Bem-vindo à Comunidade UBNT

Consigo criar um PTP nessas circunstâncias?

Tenho uma antena em casa que usava para meu antigo provedor, a powerbeam 23dbi. Pretendo agora criar um PTP da casa de minha avó que fica a 1.42km de distância da minha casa.

O que separa a casa de minha avó e a minha é uma estrada, algumas árvores a cerca de 400m de distancia e um viaduto a cerca de 700m de distancia da casa dela. Não existem casas no meio do caminho.

Estamos na mesma altitude, o terreno é plano. A minha antena está a 7m do chão e a dela ainda nao comprei.

Gostaria de saber se essas árvores e esse viaduto poderá atrapalhar de forma significativa a minha conexão. Além disso, qual antena seria indicada para a casa dela? (O sinal vai ser enviado da casa dela).

Resumo:
Minha antena: Powerbeam 23dbi
Antena para enviar: Não comprei
Distância: 1.42km
Obstáculos: Árvores e um viaduto

Comentários

• UBNT-JallesUBNT-Jalles 105 Pontos
    editado março 14
    Olá @cristianso, tudo bem?

Uma das premissas número 1 para se trabalhar com frequências não licenciadas (5GHz no caso), é que obrigatoriamente tem que ter visada direta entre os equipamentos. Essa recomendação existe devido a características da onda eletromagnética em 5GHz. 

Talvez você consiga estabelecer o link entre os equipamentos mesmo com a visada prejudicada, porém existe uma diferença entre você fechar um enlace, e fechar um enlace com qualidade. A obstrução da Curvatura de Fresnel afeta diretamente o nível de sinal recebido e consequentemente as taxas de modulação. 

Segue vídeo falando sobre o airLink (ferramenta para cálculo de enlaces).

Abraço.
    cristianso
  • cristiansocristianso 0 Pontos
    editado março 14
    Entendi. Nesse caso não teria uma conexão ideal, mas conseguiria me conectar.
    Qual antena você aconselharia nessa minha situação? Lembrando que já tenho uma powerbeam 23dbi em casa. Eu pretendo passar pelo menos 100mb dos 200mb de link que tenho.

• UBNT-JallesUBNT-Jalles 105 Pontos
    cristianso disse:
    Entendi. Nesse caso não teria uma conexão ideal, mas conseguiria me conectar.
    Qual antena você aconselharia nessa minha situação? Lembrando que já tenho uma powerbeam 23dbi em casa. Eu pretendo passar pelo menos 100mb dos 200mb de link que tenho.

Eu aconselharia o amigo optar por uma rota com visada direta entre os equipamentos. A escolha de antenas com maior ganho poderia minimizar os problemas causados pela obstrução da Zona de Fresnel, mas não eliminá-los. 
  • Pior que não tem possibilidade de fazer outra rota sem comprar uma terceira antena. O jeito é comprar uma mais potente mesmo.
    Obrigado pela ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.