Bem-vindo à Comunidade UBNT

Melhor modelo do Receptor Wifi

umbler-wifiumbler-wifi 0 Pontos
editado fevereiro 7 em UniFi Wireless
Galera, eu estou criando uma rede completamente Wifi aqui na empresa.
Eis que cheguei em um ponto, de que tive uma dúvida meio "boba" por assim dizer.
Essa rede toda wifi, será a mesma utlizada nos computadores fisicos, ou seja, terei de colocar adaptador wifi.
E faço a seguinte pergunta: Existe algum modelo ou marca, que tenha uma melhor comunicação com o modelo Unifi Uap-AC-LITE e PRO?
Terei um pro no ponto onde mais tenho acesso, e um lite para complementar este pro, e com isso, gostaria de saber se tem algum modelo recomendado ou já em uso, que está funcionando com menor % de perda de sinal!
Rotulado:

Comentários

• Olá @umbler-wifi, tudo bem?

Não existe uma recomendação de modelo específico, mas eu aconselho o amigo optar por adaptadores MiMo e com o maior ganho de antena possível. 

Vale lembrar que a linha UniFi dispõe de um portfólio completo de switches e o recomendado é sempre que possível, utilizar cabos para atender as estações de trabalho. 

umbler-wifi
  • umbler-wifiumbler-wifi 0 Pontos
    editado fevereiro 7
    Oi @UBNT-Jalles, cara eu também concordo contigo de que as conexões para empresa com grande quantidade de pessoas seja de via Cabo, mas estamos criando novos desafios, e neste novo desafio é em primeiro momento utilizar rede toda via Wifi, em um segundo momento, ser tudo substituido por Notebooks.
    Mas no cenário atual que foi me proposto este desafio, é de ser basicamente 40 Clientes (cerca de 80 periféricos) utilizando tudo wifi, o que para mim está sendo bem desafiador e intrigante.
    Utilizei muito os videos que estão aqui no forum, sobre redes Wifi com os Ubiquitis para definir qual o aparelho devemos utilizar.
    Mas realmente, estou bem em dúvida se invisto em receptor PCI ou USB!
  • R4V3RR4V3R 8387 Pontos
    PCI ou USB muda pouca coisa. PCI tipicamente tem compatibilidade melhor com os SOs, USB vai ter mais flexibilidade porque pode ser instalado tanto na frente quanto atrás do gabinete(e sim, isso pode fazer toda a diferença), mas também é mais frágil.. Bateu ali, já era o adaptador e talvez a porta USB tbm...
    Leve isso em consideração ao escolher os adaptadores...
  • @R4V3R Sim, ambos estou levando em consideração.
    A situação de sensível, hoje em dia com os nano, já deixaram de ser tão fragil, e se for pensar por fragilidade, os PCI, dependem de uma antena externa que é sim pouco mais robusta, mas comparado diretamente com os nanos é mais suscetível a batidas..
    Minha preocupação, era achar algum cenário, ou alguém que já implementou uma rede de 45 computadores todos próximos do usb/pci, e manteve-se com sinal que desse para trabalhar durante 8 horas por dia, sem ficar tendo muitas oscilações.
    O que no cabo acaba por não acontecer, meu medo é realmente muita rede wireless criando "conflito", e tendo muitas oscilações/perdas de pacotes..
  • R4V3RR4V3R 8387 Pontos
    Essa preocupação é real, e isso pode e irá acontecer se não for bem planejado.
    Fuja dos adaptadores USB pequenos, acho que é isso que você chama de "nano", tipicamente são os piores, mas vocẽ vai ter que terstar pra ver se te atende.
    Essa estrutura é perfeitamente ossivel é sim, só jamais vai ser tão fácil ou tão simples quanto passar os cabos, crimpar e conectar nas máquinas. Não é(nem nunca será) equivalente à trocar seis por meia dúzia, não é assim que a tecnologia funciona.
  • CarlosBCarlosB 36 Pontos
    Olá!

Algumas sugestões para a escolha dos adaptadores:
    • PCI, simplesmente por ter antenas maiores e a possibilidade de usar um cabo extensor se necessário;
    • 2x2* ou 3x3* para melhor performance, conforme o orçamento;
    • 5 GHz ou dual band;
    • MU-MIMO, se achar.
    *Se optar pelo adaptador 2x2, pode usar o UAP-AC-Lite, se optar pelo adaptador 3x3, faz sentido usar o UAP-AC-PRO.

Da mesma forma, quando for escolher o modelo dos futuros laptops, procure pela especificação técnica da rede Wi-Fi.
    Já vi modelos de marca tradicional sendo apenas 1x1.

---

Atendi um cliente que colocou todos os thin clients (~180) na rede Wi-Fi, porém não teve acompanhamento profissional no planejamento e acabou comprando um adaptador USB 'mini/nano' de 1x1. Isso potencializou outros problemas na rede sem fio, resultando em problemas como queda de conexão e baixa performance.

A solução foi fazer um Site Survey e a análise do espectro, assim foi possível estabilizar a rede com algumas alterações nas configurações. O ambiente tinha 840m², com poucas divisórias, e dispunha de 6 APs no salão principal e mais 3 APs atendendo as salas de reunião e auditório. A quantidade de dispositivos conectados passava de 300.

Funciona, mas não é exatamente plug-and-play.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.