Bem-vindo à Comunidade UBNT

Ajuda com configuração de vários dispositivos

Olá pessoal!

Sou novo aqui, assim como também sou novo na utilização de produtos Ubiquiti.

Estou com uma dúvida, e gostaria de compartilha-la para ver se tem um jeito simples de fazer.

A situação é a seguinte, tenho um cliente que tem uma pousada no meio do nada. Ele tentou colocar uma internet via rádio de um provedor aqui de minha cidade, mas os técnicos deles disseram que ele estava numa zona sem visada, e portanto o sinal não chega.

O dono da pousada me pediu para ver se eu conseguia algum tipo de internet pra ele, visitando o local percebi que o mesmo morro que faz "sombra" na cobertura wireless, poderia servir de base para receber e retransmitir a internet para a pousada. Levei meu equipamento para cima do morro e consegui sinal forte e de qualidade, assim sendo, levamos energia elétrica lá pra cima e erquemos uma torre pra acomodar o equipamento.

Agora, estou na fase final de implementação e gostaria de saber como eu configuro os equipamentos que possuo para que operem da forma mais otimizada possível.

Eu tenho um Nanobridge M5 em cima da torre fazendo a recepção da internet que o provedor me envia. Na torre eu também tenho uma Airgrid M5 jogando o sinal na direção da pousada, e na pousada tenho outro Airgrid M5 recebendo o sinal. De lá eu jogo um sinal wireless em 2.4 pra toda a pousada usando um Ubiquiti Power Ap N.

A minha dúvida é a seguinte: qual seria a melhor configuração pra usar em cada um desses aparelhos pra ter uma uma rede mais otimizada, e onde eu pudesse fazer um gerenciamento remoto em cada um desses rádios?

Lembrando que eu estou no mesmo provedor citado, dentro da mesma faixa de ip, digamos que o IP que recebo do meu provedor seja o 192.168.100.110 e o do meu cliente seja 192.168.100.115, já fiz testes e consigo acessar normalmente o rádio, o que não consigo é ver o restante dos dispositivos.

Obrigado de antemão por qualquer ajuda.

Comentários

• Boa noite amigo,
    Antes de tudo, seja bem-vindo ao frum! Parabns pelo trabalho j feito, agora eu pergunto quantos clientes precisa atender na pousada e qual seria a distncia mxima pra jogar esse sinal do Power AP N? Lembre-se da distncia mxima desse AP, o alcance  cerca de 150 m.
    Sendo que h um servidor DHCP passando endereos no site do provedor e tambm, todos os equipamentos (NBM5, e as duas AGM5) esto configurados em modo bridge, todos os dispositivos recebero um endereo nico do servidor DHCP, pois o enlace possui transparncia no nvel 2 do OSI.
    Agora, conecta a AirGrid a uma das portas LAN (no WAN) do Power AP N. deixe-o configurado como Access Point (no WDS), com uma abertura de canal de 20 MHz. Configure o Wireless Mode dele assim como os outros, bridge. Na aba Network, precisa desativar a funo de WAN e DHCP. No endereo LAN, coloque os endereos do gateway, subnet, DNS e finalmente, um IP nico da mesma faixa, como 192.168.100.120.
    Pode acompanhar este guia tambm: www.togaware.com/linux/survivor/Router_Router.html
    Abraos,
    Jamie
  • Olá Jamie, obrigado pela resposta, a pousada é pequena, só tem 8 quartos, e todos numa mesma construção, portanto não serão muitos dispositivos a usar a internet ao mesmo tempo.

O primeiro problema que tem com a configuração que me passastes é que o provedor internet não tem dhcp. Ele me dá um número ip para ser configurado de forma estática, no caso 192.168.100.115 e mais um número adicional, 192.168.100.116. O primeiro número fica sendo o do rádio cliente, no meu caso o Nanobridge, e o segundo o do dispositivo conectado à ele para redistribuir a internet ou se for o caso um computador fixo.

Eu sei como devo configurar o rádio cliente, minhas dúvidas são a partir dele, qual a configuração que eu devo colocar em cada rádio pelo caminho.

Eu posso configurar todos como bridge, ou a inexistência de um servidor dhcp no provedor inviabiliza este tipo de configuração?

Obrigado.
  • Ol amigo,
    Nesse caso eu colocaria um roteador para definir os endereos IPs da rede toda. Como todos os rdios estaro configurados como bridge, eles passaro DHCP sem problema. O NanoBridge ficar com o endereo 192.168.100.115 e o de 192.168.100.116, pertencer ao roteador (servidor DHCP)
    Abraos,
    Jamie
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.