Bem-vindo à Comunidade UBNT

Unifi AC Mesh Pro sinal fraco em poucos metros de distância !

Olá,

Eu uso faz muitos anos a série Unifi, todos os indoor e outdoor da séria antiga e também agora AC. Sempre com bom desempenho, como não fabricam mais o Unifi Outdoor que era um excelente produto e ótimo desempenho, para minha surpresa foi descontinuado e em troca colocaram essa série Mesh. Instalamos dois UNIFI AC MESH PRO e para minha surpresa, se me afasto há 10 metros de um poste de 3 ou 4 metros de altura onde está posicionado em um clube de campo aberto, o sinal cai pra 4 ou 3 níveis do símbolo wifi, a 50 metros fica uns 2 níveis, mesmo aumentando a potência não mudou muito não, eu tenho lido nos posts do fórum internacionais da UBNT reclamações semelhantes, ambos no controller estão habilitados com 2.4/5GHZ. Achei a cobertura fraca e perde feio para a versão descontinuada, mesmo as versões indoor tem muito mais cobertura, não há nenhum obstáculo na frente, alguém passou por isso e pode passar e experiência e resolveu tal problema? Não digo que ele tem que cobrir áreas longas, mas muito abaixo do que promete nos manuais que cobrem áreas maiores que 100 metros, falo isso porque o Unifi Outdoor antigo era muito satisfatório.
Rotulado:

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 824 Pontos
    Na prática aumentar a potência de transmissão não vai ajudar em absolutamente nada, já que a potência de transmissão dos dispositivos clientes é +/- 30% da potência do AP, então é melhor repensar essa estratégia. O UAP-AC-M-PRO possui antenas internas de 8 dBi que têm o maior ganho no portfólio UniFi, então o esperado é que esse produto tenha alcance bem superior à maioria dos APs indoor.  

Será que você está fazendo a comparação correta quando menciona o produto antigo? O UAP-Outdoor+ operava apenas em 2,4 GHz e o UAP-AC-M-PRO opera em ambas as bandas 2,4GHz e 5GHz. Você não pode comparar o alcance de um sinal em 2G com o sinal em 5G, já que o alcance em 5G é muito menor na prática. Além disso, a potência máxima de transmissão do legado UAP-Outdoor+ era de 28 dBm, enquanto que a potência máxima do UAP-AC-M-PRO é de 22dBm, um valor que faz muito mais sentido na prática (por causa dos clientes). A propósito, as antenas de 8 dBi do UAP-AC-M-PRO são superiores às do legado UAP-Outdoor+ que eram de 5 dBi.

Na prática é muito melhor ter antenas de maior ganho do que mais potência de transmissão!
  • toninhonunestoninhonunes 0 Pontos
    editado fevereiro 23
    Na prática sim, na verdade deixou somente a potência como high pra ver aumentava o sinal, mas como disse, nada mudou e deixamos no automático.  Só achei estranho que pra preencher todas as barras de qualquer smartphone, tem que estar mais perto, e foi do mesmo jeito em dois novos aparelhos. Vou até gravar vídeo sobre isso, a questão não é comparar, a questão é ele funcionar como esperado, se o antigo cobria uma área até maior que esse novo, porque ele está tendo um desempenho fraco? 
  • davadava 239 Pontos
    Pode ser também um problema de RF deste AP se haver possibilidade tenta um outro
  • dava disse:
    Pode ser também um problema de RF deste AP se haver possibilidade tenta um outro
    Testamos dois novinhos, mas vamos voltar ao local ainda pra ver isso.
  • CarlosBCarlosB 41 Pontos
    Olá!

Antenas com maior ganho tem o sinal mais 'achatado', tendo maior cobertura na horizontal (azimuth) e menor na vertical (elevação). isso somado à altura em que está instalado pode fazer diferença.

Se for possível, teste com o AP fixado mais baixo no poste, configure manualmente a mesma potência nas duas bandas e depois meça o sinal em 2.4 e 5 Ghz.

Na imagem abaixo é possível perceber que os canais também influenciam.
    Infelizmente não achei essa informação para 2.4 GHz.

https://help.ubnt.com/hc/en-us/articles/115005212927-UniFi-UAP-Antenna-Radiation-Patterns >
  • iratiirati 0 Pontos
    É por isso que devolvi o Unifi Uap-AC-m-Pro que comprei. 10 dias de inúmeros testes. Sei bem o que vc passou. Abraço
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.