Bem-vindo à Comunidade UBNT

Problema de aquecimento EDGESwitch 48P (ES-48-Lite)

wilfoxwilfox 0 Pontos
Bom dia a todos, 
Em minha empresa tenho dois EdgeSwitchs 48P  que estão superaquecendo, já reparei que o cooler fan não estão funcionando, 
A temperatura média em operação está em 76 C, e o indicado pelo fabricante é 40 C.
O equipamento não está em garantia, vocês aconselham a remover o cooler e levar a um tecnico? 
Ou a compra de dois novos cooler, o problema que não consigo achar quem venda esse tipo de produto.
Obrigado 

Willians Soares 

Comentários

• R4V3RR4V3R 8387 Pontos
    Bom eu não tenho nenhuma unidade deste equipamento especificamente, mas você tem certeza de que ele possui ventiladores internos, correto? Caso positivo, estes estão funcionais ou não?
    A temperatura é alta pra esse equipamento sim, mas onde foi que você viu que a recomendação seria mantê-los em 40C? Pergunto pois nenhum switch da Ubiquiti, seja da linha EdgeSwitch, ou UniFi Switch que eu já tenha visto trabalha nessa faixa de temperatura. Normalmente o que se vê é algo entre 50 e 70 Celcius que é a temperatura padrão de operação destes equipamentos.
    Se o seu já não possui garantia, então com certeza absoluta a recomendação é abrir ele e substituir os ventiladores caso estejam defeituosos. Você encontra facilmente para vender no mercadolivre, pois são coolers de 40mm normais, mas as características técnicas destes coolers pode variar drasticamente, desde a profundidade ou altura deles, quantidade de ar movimentada(CFM) e principalmente o barulho gerado por eles(dB), então fique esperto e procure comendações de outras pessoas que já tenham comprado os equipamentos que você está pensando em comprar para instalar no switch, OK?
  • wilfoxwilfox 0 Pontos
    Ola amigo, obrigado pela resposta. 
    Referente a temperatura, está na especificação do produto.(Operating Temperature -5 to 40° C (23 to 104° F)
    Cada Switch existem dois cooler's internos, e não estão funcionando. 
    Pensei em remover e levar para algum técnico. 
    Eu prefiro comprar os cooler novos, mas não achei nenhum parceiro que trabalhe com reposição de peças da Ubiquiti. 
    Att 
    Willians 

• R4V3RR4V3R 8387 Pontos
    wilfox disse:
    Referente a temperatura, está na especificação do produto.(Operating Temperature -5 to 40° C (23 to 104° F)

Isso é a temperatura ambiente onde o equipamento está instalado, não tem nada a ver com a temperatura interna exibida pelo equipamento, OK?

Você tem certeza que os coolers não estão simplesmente desligados? Porque o software pode, e irá ligar e desligar eles automaticamente de acordo com a temperatura, mas claro, nessa temperatura que você descreve com certeza deveriam estar ativos.
    Eles não funcionam nunca? Já funcionaram algum dia? Caso positivo, então sim, você tem que fazer a substituição, porém não existem "parceiros" que trabalham com peças Ubiquiti, nem aqui no Brasil nem nos EUA, pois estes equipamentos não foram concebidos para serem reparados, mas isso não quer dizer que alguém com conhecimentos básicos em eletrônica não possa fazê-lo, principalmente para unidades fora de garantia.
    Como comentei, ele utilizará ventiladores de 40mm, apenas é necessário verificar a altura desses ventiladores, pois ela pode varia, alguns são bem estreitos, outros nem tanto e podem não encaixar no local dos originais.
    wilfox
  • wilfoxwilfox 0 Pontos
    editado julho 2018
    Os cooler funcionavam, mas pararam recentemente. 
    Eu desconhecia essa parte que o software (gerenciamento) desliga os coolers, dependendo da temperatura. 
    obrigado pela ajuda. 
    Abraço 
    Willians

• R4V3RR4V3R 8387 Pontos
    Sim, cada modelo de equipamento tem um algoritmo interno ajustado para ele e que pode inclusive desligar os coolers temporariamente para diminuir o ruído, e com certeza pode regular a velocidade dos mesmos com a mesma finalidade. ;)
  • wilfoxwilfox 0 Pontos
    Aproveitando o assunto, existe algum diagnostico da Ubiquiti que poderia auxiliar nesse problema? 
    Para identificar a falha no cooler? 
    abraço 
  • R4V3RR4V3R 8387 Pontos
    Não, não tem, até porque isso não é comum. O normal é as pessoas trocarem os coolers simplesmente porque os originais fazem mais barulho, mas deixar de funcionar de fato, é a primeira vez que vejo...
    wilfox
  • wilfoxwilfox 0 Pontos
    Bom dia R4V3R, 
    Estou preocupado com esse aquecimento, mas não consigo provar que o equiipamento está com defeito, o mesmo não gera nenhuma log de erro ou que está aquecendo. 
    Pesquisei assistência técnica para os produtos da Ubiquiti, mas não tive sucesso, nos foruns já mencionam que isso é um problema. 
    O produto não está mais na garantia, e a troca do cooler seria uma ação paliativa em vista que não consigo isolar o problema. 
    abraço
  • R4V3RR4V3R 8387 Pontos
    Vamos lá, vou repetir, não há assistências técnicas porque esses equipamentos não foram feitos para serem reparados, mas sim substituídos. Nem mesmo nos EUA não há "assistência técnica" para eles, então o que vocẽ tem disponível eventualmente são profissionais que trabalham com microeletrônica e que acabam adquirindo conhecimento nesta área.
    Trocar os cooler do equipamento é uma tarefa trivial e pouco invasiva, basta remover alguns parafusos, instalar as novas unidades e pronto, se é que o problema no seu caso são de fato os coolers, eu estou assumindo isso como sendo verdade neste caso.
    No entanto, isso não é uma solução paliativa não, é uma solução à longo prazo, como comentei diversas pessoas fazem isso com o intuito de diminuir o barulho gerado pelos coolers originais, isso é uma ação típica, pode-se dizer e ocorre com diversos equipamentos de diversos fabricantes diferentes.
    Da Ubiquiti, essa substituição de coolers é mais comum nos EdgeRouters(ER8, ER-PRO-8, e ER-8-XG), e UniFi Switches(24p e 48p), dentre outros, mas a lógica é exatamente a mesma, os coolers tem tamanho específico(40mm), e os conectores são padronizados, é uma tarefa semi-trivial substituí-los, e não considero como uma solução paliativa como você descreve, OK?
    wilfox
  • Wilton

Podemos te ajudar com esse problema de aquecimento.

Somos uma assistência técnica especializada.

Entre em contato no e-mail

Contato@rmatronic.com.br
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.