma sub-rede, conforme explicado no vídeo que vou embutir no próximo comentário. No USG ainda não é possível fazer esse controle de banda através da interface gráfica do UniFi. O controle de banda no UniFi é aplicado pelo AP na rede WiFi.
  • UI-SamuelUI-Samuel 824 Pontos
    felipe_oliveira
  • R4V3RR4V3R 8420 Pontos
    R4V3R disse:
    Para limitar banda de cliente a cabo, você sugere o EdgeMAX? Realmente não consigo isso pelo USG?
    vLW
    Sim, se isso é um requisito, então você deve usar um EdgeRouter, não USG.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.