Bem-vindo à Comunidade UBNT

Internet de um prédio pro outro

Olá amigos aqui do forum, tudo bem?

Os dois prédios do desenho abaixo possuíam sua própria internet e hoje migrei para somente uma que vem pelo prédio 1.
Era mais simples antes pra mim, que sou iniciante, e agora ficou um pouco mais cabeludo a parte da rede.
Mas tudo bem, os nanobeans estão se comunicando bem e o que pegou pra mim é:

1) Quais são as melhores práticas do uso do equipamento nesse cenário?

2) Eu gostaria de manter esse Gateway apenas para a rede do Prédio 2 e e possível também alimentar ele apenas com o Switch.
Assim liguei o Nanobeam no Switch, mas o Gateway como faço? Ligo um cabo Switch > Wan e outro cabo Switch > Wan?

3) A parte dos IPs me deixaram confusos tbm. Eles estão assim, mas me parece que não é a melhor maneira.
Modem Vivo 192.168.25.1
Roteador Prédio 1 192.168.0.1
Prédio 2 192.168.1.1

Fiquem a vontade para me sugerirem tutorial para ler ou assistir que vou ficar felizão em aprender e fazer do jeito certo.

Um abraço pra vocês e obrigado!!

Comentários

• R4V3RR4V3R 8140 Pontos
    Essa questão é bem mais simples do que parece inicialmente, na verdade você até complicou as coisas um pouco.
    No prédio 1, não entendi porque tem um roteador com com computadores conectados à ele, sendo que o switch está conectado diretamente ao modem da vivo? Não faz muito sentido isso.
    Já o que deveria ser o roteador principal da rede, o USG, você jogou pro segundo prédio.. ele deveria estar junto com o modem da operadora...
    A parte mais fácil, pelo menos a parte lógica, é o enlace entre os prédios, se corretamente configurados, os equipamentos vão funcionar exatamente como cabos de rede, então são transparentes.
  • leofelippileofelippi 3 Pontos
    Olá R4V3R!! Obrigado pela atenção, compliquei né :)
    Que bom, assim vai ser mais fácil consertar.

A bagunça que fiz no prédio 1 tem relação com a divisão dos andares e leiguice mesmo, mas vamos consertar.