Bem-vindo à Comunidade UBNT

Mudar cliente entre ap unifi

Olá pessoal!
Existe alguma forma de eu mudar um cliente/equipamento de um AP para outro?
Tenho 3 aps na mesma sala o interessante é que existem notebooks mais próximos do AP 1 e mais distantes do AP 3.
Porem eles estão conectados no AP 3.
Tem como eu mandar eles para o 1?

Comentários

• R4V3RR4V3R 8189 Pontos
    Sem usar outro SSID não, porque o protocolo Wi-Fi não funciona dessa forma, ou seja, não comporta esse tipo de manobra.
    Pra fazer isso, você teria que criar outro SSID e propagá-lo apenas em pontos de acesso ou rádios específicos, e então conectar cada equipamento ao SSID que você quer.
    leonardo_ck
  • leonardo_ckleonardo_ck 3 Pontos
    R4V3R disse:
    Sem usar outro SSID não, porque o protocolo Wi-Fi não funciona dessa forma, ou seja, não comporta esse tipo de manobra.
    Pra fazer isso, você teria que criar outro SSID e propagá-lo apenas em pontos de acesso ou rádios específicos, e então conectar cada equipamento ao SSID que você quer.
    Bom então tem algo de podre no reino.
    Tenho 2 salas com 3 aps em cada sala.

Um note esta exatamente em baixo de 1 UniFi AP-AC-Lite
    Mas esta conectado no UniFi AP-AC-LR da outra sala, mas o que é mais intrigante, tem outro UniFi AP-AC-LR entre eles.
    Pela logica ele não deveria esta no de melhor sinal? ou mais próximo?

• R4V3RR4V3R 8189 Pontos
    Não tem nada de podre ou anormal nisso. Quem escolhe onde e quando se conectar/reconectar é sempre o dispositivo cliente. Se ele usar uma lógica ruim pra fazer isso, vai ocorrer exatamente o que você descreve, e embora eu concorde que não devesse ser assim, é responsabilidade de cada fabricante de hardware, drivers e sistemas operacionais implementar as melhores práticas neste sentido.
    A Apple, por exemplo tem artigos técnicos completos descrevendo em detalhes como essa lógica funciona nos equipamentos deles, pelo menos nos iPhones, permitindo assim que o design da rede sem fio possa ser muito melhor, e os eventos de roaming mais previsíveis. ;)
    R4V3R disse:
    Não tem nada de podre ou anormal nisso. Quem escolhe onde e quando se conectar/reconectar é sempre o dispositivo cliente. Se ele usar uma lógica ruim pra fazer isso, vai ocorrer exatamente o que você descreve, e embora eu concorde que não devesse ser assim, é responsabilidade de cada fabricante de hardware, drivers e sistemas operacionais implementar as melhores práticas neste sentido.
    A Apple, por exemplo tem artigos técnicos completos descrevendo em detalhes como essa lógica funciona nos equipamentos deles, pelo menos nos iPhones, permitindo assim que o design da rede sem fio possa ser muito melhor, e os eventos de roaming mais previsíveis. ;)

Até entendo mas a UNIFI, deveria ter algum tipo de mecanismo para ajudar os clientes nesse problema.
    Por exemplo um mecanismo que impeça um equipamento  de se conectar em determinado AP.
    editado junho 7
    Posso ter até quantas rede em 1 UniFi AP-AC-LR?

Salvo me engano são 3.

Então eu poderia fazer o seguinte.

Redes comuns a todos os APs
    SSID_Corporativo
    SSID_Visitantes

E uma rede em cada AP chamada SSID_AP1 para o AP1 e SSID_AP2 para o AP2 e assim em diante, eu poderia colocar nessas redes apenas as estações de trabalho fixas. 
  • R4V3RR4V3R 8189 Pontos

Até entendo mas a UNIFI, deveria ter algum tipo de mecanismo para ajudar os clientes nesse problema.
    Por exemplo um mecanismo que impeça um equipamento  de se conectar em determinado AP.
    Discordo porque isso não é previsto no protocolo 802.11, ou seja, Wi-Fi simplesmente não funciona desta maneira. No entanto, há sim diversas técnicas que podem ser empregadas pra reduzir drasticamente este tipo de comportamento, dependendo do tipo de ambiente, como menor potência de transmissão nos rádios, reposicionamento dos pontos de acesso, MINRSSI, wifi load-balance, band-steering, etc.
    No entanto, independentemente das técnicas que você empregue, isso jamais irá "forçar" o cliente a se conectar à um rádio específico, vai apenas influenciar e direcionar a decisão do dispositivo cliente pro "lado correto", por assim dizer.
    Desta forma, pra fazer o que você descreve anteriormente, sim, é necessário configurar múltiplos SSIDS, que podem ser até 8 neste equipamento, para então "forçar" de maneira artificial determinado dispositivo cliente a se conectar à determinado AP ou rádio.Boa sorte. ;)
    leonardo_ck
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.