Bem-vindo à Comunidade UBNT

airFiber 5XHD - Primeiro PTP e Review

UBNT-DiegoUBNT-Diego 201 Pontos
editado junho 2 em Experiências Exitosas
Meu nome é Chris Sutherland e gerencio uma empresa chamada IPTech que fornece treinamento on-line para ISPs (iptechtraining.com), bem como ajuda vários ISPs sem fio a executar suas redes (roteamento, firewalls, desempenho sem fio, etc.).

Eu recebi dois pares da AirFiber 5XHD para implantá-los em ambientes dos meus clientes e fazer alguns testes. No último fim de semana eu e um dos meus clientes implantamos o primeiro desses dois pares em uma rede, substituindo um link ponto a ponto existente da Mimosa. Nós vamos chegar aos resultados em breve, mas antes de tudo, como este é um review do produto, primeiro vamos ao unboxing:

A primeira coisa que me vi dizendo quando abri a embalagem do produto foi "Uau". A embalagem é incrível, especialmente para um rádio wireless, que normalmente vem em uma caixa de papelão simples e alguns acessórios, não importa qual marca você compre. A Ubiquiti levou essa embalagem a outro nível, no mesmo nível dos seus produtos mais sofisticados.

Ao abrir o AirFiber 5XHD, eu tive o mesmo sentimento ao abrir a embalagem como eu tive quando eu comprei meu laptop Apple Macbook. A experiência foi muito "Apple".

Eu não tenho certeza se era essa a intenção, mas se era, eles acertaram.

Esta foi uma das poucas vezes em que fiquei realmente empolgado em instalar um novo rádio, e sinceramente me senti mal em usar esses novos rádios e instalá-los em algum poste enferrujado no sol. A caixa em si tem até alguns detalhes com imãs na tampa principal e pequenos compartimentos no interior. No fim, você até se sente mal jogando a caixa fora, pois parece muito chique para jogar no lixo.

Em suma, a embalagem ajuda o comprador a apreciar o quão “premium” o produto realmente é, e faz você se sentir como se estivesse segurando um produto muito mais caro do que realmente é.
Agora, vamos falar sobre o desempenho; até porque, por mais bonito que este produto e sua embalagem sejam, se ele não funcionar, será inútil.

O link onde esses novos rádios estavam sendo implantados não é uma grande distância. São apenas 2 km, mas a interferência neste link curto é bastante alta e, portanto, torna extremamente difícil atingir altas velocidades em faixas de frequência não licenciadas.

O equipamento que este ponto a ponto estava usando anteriormente era com Mimosa, e tinha um desempenho muito bom considerando a interferência que acabei de mencionar. O problema que enfrentávamos era que precisávamos de um link com desempenho melhor, pois tínhamos cada vez mais clientes usando esse link de backhaul, mas a única maneira de obtermos a velocidade necessária era configurar os rádios em uma frequência fora dos limites legais permitidos no nosso país. Então, aqui estão algumas estatísticas de desempenho com os rádios da Mimosa rodando em uma frequência tecnicamente ilegal:
A taxa de download do cliente que recebíamos em qualquer frequência legal era de aproximadamente 100 Mbps, e quando colocávamos em um canal fora dos limites legais, estávamos obtendo aproximadamente 200 Mbps de download para nossos clientes. O upload ficava bem melhor praticamente quase o dobro dessa velocidade, mas como eu tenho certeza que a maioria de vocês vão concordar comigo, o download é rei, e é onde precisamos de desempenho.
Então, sabíamos que não poderíamos deixar os rádios Mimosa em uma freqüência ilegal, e já tínhamos tentado todas as outras freqüências e mexido com todas as outras configurações possíveis que o Mimosa tinha (tx power, largura do canal, etc), mas precisávamos daquela velocidade extra.

Então entrou o AirFiber 5XHD.

A implantação foi rápida, e nós acoplamos os rádios a algumas antenas RocketDish 5GHz que estavam paradas. A configuração inicial foi igualmente fácil, e deixamos tudo praticamente nas configurações padrão. Nós nos certificamos de escolher uma freqüência (legal desta vez) que fosse o mais limpa possível, ajustamos a largura do canal para o máximo, e deixamos assim.

Mas o link não foi bem.

Eu tinha me esquecido completamente de ajustar a potência dos rádios. Estávamos com valores de sinal de -35 e nem tínhamos feito o alinhamento ainda. Fizemos alguns ajustes na interface do rádio alterando os ganhos de antena e potência de saída.

Neste ponto do texto, gostaria também de fazer uma menção honrosa à ferramenta de alinhamento incorporada na interface dos novos AirFiber. Absolutamente genial, mesmo para um link de curta distância.

Como você pode ver, estávamos obtendo ainda mais desempenho do que os rádios da Mimosa estavam fornecendo, mas agora com uma frequência legal, mas um teste de largura de banda adequado confirmaria:

Então passamos de um download de 100Mbps para um pouco mais de 300Mbps com os rádios AirFiber 5XHD, e esse salto foi feito legalmente.

Tenho certeza de que o desempenho que alcançamos seria ainda melhor se tivéssemos usado as antenas AirFiber Dish ou um kit Dual-Slant para nossas antenas Rocket. Podemos tentar atualizar este link com as antenas / kits em um futuro próximo, mas devido ao fato de que o link está fornecendo desempenho mais do que suficiente, vamos ver como funciona.

Nós continuaremos a jogar e ajustar o link nos próximos dias e se eu encontrar algo que valha a pena mencionar, vou postar aqui, mas basta dizer que estou muito impressionado com o equipamento AirFiber 5XHD, desde embalagem até desempenho.

Outra coisa a mencionar é que esses rádios são relativamente novos, então muitos novos recursos de firmware e melhorias de desempenho são esperados para os próximos meses, o que me deixa bastante animado com os testes.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.