Bem-vindo à Comunidade UBNT

Perda de conexão com controller

Possuo uma infraestrutura com 6 Ap´s UniFi AP-LR v2 e ocorre que frequentemente o controller perde a conexão com o AP. No controller o Ap aparece como se estivesse desligado, porém fisicamente o AP está ligado e com o led verde aceso. Eu so consigo resolver isso desligando e ligando de novo o AP.

Comentários

• R4V3RR4V3R 8294 Pontos
    Provavelmente você instalou a controladora em um computador qualquer que não tem IP fixo na rede, certo?
    Sendo este o caso, a questão me parece normal, já que quando ocorre a modificação no endereço IP da controladora, os pontos de acesso terão que ser reprovisionados com o novo endereço, e uma forma de fazer isso é reiniciando ele. ;)
  • UBNT-SamuelUBNT-Samuel 288 Pontos
    Se for esse o caso e você não tiver um IP fixo na máquina, é possível até que você tenha instalado o UniFi Controller em seu laptop pessoal, o que não é recomendado. A recomendação é sempre manter uma máquina dedicada e com IP estático para hospedar o UniFi. Caso você não queira dedicar uma máquina para esse fim, que tal utilizar um Cloud-Key? Ele é um mini computador que possui o UniFi Controller e consome apenas 5W, ou seja, em pouco tempo a economia de energia já paga o investimento...

• uenderuender 0 Pontos
    Na verdade, o controller está instalado em um servidor especifico para este fim que tem IP fixo. 
    Se você fizer testes constantes de ping até esse servidor, o link está estável ao longo do tempo?
    Já descartou qualquer possibilidade de problema na infraestrutura cabeada?
  • uenderuender 0 Pontos
    Sim sim, o servidor esta normal, eu nao tenho nenhum problema de rede.
    Está com a controladora e o firmware dos APs atualizados?
    Se não estiver, seria importante fazer...
  • uenderuender 0 Pontos
    Sim, tanto a controladora quanto os Aps estão com as ultimas versões de firmware e software.
    Se você fizer testes constantes de ping até esse servidor, o link está estável ao longo do tempo?
    Eu verificaria novamente qualquer problema relacionado a cabeamento...
    O problema ocorre com apenas um AP ou com vários?
  • uenderuender 0 Pontos
    Eu verificaria novamente qualquer problema relacionado a cabeamento...
    O problema ocorre com apenas um AP ou com vários?
    Já verifiquei, tanto o server quanto o cabeamento até os Ap´s estão ok. Queria saber se tem alguma configuração errada que pode explicar esse comportamento.
  • R4V3RR4V3R 8294 Pontos
    uender disse:
    Na verdade, o controller está instalado em um servidor especifico para este fim que tem IP fixo. 
    Então neste caso, o que eu disse anteriormente não se aplica. No entanto, isso pode indicar que você tem um problema em sua rede, e pode ser em qualquer lugar na verdade. Controladora e pontos de acesso estão na mesma subrede, ou são subredes distintas? A controladora está em ambiente windows, ou linux? Tem algum antivírus ou firewall ativo na máquina?
  • uenderuender 0 Pontos
    Controladora e Aps na mesma subrede, Controladora windows, sem nenhum tipo de firewall. Mas se fosse algo desse tipo, todas parariam de funcionar ao mesmo tempo, no entanto hoje duas pararam sendo q eu tenho 6. Todos os equipamentos sao novos adquiridos a menos de 3 meses.
    São sempre os mesmos 2 APs que param ou o problema parece "aleatório"?
  • R4V3RR4V3R 8294 Pontos
    Não creio que os equipamentos tenham problemas, até porque não há histórico neste sentido. Quer dizer, eu tenho uns 300 APs rodando, alguns há mais de 5 anos, em pelo menos 15 locais completamente diferentes, e nunca tive esse tipo de problema.
    Por outro lado, TODOS os relatos de pessoas que vi neste sentido estavam associados à problemas na rede, pode ser um lease time muito baixo ou má configuração no servidor DHCP, pode ser um problema no servidor DNS da rede local, dependendo de como foi feita a adoção dos equipamentos, pode ser um firewall ou antivírus interferindo na máquina da controladora, pode ser o cabeamento ruim apresentando problemas, ou um planejamento ruim das distâncias dos cabos e injetores PoE usados.
    Pode ser uma infinidade de problemas, mas se você quer fazer a prova real se o problema está em sua rede ou nos equipamentos em si, remova todos eles, conecte diretamente à um único switch usando patch cords curtos industriais de boa qualidade, juntamente com os injetores PoE fornecidos com os equipamentos, e teste novamente. Meu palpite é que os problemas que você descreve irão desaparecer. ;)
  • Que diz nos logs da controladora? os Aps estão com ips fixos ou em dhcp?
  • uenderuender 0 Pontos
    nos logs diz apenas que o AP foi desconectado. Sim, todos estao com ip fixo. Agora eu notei que eles sempre ficam com uso de memoria RAM sempre acima de 80% isso e normal?
  • uender disse:
    nos logs diz apenas que o AP foi desconectado. Sim, todos estao com ip fixo. Agora eu notei que eles sempre ficam com uso de memoria RAM sempre acima de 80% isso e normal?
    Eu tive um problema idêntico, e tirei o IP fixo e coloquei em DHCP, depois actualizei os APS, ja testou em dhcp ? 
  • FilippeFilippe 8 Pontos
    Boa tarde pessoal.
    estou enfrentando o mesmo problema de perda de comunicação com o Controller.

depois que atualizei os Unifi AP para a firmware 3.9.54.9373  e atualizei o Controller para ultima  versão 5.9.29, começou a perder a comunicação (disconnected)
    Obs: o controller está na minha máq, com o IP fixo. 
    Ping funciona normal em ambos sentidos.

segue detalhes da conexão SSH
    COMERCIAL-BZ.v3.9.54# info

Model:       UAP
    Version:     3.9.54.9373
    MAC Address: 
    IP Address:  192.168.0.145
    Hostname:    COMERCIAL
    Uptime:      596420 seconds

Status:      Unknown[11] (http://192.168.0.3:8080/inform)
    COMERCIAL-BZ.v3.9.54#

Ja tentei dar o set-inform hhttp://192.168.0.3:8080/inform várias vezes. 

No outro AP que estou fazendo testes pra ver se adota, eu já resetei de fábrica, até fiz downgrade de versão e até agora nada.
    não sei se ajuda , mas segui o caminho deste: https://community.ubnt.com/t5/UniFi-Wireless/Unifi-switch-firmware-upgrade-Status-Unknown-11/td-p/2432569

Se algum colega puder ajudar, agradeço.

alguns prints para ajudar:

• uenderuender 0 Pontos
    Srs, ainda sem nenhum tipo de pista sobre meu problema. Realizei um teste de bancada. Um AP novo, tirado da caixa, sem ip fixo com dhcp, utilizando patch cords industriais e mesmo assim esta desconectando do controller sozinho. Mesmo comportamento dos outros, o led permanece verde, porem não pinga e no controller aparece como desconectado. Alguma ideia do que seja?
    No seu caso você relata que há perda de comunicação (ping), o que é um indício claro de algum problema de conectividade na sua rede. Se houver qualquer problema na infraestrutura que faça os APs perderem comunicação com a controladora, ainda que esporadicamente, é normal o status dos dispositivos ficar "desconectado". 
  • uenderuender 0 Pontos
    Pois eh, só que para mitigar esse problema eu realizei um teste de bancada, com uma antena nova, tirada da caixa, usando dois patch cords novos tambem e industriais, conectados ao mesmo switch onde a maquina onde esta instalado o controller está conectado. Ou seja, não é um problema de conectividade.
    E nesse teste de bancada o ping estabilizou?
    Esse é o primeiro ponto a ser resolvido, depois você pensa na controladora ou AP...
  • R4V3RR4V3R 8294 Pontos
    * pra fins de teste, utilize outro switch, de maraca diferente pois há vários switches de baixa qualidade em nosso mercado...
  • dbbritodbbrito 0 Pontos
    Já tive esse problema, a solução foi fixar os ips tanto nos aps quanto no servidor, e no roteador travar os ips com os macs dos aps e do servidor, e problema resolvido!
  • R4V3RR4V3R 8294 Pontos
    dbbrito disse:
    Já tive esse problema, a solução foi fixar os ips tanto nos aps quanto no servidor, e no roteador travar os ips com os macs dos aps e do servidor, e problema resolvido!
    Embora possa ter sumido com os efeitos, esse procedimento NÃO resolve um problema, na melhor das hipóteses mitiga, escondendo assim os efeitos, até porque é absolutamente desnecessário utilizar endereços IP fixos nos equipamentos UniFi, apenas a controladora tem o requisito de ficar em uma máquina preferencialmente com IP fixo.
    Desta forma, ao "resolver" um problema desta forma, você provavelmente está varrendo pra debaixo do tapete um problema possivelmente maior com seu servidor DHCP, ou switch... 
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.