Bem-vindo à Comunidade UBNT

Posso utilizar EdgeRouter ER-X + Unifi AP AC PRO ? Me ajudem, por favor!!!

Olá pessoal, tudo bem ?

Trabalho em uma empresa de obras. Nos canteiros possuímos pessoas trabalhando, geralmente engenheiros que utilizam notebook, impressora a3, smartphone, etc. Possuímos um grande problema com impressões, que geralmente travam e são lentas. Cheguei a conclusão que a lentidão de impressão se deve ao fato de +/- 40 dispositivos estarem conectados em um TP-LINK TL-WR849N e ele ser o "switch" onde a impressora está ligada.

Buscando uma solução wireless para um espaço na empresa onde trabalho, acabei encontrando o Unifi e me surpreendi. Estou pensando em utilizar um Unifi AP AC PRO. Porém tenho algumas dúvidas.

1. A internet chega até lá via rádio, passa por um primeiro roteador TpLink (equipamento de uma parceira de obras) que distribui o sinal para seus usuários. Após isso passa para outro roteador TpLink que distribui o sinal para nossos usuários. Sendo assim como devo proceder ? 

O Unifi não serve dhcp, então devo manter meu roteador TpLink e desabilitar sua antena wifi? Se sim, o roteador não vai atrapalhar o desempenho? Posso comprar por exemplo um edgerouter er-x para roteador após passar pelo TpLink da parceira? Ou existe outra recomendação ?

2. Lá possuímos 20 usuários, cada um com dois dispositivos mais ou menos. Sendo assim, o Unifi AP AC PRO é muita coisa ou está de acordo?

Muito Obrigado!!!!

1. NOSSO ROTEADOR

2. ROTEADOR PARCEIRA

Comentários

• R4V3RR4V3R 8446 Pontos
    Você entendeu corretamente, os pontos de acesso UniFi servem apenas para rede sem fio e não podem segmentar a rede, então não são roteadores, e não possuem servidor DHCP embutido.
    Você vai precisar de algum roteador externo, que pode ser os seus atuais(com wifi desabilitado), mas eu recomendaria fortemente um roteador de melhor qualidade, como o ER-X que é extremamente barato.
    Ademais, como você cita que são locais de obra, eu recomendo fortemente usar o UAP-AC-Mesh-PRO, por ser resistente à chuva e poeira, ter um maior ganho horizontal, e poder ser instalado na posição vertical, enquanto o UAP-AC-PRO deve ser instalado sempre no teto. ;)
  • R4V3R disse:
    Você entendeu corretamente, os pontos de acesso UniFi servem apenas para rede sem fio e não podem segmentar a rede, então não são roteadores, e não possuem servidor DHCP embutido.
    Você vai precisar de algum roteador externo, que pode ser os seus atuais(com wifi desabilitado), mas eu recomendaria fortemente um roteador de melhor qualidade, como o ER-X que é extremamente barato.
    Ademais, como você cita que são locais de obra, eu recomendo fortemente usar o UAP-AC-Mesh-PRO, por ser resistente à chuva e poeira, ter um maior ganho horizontal, e poder ser instalado na posição vertical, enquanto o UAP-AC-PRO deve ser instalado sempre no teto. ;)
    Olá R4V3R, tudo bem ?

Legal, não sabia que ele deveria ficar no teto kkkk já ia começar mal, mas tudo bem. No caso é um "escritório" perto da obra, então acredito que não vai pegar chuva nem muita poeira. O que você acha ?
  • R4V3RR4V3R 8446 Pontos
    Sendo um ambiente de escritório, sim, pode-se usar o UAP-AC-PRO no formato de disco mesmo.
    A instalação dele normalmente é feita no teto, mas se for um único ambiente não muito grande, e principalmente temporário, não teria problema algum usá-lo em cima de uma mesa, OK?
  • UI-SamuelUI-Samuel 884 Pontos
    Considerando que a demanda de clientes não é grande, até um UAP-AC-LITE deve ser suficiente para suprir sua necessidade. Em relação à montagem/fixação do AP, o teto é melhor, mas se o ambiente realmente é pequeno, então não há problema em fixá-lo na parede, conforme observação abaixo:

Observação: Os UAP não são feitos somente para montagem em teto e também podem ser montados em parede, desde que haja ciência de que a propagação do sinal fará a célula ficar menor. O opção pela montagem no teto ou na parede depende do projeto, do objetivo da área de cobertura e da viabilidade da montagem. Entre fixar no teto ou na parede, o ideal é fixar no teto para ter melhor alcance. No entanto, nem sempre é viável fixar o AP no teto, por exemplo em ambientes montados que possuem pé direito maior do que 6–7 metros, já que não é recomendada a instalação de APs nessa altura por causa da propagação do sinal omnidirecional. Além disso, se o objetivo é cobrir espaços menores, não há problema em fazer a montagem na parede, desde que o restante do ambiente esteja bem dimensionado.
  • Pessoal, muito obrigado pelas informações. Me ajudaram muito!!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.