Bem-vindo à Comunidade UBNT

Erros na interface do Nanobridge M5

Montei uma torre com um PtP com 2 nanobridge 22 dbi M5, com 6 km de distncia. Nesta torre possuo um nobreak Nhs 2200 va com 2 baterias estacionrias de 45 amperes Online, mando energia para o alto da torre at os 45 metros de altura esta torre possui 60 metros, cabo de energia na bitola de 6 mm, onde tem um filtro de linha dentro da caixa hermtica onde ligo as fontes dos equipamentos, dentro desta caixa tenho uma RB 750G em Bridge em todas as portas, nela tenho 1 nanobridge M5 e um Rocket M5, e um cabo de acesso a ela que vai at o rack.

Comeou aps um ms de funcionamento a percas de rendimento no throughput do enlace e perda de pacotes, foi quando comecei a reiniciar a rb 750, e voltava ao normal por alguns dias, voltando a acontecer mais frequentemente, troqueia a fonte da rb, no resolveu, foi quando atualizei o firmeware dela para a verso 5 onde tenho mais status das interfaces, foi quando percebi que a interface estava trabalhando em 10 mb. Mesmo assim no teria problemas pois neste enlace no passa nem 5 mb, ok, mas os problemas continuaram, aps a atualizao foi ai que comecei a perceber os erros como na imagem em anexo, providnciei a troca de 3 fontes do nanobridge, e fui olhar a interface do rocket que esta na mesma rb, no aconteceia o problema.

Atualizei o firmeware para todas as verses disponveis e o problema continua, s esta trabalhando em 10 mb a interface LAN.

O que fazer trocar o equipamento ?? Mandar para RMA ??

Comentários

• Ivan, é pouco provável que seja o equipamento. É quase certo que é problema na instalação física.

Podem ser diversas origens de problema, mas esse tipo de problema acaba com o cumprimento da lista abaixo:
    a) Tem que utilizar cabo blindado com aterramento.
    b) O aterramento tem que ser eficiente.
    c) A tomada tem que estar montada corretamente, ou seja, FASE no pino da direita do padrão americano.

-----------------------------
    Neutro I I Fase
    o

Terra
    ------------------------------

d) Utilizar conector RJ45 blindado.
    e) Subir o cabeamento de energia e o cabeamento de dados separadamente.
    f) Correr o cabeamento de dados dentro de eletroduto metálico (nada de plástico revestido) porque o seu cabo pode trabalhar como uma ANTENA e captar sinal espúrio que impede que a porta LAN sincronize em velocidade máxima.

Sei que custa caro, sei que é difícil, mas esse "checklist" tem resolvido o problema que alguns provedores tiveram com baixa velocidade da porta LAN. Pode ser que resolva seu problema também, mas não há garantias de sucesso porque esta é uma dica gratuita postada em um fórum com o onjetivo de apontar uma solução que costuma funcionar quando realizada corretamente.

Sucesso,

ZéAlves
    (ubiquitibrasiltreinamentos.com.br)
  • Ol Ivan,
    Na aba 'Main' do AirOS, pode-se ver o status das interfaces LAN/WAN de seu rdio, (ex. LAN1:100Mbps-Full). Est configurado para 10Mbps ou 100 Mbps de acordo com o AirOS? Recomendo que teste os cabos tambm, pode ser algum problema com a instalao. Est usando cabos blindados e aterrados?
    Abraos,
    Jamie
  • E esqueci de listar o bvio:

g) Fazer as pontas do cabo no padro T568A ou T568B.

ZAlves
    (ubiquitibrasiltreinamentos.com.br)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.