Bem-vindo à Comunidade UBNT

DHCP

Bom dia, Sou novo na comunidade e procurei sobre o ambiente que estou montando, porém não achei nada aqui e resolvi postar minha dúvida!

Tenho 15 APs UniFi AP-AC-LR e UniFi AP-AC-Lite, subimos todos no Unifi controller 5.6.80 sem problemas!
Criamos duas redes, nossa rede corporativa tem um endereçamento igual de nossos desktops, entrega ips normalmente!
Já a rede guest não entrega Ips, criamos com um numero de vlan 40 e outro endereçamento de ip, no servidor da controladora tem duas placas de rede e tentamos colocar cada uma em uma rede, mas sem sucesso.
Gostaria de saber se é necessário alguma configuração a mais, vale lembrar que temos apenas os APs e nossa controladora fica no servidor e nosso SWITCH e DELL!

Alguém poderia ajudar ou direcionar para algum post sobre o item?

Grato e bom dia a todos!

Comentários

• UBNT-SamuelUBNT-Samuel 288 Pontos
    editado outubro 30
    Essa é uma dúvida recorrente e normalmente o problema é roteamento inter-VLAN no roteador/switch.

Nesse caso, é necessário verificar as configurações de:
    - Roteador
    - Switch(es)
    - APs

1) A interface do roteador que está conectada no switch deve ser um trunk (802.1q) para permitir a passagem das VLANs, além disso, devem ser criadas as sub-interfaces lógicas do tipo VLAN no roteador. Se o serviço DHCP está configurado no próprio roteador, isso deve bastar. Caso contrário, se existir um servidor DHCP externo, então será necessário configurar no roteador a função relay-DHCP apontando para o servidor.

2) As portas dos switches que estão conectadas nos APs devem permitir a passagem das VLANs dos SSIDs.

3) Nos APs, basta associar cada SSID com sua respectiva VLAN na interface do UniFi. 
  • Bom dia!
    Gostaria de primeiro agradecer a atenção e resposta tão rápida, já gostava da solução com essa comunidade fiquei mais feliz!

Consegui realizar a configuração de modo que as duas redes entreguem ips , agora vou partir para isolar a rede guest.

Aproveitando o frete, teria algum documento ou se alguém já postou os modos para realizar tal configuração?

Vale Lembrar que tenho a rede guest , tenho minha rede corporativa e meu DHCP fica na corporativa, preciso bloquear a rede de ir para corporativa menos ao DHCP, caso não tenha como penso  em mudar DHCP da rede Guest.

Grato pela ajuda e obrigado!

• UBNT-SamuelUBNT-Samuel 288 Pontos
    editado novembro 5
    O vídeo abaixo em nosso canal no YouTube explica como criar as VLANs no USG, fazendo roteamento inter-VLAN:
    Tutorial do UniFi: Configuração de VLANs no USG

Os artigos abaixo em nosso blog explicam como configurar uma Rede Guest:
    Como Configurar uma Rede de Visitantes no UniFi Controller?
    Hotspot Manager: Um Sistema Grauito de Gerenciamento de Vouchers e Visitantes no UniFi
  • Boa tarde!
    Mais uma vez obrigado, consegui fazer...
    Agora meu gestor pediu o bloqueio por MAC, estava lendo e não achei nada.
    Achei uma pessoa do forum dizendo que não tem?
    Grato.

• O bloqueio por MAC pode ser feito através da seguinte opção:

> Settings
    > Wireless Networks
    > Edit (no SSID)
    > Advanced Options
    > MAC Filter
    > Enable Filtering MAC Address
    > Blacklist

Basta adicionar os MACs que você quer bloquear na blacklist. 
  • R4V3RR4V3R 8294 Pontos
    TERRIVIUS disse:
    Boa tarde!
    Mais uma vez obrigado, consegui fazer...
    Agora meu gestor pediu o bloqueio por MAC, estava lendo e não achei nada.
    Achei uma pessoa do forum dizendo que não tem?
    Grato.

* Não tinha. Hoje em dia isso está disponível, como descreve o Samuel acima, porém muito cuidado ao utilizar este recurso, visto que há limites de uso, e além disso burlá-lo é uma questão trivial, não sendo recomendada sua utilização como recurso de segurança, OK?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.