Bem-vindo à Comunidade UBNT

Vlan - Clound Key - Mikrotik + Switch HP 1920

Olá amigos, estou com uma tarefa e não achei saída, preciso colocar uma vlan em nosso unifi, temos uma ssid "01" onde só navega quem tem o mac cadastrado no mk e  está tudo ok, preciso colocar um ssid "02" para visitantes onde terá o check in facebook, mas sem cadastro de mac.

Não estou conseguindo configurar o vlan no switch hp 1920. na verdade não achei muita coisa. 
Na clowd key marquei o id 22 no mk também mas no switch tem a opção, mas vem a dúvida: eu coloca a vlan 22 em qual interface? lembrandoq ue temos 4 switchs HP 1920

alguem poderia me ajudar?

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 823 Pontos
    editado julho 2018
    Se a sua dúvida é especificamente sobre a configuração do Switch HP 1920, dificilmente você vai encontrar a solução do seu problema aqui nesse fórum. O que posso te dizer é que as interfaces do seu switch que são conectadas nos Access Points UniFi devem ser configuradas como trunk 802.1q para permitir a passagem de múltiplas VLANs dos diferentes SSIDs. Além disso, o que você tem que fazer é um cenário típico de roteamento inter-VLAN, envolvendo seu roteador que deve ser configurado com as interfaces lógicas que são os gateways das respectivas VLANs.
  • R4V3RR4V3R 8420 Pontos
    dik20 disse:
    Olá amigos, estou com uma tarefa e não achei saída, preciso colocar uma vlan em nosso unifi, temos uma ssid "01" onde só navega quem tem o mac cadastrado no mk e  está tudo ok, preciso colocar um ssid "02" para visitantes onde terá o check in facebook, mas sem cadastro de mac.

Não estou conseguindo configurar o vlan no switch hp 1920. na verdade não achei muita coisa. 
    Na clowd key marquei o id 22 no mk também mas no switch tem a opção, mas vem a dúvida: eu coloca a vlan 22 em qual interface? lembrandoq ue temos 4 switchs HP 1920

alguem poderia me ajudar?
    Você tentou ao menos ler o manual de uso do produto? Eu me recordo que há muitos anos atrás aprendi muita coisa básica sobre VLAN em switches HP ao ler o manual de um 1910. O manual do 1920 tem seguramente mais de 500 páginas, e MUITO conteúdo útil pra switches HP e em geral também. É de longe a minha linha preferida de switches atualmente. ;)
  • dik20dik20 6 Pontos
    Conseguimos aqui, o ssid visitante tá pegando o ip, mas agora surgiu outro problema, uso aqui cheking por facebook e ao conectar o visitante que está na vla com outra faixa de ip não acha a controladora para fazer o chek in.

Controladora ip 192.168.0.64
    Rede visitantes 10.100.100.1(Vlan)
    Copiando aqui a resposta de outro tópico, já que os assuntos se cruzam:

Sua dúvida na verdade não é sobre o UniFi propriamente dito, mas sobre roteamento inter-VLAN e depende totalmente das configurações do roteador e switches que você tem configurado na sua rede. A menos, é claro, que você esteja utilizando um USG (UniFi Security Gateway) como roteador e US (UniFi Switches) como switches, daí sim consguimos tentar ajudá-lo...

Como já registrei em outro tópico recentemente, o que posso te dizer é que as interfaces do seu switch que são conectadas nos Access Points UniFi devem ser configuradas como trunk 802.1q para permitir a passagem de múltiplas VLANs dos diferentes SSIDs. Além disso, o que você tem que fazer é um cenário típico de roteamento inter-VLAN, envolvendo seu roteador que deve ser configurado com as interfaces lógicas que são os gateways das respectivas VLANs.
  • dik20dik20 6 Pontos
    Copiando aqui a resposta de outro tópico, já que os assuntos se cruzam:

Sua dúvida na verdade não é sobre o UniFi propriamente dito, mas sobre roteamento inter-VLAN e depende totalmente das configurações do roteador e switches que você tem configurado na sua rede. A menos, é claro, que você esteja utilizando um USG (UniFi Security Gateway) como roteador e US (UniFi Switches) como switches, daí sim consguimos tentar ajudá-lo...

Como já registrei em outro tópico recentemente, o que posso te dizer é que as interfaces do seu switch que são conectadas nos Access Points UniFi devem ser configuradas como trunk 802.1q para permitir a passagem de múltiplas VLANs dos diferentes SSIDs. Além disso, o que você tem que fazer é um cenário típico de roteamento inter-VLAN, envolvendo seu roteador que deve ser configurado com as interfaces lógicas que são os gateways das respectivas VLANs.
    Entendi, aqui não temos duas vlans, tenho duas redes, e 1 vlan. quando visitante conecta ele pega o ip disponibilizado pelo mk na vlan mas quando ele volta para conectar na clound key para fazer o chekin ele não acha a cloud key por estar na outra faixa de ip
    editado agosto 2018
    Então é por isso que você está com problema... Você precisa de duas VLANs lógicas distintas para distribuir IPs em duas sub-redes diferentes, se estiver utilizando apenas uma interface física comum entre o roteador e o switch. O que você consegue fazer sem VLAN é conectar o roteador através de duas interfaces físicas, cada uma sendo gateway da sua respectiva sub-rede. Nesse caso, você tem um cenário bem básico de roteamento entre duas sub-redes diretamente conectadas. Se uma sub-rede não alcança a outra é porque seu roteamento não está funcionando.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.