Bem-vindo à Comunidade UBNT

Internet de um prédio pro outro

Olá amigos aqui do forum, tudo bem?

Os dois prédios do desenho abaixo possuíam sua própria internet e hoje migrei para somente uma que vem pelo prédio 1.
Era mais simples antes pra mim, que sou iniciante, e agora ficou um pouco mais cabeludo a parte da rede.
Mas tudo bem, os nanobeans estão se comunicando bem e o que pegou pra mim é:

1) Quais são as melhores práticas do uso do equipamento nesse cenário?

2) Eu gostaria de manter esse Gateway apenas para a rede do Prédio 2 e e possível também alimentar ele apenas com o Switch.
Assim liguei o Nanobeam no Switch, mas o Gateway como faço? Ligo um cabo Switch > Wan e outro cabo Switch > Wan?

3) A parte dos IPs me deixaram confusos tbm. Eles estão assim, mas me parece que não é a melhor maneira.
Modem Vivo 192.168.25.1
Roteador Prédio 1 192.168.0.1
Prédio 2 192.168.1.1

Fiquem a vontade para me sugerirem tutorial para ler ou assistir que vou ficar felizão em aprender e fazer do jeito certo.

Um abraço pra vocês e obrigado!!

Comentários

• R4V3RR4V3R 8140 Pontos
    Essa questão é bem mais simples do que parece inicialmente, na verdade você até complicou as coisas um pouco.
    No prédio 1, não entendi porque tem um roteador com com computadores conectados à ele, sendo que o switch está conectado diretamente ao modem da vivo? Não faz muito sentido isso.
    Já o que deveria ser o roteador principal da rede, o USG, você jogou pro segundo prédio.. ele deveria estar junto com o modem da operadora...
    A parte mais fácil, pelo menos a parte lógica, é o enlace entre os prédios, se corretamente configurados, os equipamentos vão funcionar exatamente como cabos de rede, então são transparentes.
  • leofelippileofelippi 3 Pontos
    Olá R4V3R!! Obrigado pela atenção, compliquei né :)
    Que bom, assim vai ser mais fácil consertar.

A bagunça que fiz no prédio 1 tem relação com a divisão dos andares e leiguice mesmo, mas vamos consertar.

Pra ter uma noção dos andares.
    No térreo estão Modem + Cameras
    No 1º a minha empresa, com o roteador e dois computadores ligados via ethernet pois preciso da rede Gigabit + uma rede Wifi.
    No 2º andar o apartamento dos meus pais com o switch com os APs, Nanobeam e televisão ligados a ele + um Wifi diferente, (mas que poderia ser o mesmo tbm do 1º andar)

Vou então trazer o USG pro prédio 1, depois do Modem Vivo.
    As cameras mantenho elas ligadas no modem.
    O Roteador do andar 1 vou conectar no Switch do andar 2 e testar assim.
    Atualizei o esboço ali pra ajudar tbm a ver.
    A e coloquei também um print do airmax entre as duas nanobeans pra vc ver se tem algo errado..

Obrigado mais uma vez :)
    e um grande abraço
  • R4V3RR4V3R 8140 Pontos
    Ah agora sim, faz bem mais sentido essa topologia... :)
    Sim, obrigado mesmo R4v3r!

Consegui fazer as mudanças, adotar todos os aparelhos no Controler e o NanoBean está rodando bem também.

Nesse cenário, qual a melhor maneira de proteger a rede do Prédio 1 dos acessos nos AP do Prédio 2? 

Um grande abraço e obrigado!!

• R4V3RR4V3R 8140 Pontos
    Fácil.. que tal usar 2 VLANs, sendo uma para cada prédio? Toda a sua estrutura comporta essa topologia tranquilamente, então o tráfego pode ser segmentado da maneira como você desejar...
    Perfeito R4v3r! matasse o meu problema aqui. Obrigado mesmo!
    Acabei fazendo uma 3ª VLAN para o 1º andar do prédio 1 também.

Tive dificuldade no começo com o VLAN,
    pois demorei para entender que precisava do criar um switch port profile além do network.
    No fim das contas parece que está tudo certo aqui
    Um grande abraço e valeu mais uma vez!!
  • R4V3RR4V3R 8140 Pontos
    editado junho 13
    De fato, a lógica usada para tratar VLANs na plataforma UniFi é obscura e confusa pra quem já é acostumado com o tema, mas depois que você entende a lógica por traz e agilidade e facilidade de trabalhar.. é uma maravilha..
    Imagina criar um tronco de 20 VLANs passando por 10 switches... moleza.. hahaha. Agora configurar um por um individualmente não ia ser uma tarefa muito legal, sem contar muito mais propensa à erros...
    R4v3r, é verdade pensando dessa forma faz muito sentido a facilidade.
    Obrigado por toda força aqui, me ajudasse um monte :)
    Abração e até!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.