Bem-vindo à Comunidade UBNT

Fonte POE x Switch POE

Pessoal,

No quesito performance o que é melhor utilizar com os AP's Unifi com Fonte POE ou Switch POE ? Há alguma diferença na performance ? Alguma contra indicação ?

Fico no aguardo.

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 902 Pontos
    Não é uma questão de desempenho, mas uma questão de organização da infraestrutura. O benefício de usar o switch PoE em vez dos injetores é diminuição de complexidade da infraestrutura, afinal é uma fonte e um cabo a menos por AP. Em um cenário com 10 ou 100 APs essa diferença é muito significativa, até porque são menos pontos de falha...

• R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    Bom, eu diria que é contra-indicado usar os injetores PoE se você tem mais de meia dúzia de pontos de acesso no mesmo lugar, já que um switch  PoE facilita a organização, diminui o número de tomadas e patch cords e adiciona confiabilidade e recursos à sua infraestrutura..
  • cavansocavanso 11 Pontos
    Quanto a questão da distância entre o AP e a Fonte tem algum limite máximo recomendado pela UNIFI das linhas UAP G1 e UAP-AC ? Uma distância próxima recomendada pela boas praticas da empresa no caso de uso do injetor POE? 
    Desde que você esteja usando cabo de qualidade, o comprimento máximo nominal do cabo segue as normas de cabeamento estruturado (EIA/TIA-568), ou seja, 100m no caso do cabo UTP. O que ocorre é que quanto maior o lance de cabo, maior será a perda de potência PoE até o dispositivo, então será necessário levar isso em consideração ao calcular o consumo de potência no equipamento (consumo + perda). 
  • cavansocavanso 11 Pontos
    Existem varias discussões sobre isto pelo fato da POE Passiva 24v pois ela envia apenas a voltagem informada se está ligada ou não ao equipamento, já a POE Ativa verificar se há ou não equipamentos conectado e tem voltagem de de 48v a 57v dependendo do fabricante pois considera a perca de energia devido distância, um tópico que achei bem interessante,

https://www.fr.net.br/2015/08/qual-diferenca-entre-poe-passivo-e-ativo.html

O que dizer sobre sobre as fontes ubiquiti passiva ela garante que com cabo rede normatizado metragem de 100 metros entrega a voltagem 24v e amperagem 0.5 na ponta ? A mesma coisa para as fontes ativas ?

Aguardo retorno,

Grato

O cabo ser normatizado não quer dizer necessariamente que ele esteja íntegro, por exemplo que não tenha sofrido tração excessiva em algum momento por manipulação. Por isso somente a certificação do cabeamento após sua instalação física pode determinar com precisão se ele está em conformidade. Considerando que o cabeamento seja de qualidade, não deveria haver problema nesse sentido. No datasheet abaixo você encontra mais informações sobre os diferentes modelos de injetores PoE da Ubiquiti: 

https://dl.ubnt.com/datasheets/poe/PoE_Adapters_DS.pdf

Resgatando a discussão original deste tópico, sempre que possível opte por utilizar os switches PoE!

• jpartsjparts 0 Pontos
    Olá amigos, tenho uma dúvida com respeito a esse tópico.

Sou funcionário público e pretendo realizar melhorias no Wifi de meu prédio. Uma das coisas que desejo é eliminar as fontes PoE e substitui-la por um switch PoE.

Aqui tenho várias AP's de modelos UniFi AP-LR, UniFi AP-Pro e UniFi AP-AC-Pro.

As AP de modelo LR trabalham com PoE de 24V e as de modelo PRO com 48V. 

Um switch PoE ativo de 48V poderia prejudicar as AP-LR por serem de 24V ou o próprio switch consegue reconhecer e fornecer apenas o necessário a ela ?

Minha dificuldade está em encontrar uma descrição de um Switch que me atenda nessa situação, tendo em vista que no governo não posso comprar o equipamento que desejo, necessito descrever um para que em uma licitação os equipamentos ofertados atendam a meu requisitos. Quero me assegurar que nas características técnicas dele.
    Você só pode alimentar os APs legados através de um switch que suporte PoE passivo de 24V, ou seja, não pode ser qualquer switch com suporte apenas aos padrões 802.3af/at. Veja na figura que compartilhei acima que todos os switches UniFi (exceto o US-8-60W) suportam PoE de 24V, além dos padrões AF/AT da indústria. Como o PoE passivo não é negociado automaticamente, esse recurso precisa ser manualmente habilitado nas portas.
  • jpartsjparts 0 Pontos
    Você só pode alimentar os APs legados através de um switch que suporte PoE passivo de 24V, ou seja, não pode ser qualquer switch com suporte apenas aos padrões 802.3af/at. Veja na figura que compartilhei acima que todos os switches UniFi (exceto o US-8-60W) suportam PoE de 24V, além dos padrões AF/AT da indústria. Como o PoE passivo não é negociado automaticamente, esse recurso precisa ser manualmente habilitado nas portas.
    Só para eu ver se entendi.

As AP LR só funcionam em switches PoE passivo de 24V. Já as AP's UniFi AP-Pro e UniFi AP-AC-Pro funcionam com 802.3af/at, está correto?

Todo switch com portas PoE 802.3af/at trabalha como PoE ativo de 48V?

Se eu estiver correto um switch PoE que permita PoE passivo de 24V e PoE 802.3af/at já teria as características minimas necessárias para o funcionamento de minhas AP. Por exemplo, os modelos US-8-150W, US-16-150W e US-48-500W me atenderiam (o que varia nesses casos é apenas a quantidade de portas). Não sei se estou correto.
    Sim, correto. Qualquer switch UniFi PoE (exceto US-8-60W) te atenderia.
    jparts

jparts
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.