Bem-vindo à Comunidade UBNT

Aircontrol derrubando estações de cliente

Prezados,

Instalei o AirOS aqui no meu ISP e gostei muito do que vi... Simples e facil de manipular qualquer equipamento instalado na rede, design facil, enfim... Duas semanas com ele funcionando e tudo na boa, até que na sexta feira passada começaram os problemas de cliente reclamando queda de conexao.

Primeiro achei que fosse o problema do Skynet, troquei firmware e nada. Depois pensei que fosse conflito de ip derrubando os radios, e nada. Pensei que fosse problema de frequencia e ai cheguei a "solução". Como uso Access Point WDS nas torres alterei em uma direcao para 20mhz e outra para 40mhz. Funcionou durante o fim de semana e logo na segunda de manha caiu tudo novamente. Alterei a potencia dos rádios e nada. Fui até as torres e troquei os Rockets e nada. Terça e quarta o dia inteiro mexendo e nada. O mais estranho era que os PtP funcionavam perfeitamente, mas as estacoes ligadas nas torres 2 e 3 umas funcionavam e outras não. Logo que reiniciava os AP's todos se conectavam e apos alguns minutos caiam. Mas parei para pensar e me liguei que quando eu reiniciava qualquer access point a latencia ia para 2000ms ou mais por uns 2 minutos e ai me veio o pensamento de desativar o servidor AirControl.

De ontem para hoje consegui dormir bem e hoje nada aconteceu durante o dia inteiro.
Em anexo segue a topologia usada aqui para voces entenderem melhor.

Minhas perguntas são:
Porque o software AirControl derrubava apenas alguns clientes que se associavam aos Ap's e os PtP se mantinham ativos?

Porque quando eu alterei a frequencia para 20Mhz as estaçoes se mantiveram conectadas durante o fim de semana?

Qual o relacionamento tem o AirControl com a frequëncia usada pelos APs?

Porque quando eu aplicava alteracoes em qualquer estacao cliente todos os radios perdiam a comunicacao com os AP's e a latencia ia lá encima?

Sei que sao muitas duvidas, mas esse é o papel do nosso fórum :)

Compartilhem suas experiencias!

Um Abraço!

Comments

• A no ser que voc tenha programado o AirControl para realizar alguma ao nos seus rdios ou APs, no deveria apresentar esse comportamento. Tanto  realidade que voc utilizou o AirControl por duas semanas sem dificuldades.

Eu no atribuiria a causa do problema diretamente ao AirControl. Foi alguma configurao que ficou programada para data futura ou algo similar sem relao ao AirControl.

ZAlves
  • A no ser que voc tenha programado o AirControl para realizar alguma ao nos seus rdios ou APs, no deveria apresentar esse comportamento. Tanto  realidade que voc utilizou o AirControl por duas semanas sem dificuldades.
    Eu no atribuiria a causa do problema diretamente ao AirControl. Foi alguma configurao que ficou programada para data futura ou algo similar sem relao ao AirControl.
    ZAlves
    Com certeza achei isso muito estranho, duas semanas funcionando sem problmas, tenho certeza que tambem nao deixei nenhuma tarefa agendada no AiroControl, mas posso dizer que tem haver algo relacionado com ele sim pois ja sao 2 dias apos a desinstalacao dele e tudo funciona como sempre funcionou.
    Sou fiel aos equipamentos ubiquiti e somente uma vez tive problema com atualizacao de firmware, tenho toda a linha de equipamentos dentro da minha rede e somente com o AirControl eu perdi algumas noites de sono :(
    Bom,,, essa foi a minha experiencia e se alguem passar pela mesma situacao exponha qual a solucao foi dada.
    Com certeza nem sempre o que funciona bem para uns serve bem para outros, mas mesmo assim todas as dvidas que citei acima ainda estao no ar.
    Um Abraco
  • Mais uma vez tentei colocar o AirControl pra funcionar aqui e a mesma situação acontece...

Quando cheguei a conclusao que era o AirControl que estava derrubando alguns clientes eu desinstalei o software e automaticamente minha rede ficou normal, mas de acordo com os colegas que postam nos fórums niguém teve problema semelhante, e ai resovi mais uma vez testar a ferramenta. |Reistalei o mesmo hoje e nao demorou 5 minutos para cair os clientes que estavam ligados em um dos Rockets.

Volto a dizer que não tenho nenhuma tarefa agendada no AirControl,,, simplismente instalei ele e fiz um search para encontrar as estaçoes de cliente... alguns mesmo estando ativos nao fazem o provisionamento acusando que estao desligados, outros fazem normalmente, e outros desconectam e só voltam após o reinicio do Rocket onde está conectado, porém cai rapidamente... o mais estranho é que tem algumas estacoes que se mantem conectadas.
  • Mande desinstalar o Air Control e certifique-se de mandar apagar as configuraes tambm.
    Pegue a verso mais recente no site da ubnt e depois reinstale e veja se para de cair.
    No restaure nenhum backup at ter certeza que a rede est estvel.
    Se continuar caindo, instale o AirControl em outro computador para ver se esse compirtamento errneo se repete.
    ZAlves
  • A primeira providencia que tomei foi instalar em outra maquina uma versao baixada na hora e limpa de qualquer configuracao antiga. Nao sei se  algum erro para a versao em windows, mas como estou tendo acesso as maquinas por acesso remoto vou ter que aguardar e fazer uma maquina dedicada para isso com linux quando retornar ao Brasil.
    Outro detalhe  que as maquinas com Windows que estou testando o AirControl estao conectadas a rede atravs de um NanoStationM5 com estao cliente. Nao sei se as requisies solicitadas de outros equipamentos esto causando o problema. Mas no meu ver isso iria causar o problema em todos os equipamentos e nao somente em alguns.
  • Outro detalhe  que as maquinas com Windows que estou testando o AirControl estao conectadas a rede atravs de um NanoStationM5 com estao cliente. Nao sei se as requisies solicitadas de outros equipamentos esto causando o problema. Mas no meu ver isso iria causar o problema em todos os equipamentos e nao somente em alguns.
    O AirControl abre muitas conexes simultaneas, e dependendo do tamanho da sua rede talvez isso possa ser um problema para a Nano. Mas no detalhe de ficar resetando equipamento no viria ao caso, apenas as estaes ficariam off-line.
    Aqui uso o AirControl desde a primeira verso, inclusive roteado, meu servidor fica em uma rede separada, os APs em outra e os clientes em outra rodando sobre PPPoE e mesmo assim monitoro tudo atraves dele.
    O unico problema que tenho  que alguns CPEs de clientes teimam em ficar off-line depois de um tempo e no voltam mais a ficar on-line, sempre so os mesmos. A tenho que excluir e incluir novamente. At agora no consegui descobrir o que possa ser. Mas de resto est tudo ok, inclusive tenho tarefas agendadas para reinicio dos APs e aparentemente est tudo ok.
    Os seus equipamentos que reiniciam so sempre os mesmos ou so aleatrios?

• O unico problema que tenho é que alguns CPE´s de clientes teimam em ficar off-line depois de um tempo e não voltam mais a ficar on-line, sempre são os mesmos. Aí tenho que excluir e incluir novamente. Até agora não consegui descobrir o que possa ser. Mas de resto está tudo ok, inclusive tenho tarefas agendadas para reinicio dos AP´s e aparentemente está tudo ok.
    Também reparei isso, mesmo conseguindo acessar o equipamento ele mostar durante algum tempo como online e depois fica off so retornando após excluir e incluir novamente sempre com os mesmos clientes.
    Os seus equipamentos que reiniciam são sempre os mesmos ou são aleatórios?
    Alguma coisa derruba a conexao dos clientes,,, o que acontece é que após eu reiniciar o AP ao qual estao ligados eles retornam, porém depois de algum tempo desconectam novamente.

Mas como nao vale a pena ficar batendo cabeça e vou aguardar para quando eu puder fazer uma maquina em linux.
  • Alguma coisa derruba a conexao dos clientes,,, o que acontece é que após eu reiniciar o AP ao qual estao ligados eles retornam, porém depois de algum tempo desconectam novamente.
    Por acaso o registro de log´s do AP está ativado?
  • Por acaso o registro de log´s do AP está ativado?
    Todos os equipamentos que tiveram queda apos a ativação do AirControl apresentam a mesma informação no AP:

Feb 16 02:43:13 wireless: ath0 Sending deauth to 00:27:22:xx:xx:xx. Reason: Unspecified (1).
  • Todos os equipamentos que tiveram queda apos a ativao do AirControl apresentam a mesma informao no AP:

Feb 16 02:43:13 wireless: ath0 Sending deauth to 00:27:22:xx:xx:xx. Reason: Unspecified (1).
    Seguinte, desativa os logs dos APs, por algum motivo pode estar havendo um estouro de memoria e o AP trava, aqui aconteceu isso com um AP que eu deixei o log ativado. Se possivel desativa os logs, deixa em teste e posta o resultado para ns. Tambm desative os logs nos clientes, aqui deixo tudo desativado,  uma economia a mais no processamento, na memoria, na energia e no $$$. O planeta agradece:-)
  • Seguinte, desativa os log´s dos AP´s, por algum motivo pode estar havendo um estouro de memoria e o AP trava, aqui aconteceu isso com um AP que eu deixei o log ativado. Se possivel desativa os log´s, deixa em teste e posta o resultado para nós. Também desative os log´s nos clientes, aqui deixo tudo desativado, é uma economia a mais no processamento, na memoria, na energia e no $$$. O planeta agradece:-)
    Engraçado, nunca precisei ativar o log de meus equipamentos, mas depois que resolvi testar o AirControl fui praticamente obrigado a ativar senao ele nao provisionava, além de ter que tambem ativar o NTP Client.
    Não vou instalar novamente o AirControl até a Ubiquiti lançar uma versão stable.
    Acredito que se fosse problema de estourar a memória o AP travaria completamente e nao desconectaria somente alguns clientes.
    Uso meus AP's todos como WDS e se ele travasse pelo estouro de memória eu teria que ir até a base para reiniciar manualmente,,, o que não é o caso,,, o WDS continua ativo, alguns clientes ativos e somente alguns desconectam...
    A solução é ficar sem o AirControl e conseguir dormir tranquilo :)
  • Acredito que se fosse problema de estourar a memria o AP travaria completamente e nao desconectaria somente alguns clientes.Uso meus AP's todos como WDS e se ele travasse pelo estouro de memria eu teria que ir at a base para reiniciar manualmente
    Exato,  o que acontecia aqui quando ativava o log no AP, somente desligando a energia e religando novamente para o radio voltar ao normal. No ficou bem claro na sua explicao, eu entendi que todos os clientes desconectavam e ai sim tinha que resetar o radio.
    Talvez o problema esteja na questo AP/WDS, aqui minhas torres so interligadas atraves de PtP, talvez por isso no aparea esse problema.
    Imagino tambm que poucos provedores usem esta topologia que voc est usando, pois ela  muito limitada a expanso da rede, este pode ser o porm de quase ninguem reclamar deste problema que voc enfrenta.
    Mas  isso ai, conversando a gente se entende! :thumbsup:
  • Talvez o problema esteja na questão AP/WDS, aqui minhas torres são interligadas atraves de PtP, talvez por isso não apareça esse problema.

Imagino também que poucos provedores usem esta topologia que você está usando, pois ela é muito limitada a expansão da rede, este pode ser o porém de quase ninguem reclamar deste problema que você enfrenta.
    O problema nao é no AP/WDS nao amigo, o grafico que postei mostra exatamente o que tenho como topologia. Considere que nesse momento todos os clientes estao ativos nas 3 torres que usam AP/WDS. Se eu ativar o AirControl automaticamente a torre 2 derruba as stations 1 e 2, mantendo a 3 ativa... A torre 3 derruba a station 2 e mantem a 1e 3 ativas,,, e assim fica aleatoriamente. Nenhum problema dos que enfrentei para implantar a rede WDS derrubou meus clientes como o que acontece quando eu ligo o AirControl.

O que estou aqui questionando é o porque de acontecer o problema somente quando ativo o software.

Pra mim isso deixou de ser problema pois sou meio teimoso e não vou colocar ele rodando até uma versão Stable como disse antes.

Que bom que cheguei a essa conclusão de que o AirControl derrubava os clientes, senao estaria procurando chifre em cabeça de cavalo até agora :)
  • O problema nao é no AP/WDS nao amigo, o grafico que postei mostra exatamente o que tenho como topologia. Considere que nesse momento todos os clientes estao ativos nas 3 torres que usam AP/WDS. Se eu ativar o AirControl automaticamente a torre 2 derruba as stations 1 e 2, mantendo a 3 ativa... A torre 3 derruba a station 2 e mantem a 1e 3 ativas,,, e assim fica aleatoriamente. Nenhum problema dos que enfrentei para implantar a rede WDS derrubou meus clientes como o que acontece quando eu ligo o AirControl.

O que estou aqui questionando é o porque de acontecer o problema somente quando ativo o software.

Pra mim isso deixou de ser problema pois sou meio teimoso e não vou colocar ele rodando até uma versão Stable como disse antes.

Que bom que cheguei a essa conclusão de que o AirControl derrubava os clientes, senao estaria procurando chifre em cabeça de cavalo até agora :)
    Por acaso estas station que desconectam são aquelas mais antigas que você se referiu em outro tópico?
  • Por acaso estas station que desconectam são aquelas mais antigas que você se referiu em outro tópico?
    Os equipamentos que me referi em outro tópico estao rodando normal com a v5.3.3 com patch aplicado 189.84.0.10/ubnt.php compilado pelo Alexandre J Correia.

Estes clientes foram instalados com novos equipamentos e estao funcionando normalmente desde o dia em que foram instalados, exceto com o AirControl ativo.
  • Amigo tive o mesmo problema, estava com o Firw 5.3, e estava usando no setup WIRELESS no item Country Code: Compliance Test em toda a rede, e nas Bases o SSID era aberto para qualquer concorrente me visualizar.
    Para resolver tive que atualizar toda a rede para 5.5 e mudar o Pais com menos canais que no meu caso usei Country Code: Brasil e por carater de SEGURANCA mudei o nome do SSID e escondi o SSID. Escondendo o SSID evita que algum concorrente utilize uma antena com o mesmo nome da sua BASE, porque na logica o que se conecta primeiro e a wireless, sendo assim meus clientes nao ira se conectar em outra BASE desconhecida mesmo usando criptografia.
    Outra sugestao, nao conecte mais de 50 usuarios em uma BASE.
    Por incrivel que pareca a rede ficou normal. Estive em uma empresa (WDC) representante da UBNT fazendo um curso da UBNT e questionei meu problema, mais eles tambem nao sabia porque isso causava, So acabei gastando dinheiro com o curso e resolvendo o problema por minha conta. Ate hoje nao sei o que causou tal problema.
  • ...com a v5.3.3 com patch aplicado compilado pelo Alexandre J Correia...
    Independente de funcionar ou não, o consumidor deve evitar o uso de firmware compilado/adaptado por terceiros.

USE APENAS FIRMWARE ORIGINAL UBIQUITI. Usando firmware adaptado por terceiros torna-se um sistema experimental.

Não há coordenação entre o que foi escrito e corrigido nas versões oficiais UBNT com as versões de terceiros.
  • Amigo ZeAlves, li uma materia sua que as antenas mais antigas como NanoStation5 Loco da UBNT, daria para atualizar o firmware e ativar o AirMax.
    Este Procedimento funciona? E interessante ter ativo o AirMax na rede toda?
    Como proceder a atualizacao nas antenas mais antigas da UBNT?
    Fico no aguardo...
  • Amigo ZeAlves, li uma materia sua que as antenas mais antigas como NanoStation5 Loco da UBNT, daria para atualizar o firmware e ativar o AirMax.
    Este Procedimento funciona? E interessante ter ativo o AirMax na rede toda?
    Como proceder a atualizacao nas antenas mais antigas da UBNT?
    Fico no aguardo...
    Oi Unibraz.

Abri um novo tópico pra responder sua pergunta sem desviar do conteúdo original deste tópico em andamento. Acesse:
    forum.ubnt.com/pt/showpost.php?p=389084&postcount=1

[]´s

ZéAlves
Sign In or Register to comment.