Bem-vindo à Comunidade UBNT

Troca do SET Inform em todos os Sites

Boa tarde amigos.
Hoje eu tenho um Controller em que gerencio vários Sites com N antenas cada. Este Controller fica no meu escritorio e com isso eu controlo os Sites dos meus clientes remotamente. 
Como Roteador de Borda, eu uso um Mikrotik RB750 HEX Lite e todas as antenas estão com o Set Inform para o DDNS deste Mikrotik. Agora eu comprei outro Mikrotik para substituir, e como no Mikrotik nao tem como personalizar o DDNS, isso também vai mudar no aparelho novo, com isso, perderei o acesso das antenas ao meu Controller.
Minha dúvida é, como eu troco o SET INFORM de todas as antenas de uma vez só, isso é possivel?  Eu sei que se eu for Site por Site e trocar o Controller hostname/IP, deve funcionar, mas queria ver se tem uma maneira de migrar todo mundo para este novo endereço.
Muito Obrigado à todos

Comentários

• UBNT-SamuelUBNT-Samuel 283 Pontos
    editado novembro 29
    O artigo abaixo explica como fazer a adoção em massa de dispositivos UniFi, via DHCP e DNS.
    Ao fazer isso, automaticamente todos os devices vão apontar para o novo endereço da controladora.
    Adoção em L3: Como Utilizar o UniFi Controller na Nuvem para Gerenciar Múltiplos Sites Remotos?
  • Samuel, muito obrigado, mas nao consegui realizar os procedimentos do documento. Existe alguma outra explica;áo ue eu consiga fazer a troca do endereço de todas as antenas?? No documento ele sugere o uso do Roteador da Ubiquiti, porem nao é o meu caso, aí complicou tudo. Muito obrigado
    Os únicos métodos para alterar o parâmetro set-inform em todos os APs (e switches) em massa seriam via DHCP ou via DNS. Em relação à opção 43 do DHCP, o artigo explica como fazer essa configuração também em servidores Linux, além do USG ou EdgeRouter. Se o seu servidor DHCP não é USG, ER ou Linux, então minha sugestão seria procurar documentação específica sobre o serviço DHCP que você utiliza atualmente para aprender como fazer a configuração da opção 43 com o IP da controladora. Outra opção muito fácil, se você tiver um DNS interno na sua rede, é simplesmente criar um registro A associando o nome "unifi" com o IP da controladora, conforme explicado no artigo que enviei antes. 
  • no meu caso, todas as antenas estão apontadas para o endereço DDNS do meu roteador e por dentro do roteador eu direciono as portas 8080 e 8443 para o Meu computador com o Controller. O que eu precisaria era substituir esse endereço que foi informado no set inform quando eu instalei as antenas e apontar para outro DDNS.
    O Controller nao vai mudar, a maquina é a mesma o que está mudando, é o serviço de DDNS que eu estou trocando e por isso preciso trocar esse endereço em todas as antenas. Tô sendo muito newbee ou o que voce passou não é exatamente o que eu preciso ?
    Além disso todas as antenas estão em endereços diferentes, vou ter que alterar isso uma por uma ?? e se sim, onde que altero esta conbfiguração?? pois eu tentei alterar o endereço pelas configurações do Controller no item Controller e mesmo assim nao funcionou.
    Muito obrigado pela ajuda e paciencia

• Não sei se posso perguntar isso aqui também mas existe alguma configuração que nao desligue o WI-FI quando perdemos o link de internet?? Quando ficamos sem internet o broadcast desliga e não posso ter este comportamento, tem como modificar esta situação ?
    editado dezembro 2
    1) Na verdade a minha resposta anterior explica exatamente o que você precisa fazer para alterar o set-inform de todos os APs em massa. Como já expliquei antes, as únicas duas maneiras de fazer isso em massa são via servidor DHCP ou DNS e esse procedimento está bem documentado no artigo compartilhado acima. Qualquer outro método diferente desse, por exemplo via SSH, terá que ser feito individualmente em cada um dos APs...

2) Em relação à segunda pergunta, é necessário desativar o 'Uplink Connectivity Monitor" para que o SSID continue sendo propagado mesmo quando a conexão com a Internet não esteja disponível. Para fazê-lo, basta acessar a seguinte opção no UniFi:

> Settings
    > Site
    > Services
    > Uplink Connectivity Monitor

Observação: Ao fazer isso não será possível interligar os APs sem fio (repetição) através de Wireless Uplink (Mesh), já que esse recurso requer que o "Uplink Connectivity Monitor" esteja habilitado. 
  • Samuel, Muito Obrigado. Eu consegui alterar todos os sites para o novo endereço alterando o HOst/ip do menu COntroller, demorou 2 dias mas as antenas forma migrando aos poucos, e consegui .

Com relação ao broadcast, muito obrigado pela ajuda, nao temos nenhum caso de uplink via wifi e como trabalhamos com celulares para garcons de restaurante, quando cai a internet, os restaurantes praticamente param de funcioonar.

Muito obrigado pela ajuda Samuel, voce foi sensacional, obrigado mesmo
    UBNT-Samuel
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.