Bem-vindo à Comunidade UBNT

Ajuda com estrutura de um Bloca a outro Bloco

Olá,
Tenho um projeto que preciso que a internet funcione de um bloco para outro. Fiz um esquema de como está minha estrutura hoje.
Não possuo servidor ou qualquer outra estrutura de rede mais elaborada. Tive que improvisar um switch com um roteador. 
A minha realidade de localização não me permite um link melhor, apenas tenho acesso via radio para internet.
Gostaria de uma ajuda de como melhorar o meu sinal. Pois, desde que instalei o Unifi, a distância de acesso do sinal melhorou e ficou mais estável quando está funcionando. Por ser uma internet a rádio qualquer oscilação o sinal cai.
Além disso, no Bloco 2, nas duas salas ao subir as escadas perco completamente o sinal.

Agradeço qualquer ajuda para melhorar esse sinal, mesmo que a sugestão seja um repetidor. Ou caso possuam uma experiência melhor agradeço. 

Comentários

• UBNT-SamuelUBNT-Samuel 227 Pontos
    editado julho 6
    Em relação a ausência de sinal no Bloco 2, o ideal seria passar um cabo até esse bloco para conectar um AP adicional. Se fazer isso for realmente impossível, você pode recorrer ao recurso "Wireless Uplink" para conectar o outro AP via wireless (repetidor) ao AP principal (raíz).

Um detalhe ainda mais importante do que respostas "mágicas" com a solução do seu problema, é que você sempre faça um survey no seu ambiente para determinar o tamanho das células e a quantidade de APs que você realmente precisa em cada bloco.  

A quantidade de APs que você vai realmente precisar no seu ambiente depende do tamanho da célula no seu ambiente que, por sua vez, depende da potência configurada no AP (alta, média, baixa, personalizada). Para não te passar um número "mágico", uma boa prática seria:

1) instalar o primeiro AP (você já fez isso);
    2) baixar a potência para médio, já que o rádio da maioria dos clientes opera com a metade da potência padrão do AP;
    3) fazer um survey para medir o alcance do sinal do primeiro AP e, portanto, identificar o limite da célula.

Fazendo isso você já sabe onde instalar os demais APs (se necessário) e terá uma boa ideia de quantos serão necesários.
    caborg
  • caborgcaborg 1 Point
    Obrigada pela ajuda.
  • caborgcaborg 1 Point
    @UBNT-Samuel, por favor, pode me orientar para realizar os itens:
    2) baixar a potência para médio, já que o rádio da maioria dos clientes opera com a metade da potência padrão do AP;
    3) fazer um survey para medir o alcance do sinal do primeiro AP e, portanto, identificar o limite da célula.

editado julho 25
    2) Devices > "Selecionar o AP" > Config > Radios > Transmit Power (2G|5G)

3) Uma estratégia é você posicionar o primeiro AP e se afastar dele medindo o nível de sinal até um valor que você considere suficiente para o seu projeto, por exemplo -75dBm. Feito isso, você já identificou qual o limite da célula e pode continuar a fazer isso sucessivamente com vários APs. É bastante trabalhoso, mas é assim que funciona...
  • caborgcaborg 1 Point
    No meu notebook com -72dBm, está trabalhando normal, porém, não são todos os notebooks que estão funcionando normalmente. Pode ser que devido ao notebook ser mais antigo, perca alguma qualidade de sinal?
    Com certeza haverá diferença, já que cada dispositivo cliente tem rádios/antenas com diferentes sensibilidades de recepção. Na prática você nunca terá medidas idênticas em dispositivos diferentes porque não é assim que wireless funciona...
    editado julho 25
    Quanto mais você quiser garantir qualidade na recepção do sinal RF, mais rigorosa tem que ser em relação ao valor do sinal recebido para determinar o limite da célula. Por exemplo, uma célula dimensionada com o limite de -65dBm é MUITO melhor do que outra dimensionada com o limite de -75dBm (uma média muito comum). 
  • caborgcaborg 1 Point
    Agora acredito ter entendido, muito obrigada @UBNT-Samuel
    UBNT-Samuel
  • caborgcaborg 1 Point
    @UBNT-Samuel por favor, pode informar se o ping influência no dBm? Pois, realizei todas as orientações que você me passou, também troquei o canal para 6 devido aos equipamentos não estarem funcionando no canal 11. Porém, notei que no momento que faço a medição do dBm ele está sofrendo uma grande alteração, e como meu ping hoje está oscilando bastante, acredito que isso esteja influenciando. 
    Não, a latência do ping não melhora ou piora a qualidade do sinal em dBm. Ou seja, se o seu link de Internet estiver muito ruim em um dia qualquer, isso não muda em nada a qualidade do sinal de rádiofrequência. O contrário, no entanto, faz mais sentido... Se a qualidade do seu sinal de rádiofrequência estiver ruim, isso vai afetar o ping porque haverá aumento de latência decorrente de retransmissões. 
    caborg
  • caborgcaborg 1 Point
    certo, mas para melhorar sinal de radiofrequência, daí teria que fazer o teste que você falou e ir inserindo mais APs para que o sinal fique estável e melhor, correto?
  • caborgcaborg 1 Point
    E outra coisa, como tenho uma internet de 4MB via rádio, se eu colocar uma internet fibra, teria algum impacto de melhora no sinal?
    editado agosto 7
    Um link de Internet de melhor qualidade deve melhorar a velocidade de navegação, mas não vai interferir no sinal de rádio frequência. O que determina a qualidade do sinal de RF é a Razão Sinal/Ruído (SNR), que significa a diferença entre o Sinal Recebido (RSSI) pelo cliente e a interferência por ele "percebida".
    caborg
    caborg disse:
    certo, mas para melhorar sinal de radiofrequência, daí teria que fazer o teste que você falou e ir inserindo mais APs para que o sinal fique estável e melhor, correto?
    Correto, recomendo que siga as orientações deste artigo:
    Planejamento de Canais em Redes WiFi: Como Fazer?
    caborg
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.