Bem-vindo à Comunidade UBNT

preciso trocar de antena?

Bom dia a todos do fórum! Não sou expert no assunto de antenas, mas tenho uma familiarização pois tenho varias aqui na empresa interligando as filiais no centro da cidade.

Ultimamente estou tendo um problema com um PTP  de 0,7km feito entre uma NanoStation M5 e uma NanoSstation Loco M5, o sinal funcionava "bem"(longe de uma maravilha kkk) até uns dias atrás, ai começou a cair bastante e alta latência. (quando entro no registro tem desconexões a cada 10 min). Isso vem pelo fato que quando fui verificar uma das antenas que fica em cima de um grande prédio aqui, um provedor de interner colocou logo a frente a minha antena (um pouco abaixo em altura uma BaseStation com Rocket ... isso jogou meu ruido pra -86db as vezes fica -80db sendo que meu sinal esta na faixa de -70db V/-69 H ficando um SNR bem ruim e CCQ na faixa de 50%... o problema se agrava pois no meio do caminho apesar de ter uma visada da antena passa o topo de um prédio menor, o que pode estar comprometendo o Fresnel da comunicação(algo que sou leigo). Há e logo atrás da filial a uns 100m existe 2 BIG torres da operadora OI cheia de antenas (acredito que deva influenciar) .

O que já foi tentado para solucionar o problema:
Foi trocado a amplitude do canal para 5MHZ (essa estabilizou a conexão..melhorou o ruido  mas a velocidade esta longe da que preciso, mas esta servindo de muleta).

Foi tentado refazer o alinhamento das antenas, deixando o melhor sinal H/V em ambas possível, e pesar da pouca distância e da entrada de energia estar no máximo, o sinal continua fraco ( o curioso que as vezes  que o melhor sinal nem sempre era com uma antena apontada pra outra as vezes a antena pro lado tinha melhor sinal que ela de frente pra outra.. mas achei melhor pegar o melhor sendo elas apontada uma pra outra).

Foi feito uma leitura do AirView e parece que todo o range esta amarelo bem poluído, mas foi tentado pegar umas faixas menos ultilizadas.

Foi colocado o MCS 2 para melhorar o CCQ.

O que pretendia fazer comprar um par de antenas PowerBeam 5Ac Iso Gen 2 para competir com o sinal do rocket do provedor que esta no prédio e diminuir o ruido trabalhando com um feixe mais estreito . ( não tenho como eu mudar a posição da antena pois só ali tenho visada).

Ou seria melhor por um Rocket AC com antena Ac RocketDish para melhorar o SNR, sei que é exagero não sei se o sinal iria chegar muito forte piorando até o sistema...

por isso peço a ajuda de vcs que são experts na área ... Feliz Natal a todos!!!

Comentários

• R4V3RR4V3R 8432 Pontos
    Bom, parece que você já diagnosticou muito bem o problema e sabe o que tem que ser feito. Se você tem interferência no local, as antenas do tipo ISO sempre serão melhores, o ganho MUITO maior que uma NSM5.
    Esse é o caminho que você tem, além disso apenas modificando o enlace, "quebrando-o" em duas partes, mas isso tem um custo bem maior e nem sempre é viável fisicamente.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.