Bem-vindo à Comunidade UBNT

Instabilidade dispositivo celulares(principalmente Iphone)

Boa tarde,
Tenho um comportamento na rede Wifi que vem de longa data já, foram inúmeras atualizações de controller, firmwares e nunca se encontra causa. Mas o comportamento é que repentinamente o dispositivo perde a navegação e tem que desligar a Wifi e habilitar novamente para funcionar, por exemplo a mensagem no whats fica presa para sair(relogio) depois que reabilita wifi funciona. Deixei apenas a rede 2.4Ghz habilita, configurei os canais entre 1,6 e 11 nos 9 APS evitando sombreamento, o sinal está acima de 60% nos locais que operam. Existe alguma configuração que possa ser feita para resolver isso? Nas configurações do site existe um recurso Advanced Feature isso ajudaria em algo? ja vi relatos pedindo para habilitar isso. Minha atual versão da controladora e 5.8.24 e os aps AC-Pro, 3.9.42.9152.

Agradeço a quem poder ajudar!

Comentários

• R4V3RR4V3R 8451 Pontos
    Hmm, se você desabilita e depois habilita novamente a rede sem fio no dispositivo cliente, e isso resolve(mesmo que temporariamente) o problema, então é fato que o problema está no dispositivo cliente, e não no ponto de acesso certo? Não vejo, desta forma, como uma versão diferente da controladora ou do firmware nos pontos de acesso pudesse modificar este comportamento.
    Se ele não for generalizado, é quase 100% de certeza se tratar de problemas com este dispositivo ou modelo específico, então você pode tentar atualizar a versão do S.O. nele(se houver uma mais recente disponível), ou mesmo substituir o dispositivo por completo.
    Deixa eu fazer um chute aqui: É um smartphone dos mais simples da marca Samsung, acertei?
  • DiogoRHDiogoRH 27 Pontos
    R4V3R disse:
    Hmm, se você desabilita e depois habilita novamente a rede sem fio no dispositivo cliente, e isso resolve(mesmo que temporariamente) o problema, então é fato que o problema está no dispositivo cliente, e não no ponto de acesso certo? Não vejo, desta forma, como uma versão diferente da controladora ou do firmware nos pontos de acesso pudesse modificar este comportamento.
    Se ele não for generalizado, é quase 100% de certeza se tratar de problemas com este dispositivo ou modelo específico, então você pode tentar atualizar a versão do S.O. nele(se houver uma mais recente disponível), ou mesmo substituir o dispositivo por completo.
    Deixa eu fazer um chute aqui: É um smartphone dos mais simples da marca Samsung, acertei?
    R5V3R obrigado pelo retorno de sempre, então, atualmente os principais problemas ocorrem em dispositivos iphone e como é uma rede corporativa estes celulares são atuais iphone 7, iphone X. Meu dispositivo mesmo acontece as vezes (samsung s7 edge) é muito estranho este comportamento. Teria alguma sugestão de configuração que poderia ser feito?

Grato,
    Diogo
  • R4V3RR4V3R 8451 Pontos
    Certo, nesse caso o cenário é diferente, e mais complexo até. Isso não deveria ocorrer de fato, mas aí outra coisa muito gritante já chama a atenção. Porque foi que você desabilitou os rádios de 5Ghz nos equipamentos, sendo que os dispositivos da Apple são construídos e otimizados pra utilizar essa banda, especificamente?
    Além disso, você chegou a fazer algum teste usando SSIDs diferentes em 2.4Ghz e em 5Ghz pra ver se o resultado é diferente? Porque sendo este o caso, muito provavelmente você tem um problema grande de interferência em 2.4Ghz.
    R4V3R disse:
    Certo, nesse caso o cenário é diferente, e mais complexo até. Isso não deveria ocorrer de fato, mas aí outra coisa muito gritante já chama a atenção. Porque foi que você desabilitou os rádios de 5Ghz nos equipamentos, sendo que os dispositivos da Apple são construídos e otimizados pra utilizar essa banda, especificamente?
    Além disso, você chegou a fazer algum teste usando SSIDs diferentes em 2.4Ghz e em 5Ghz pra ver se o resultado é diferente? Porque sendo este o caso, muito provavelmente você tem um problema grande de interferência em 2.4Ghz.
    Desabilitei o 5Ghz como um teste. Vou criar uma rede teste apenas para 5Ghz e ver se melhora. Quanto a interferencia em 2.4Ghz eu nao vejo que seja, porque ate no propria controller nao vejo isso nos status do AP.
  • UI-SamuelUI-Samuel 885 Pontos
    Se já foi feita uma varredura no espectro em 2G e 5G e existe certeza que o problema não é interferência, uma configuração que você pode tentar fazer é manipular manualmente o intervalo DTIM para avaliar algum "problema" relacionado à função sleep dos smartphones. iPhones têm um histórico de "problemas" com desconexão da interface WiFi em virtude da função de economia de bataria (sleep). Talvez seja interessante verificar essa questão e ler o artigo abaixo:

Se for realmente isso, então trata-se de uma característica dos clientes e não dos dispositivos UniFi. No entanto, existe uma configuração no AP que talvez possa te ajudar, embora piore um pouco o desempenho da rede. 

Nas configurações do seu SSID:

> Wireless Networks
    > Edit (no SSID)
    > 802.11 Rate and Beacons Controls
    > DTIM Mode

Você pode tentar desabilitar o DTIM padrão de 1 e alterar o valor para 3 nos rádios 2G e 5G, conforme ilustrado na figura abaixo. Se não resolver, então você provavelmente terá que verificar as configurações de sleep nos dispositivos clientes. 

Samuel,
    Muito obrigado pela sugestão, realmente desconhecia ela. Vou testar e relatar aqui depois, espero que resolva, realmente estou a tempo na tentativa de "estabilizar" isso hehe.

Obrigado
  • @DiogoRH ;

Estou com o mesmo problema, porém em 2019. Qual o seu relato sobre as instruções passadas pelo @R4V3R?

Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.