Bem-vindo à Comunidade UBNT

Decepcionado com o alcance do sinal do UniFi AP AC LR

Olá,
Utilizo, em minha RESIDÊNCIA, internet da VIVO através de um roteador D-Link DSL-2740E.
Devido ao aumento de dispositivos conectados (smartTVs, smartphones, play station, notebooks) surgiu necessidade de um dispositivo melhor.
Em uma loja, o vendedor me apresentou o UniFi AP AC LR, dizendo que resolveria minha questão, então comprei.
Consegui instalar o UniFi Controller e configurar o AP sem dificuldades.
Porém fiquei muito decepcionado com o alcance e força do sinal, bastante inferior ao do dispositivo da VIVO, quase a metade, sendo que os dois dispositivos estão no meu quarto e fui para outro quarto (o sinal precisa atravessar 4 paredes).
Será que tem alguma configuração errada ou o alcance do sinal dos APs UniFi é curto mesmo, necessitando adquirir mais um AP para funcionar como repeditor?

Comentários

• R4V3RR4V3R 8446 Pontos
    Seu problema não está no equipamento mas nesta parte: "precisava atravessar 4 paredes", esta é a parte errada, e você está tentando resolver a coisa da forma errada.
    Independente de marca ou modelo, seu problema não é equipamento, o correto é você utilizar múltiplos pontos de acesso para cobrir este tipo de demanda, já após duas paredes sólidas o sinal de rede sem fio pode se tornar inútil.
    E eu recomendo ficar longe de "repetidores" pois isso não elimina o problema, a recomendação, portanto, é utilizar dois ou mais pontos de acesso todos conectados à uma única rede por cabo, essa é a forma correta de se resolver o problema que você descreve, OK?
    Kenedy_Lourenco
  • UI-SamuelUI-Samuel 884 Pontos
    Além disso, pode ser que o equipamento antigo tenha alta potência de transmissão que faz o sinal chegar mais longe, mas essa prática é totalmente equivocada. Não adianta nada aumentar a potência de transmissão do AP ou roteador Wi-Fi porque na prática a potência de transmissão dos dispositivos clientes é +/- 30% dessa potência, ou seja, o cliente não consegue ter sinal de retorno.  Dessa forma o cliente vai ter a sensação de estar recebendo um sinal forte, mas na realidade a conexão fica ruim em termos de desempenho. Repare que você mesmo disse ter sido necessário substituir o equipamento antigo porque precisava de algo melhor.

A primeira recomendação de boas práticas é justamente diminuir a potência de transmissão do AP para nivelar com os clientes. Feito isso, é necessário avaliar quantos APs serão necessários para cobrir todo ambiente com qualidade. Não adianta querer que um único AP ultrapasse quatro paredes porque isso só vai fazer com que aqueles clientes mais afastados tenham desempenho ruim decorrente de baixa modulação.
    Kenedy_Lourenco
  • Olá,
    Grato pela atenção e pelas explanações.
    Realmente não havia observado pelo lado da potência dos dispositivos clientes, fui ingênuo pensando que dependia somente da potência de um roteador/transmissor principal.
    Porém, como a minha questão é residencial simples e não corporativa/profissional, mantive o modem da VIVO e resolvi tentar um repetidor também da D-Link, o DAP-1330, que um outro vendedor de outra loja (pois, no caso, também me decepcionei com o atendimento anterior, demonstrando pouquíssimo conhecimento técnico ou desinteresse em atender bem o cliente) me ofereceu devolução caso não ficasse satisfeito.
    A configuração foi super simples, bastando usar o recurso WPS. Depois conectei-o lá no outro cômodo (4 paredes) e para minha surpresa acenderam 2 leds verdes do total de 3 indicadores da potência de sinal.
    Conectei todos os dispositivos (TV, smartphone, Play Station, notebook) na nova rede com mesmo nome da principal seguido com "-EXT" e fiquei satisfeito, questão resolvida.
    Meu plano é Vivo-fibra de 16 Megas e está medindo 14 (fast.com), antes, sem o repetidor, media 2 a 3.
    Lembrando que a questão foi resolvida com apenas R$ 100,00!
    Com UniFi, caso não ficasse satisfeito com o repetidor teria que adquirir mais um, totalizando assim quase R$ 1.200,00!
    Ah! Por curiosidade, liguei novamente o AP AC LR, configurando o mesmo SSID e desliguei o Wi-Fi do modem da Vivo; liguei o repetidor que conseguiu conectar ao UniFi, porém não acendeu nenhuma luz verde, ficando laranja, indicando sinal fraco, mas consegui navegar e mediu 9 a 11 megas.
    Concluindo, o UniFi pode até ser um excelente produto, mas NO MEU CASO, é uma solução inviável (custo/benefício), ou seja, permanece a minha decepção, mas, após as explicações de vocês, quero jogar a culpa ao vendedor (deveria ter mapeado melhor o meu caso e sugerido uma solução mais viável) e não ao produto que tentarei vendê-lo para recuperar um pouco do prejuízo.
    Mais uma vez, muito obrigado e boa sorte em todas as suas atividades.
    Dhefesson
  • iratiirati 0 Pontos
    Que bom que sentiu na prática pois na teoria o pessoal pensa que o unifi faz milagre. Na verdade faz, só que o milagre é a quantidade de clientes que podem se conectar no aparelho e não a potência de transmissão que as vezes chega a metade de um convencional. Infelizmente por motivos de marketing eles precisam  divulgar que alcança até 183metros. Isso é ilusório e até mentiroso num cenário real. Diria que em um ambiente "normal" com interferências de uma cidade " normal" chega a metade disso sendo otimista. Deveriam direcionar a atenção na escolha de um unifi focado na qualidade e quantidade de clientes que poderão acessar a rede e não em distância.
  • R4V3RR4V3R 8446 Pontos
    @irati até não é "mentira" o que é divulgado no datasheet sobre cobertura de sinal, só que isso é uma estimativa por alto, em campo aberto, e sem interferência, ou seja, no meio do nada.. Ambientes residenciais densos são outros quinhentos e incluem uma gama enorme de novos desafios..
  • Boa noite, estou com um problema no AP AC LR exatamente de sinal, ele é novo fiz a instalação e estou em baixo do ap e o sinal esta apenas com 1 traço no telefone, já testei com ios com android. poderiam me dar uma luz ? pode ser alguma configuração?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.