Bem-vindo à Comunidade UBNT

Guest Portal com problema de DNS

Boa noite, 
Preciso de ajuda
Preciso atender um evento com senhas, sera fornecido senhas. só que nao esta funcionando corretamente.
a Rede é Aberta e quando conectar deveria abrir o captive portal, para o visitante colocar seu voucher.
O problema é que as vezes pede e abre o captive portal.
só que derrepente nao abre mais, se vou em outro unifi nos UAP AC HD, se vou perto dos AC MESH PRO, dai abre o captive portal, se volto perto de onde esta os UAP AC HD ja nao abre.
Tem momentos que nao funciona nem em um nem no outro.
O erro percebido é:

No celular nao abre a pagina do captive portal e embaixo da rede mostra que a internet pode estar indisponível, e não sai disso. mesmo tentando abrir algo nao abre nada, dando erro de dns
em notebook da erro  que dns nao respondeu. checo as informacoes e estao corretos.
DNS no caso esta sendo utilizado nossos proprios servidores que possuem ip publico inclusive.

Evento sera sexta daqui a 2 dias e nao consigo fazer funcionar direito o Guest Portal com senha

Cenário
Roteador distribuindo DHCP (nao é ubiquiti)
Swith (nao é ubiquiti)
3 UAP AC HD ligado em 1GB direto ao Swith versao 4.0.42.10433
2 AC MESH PRO ligado em 1GB direto ao Swith versao 4.0.42.10433
1 Cloud Key UNIFI Gen2 Plus versão 5.10.23 (Build: atag_5.10.23_11668)
CloudKey esta no mesmo swith que os AP. se comunicando perfeitamente.

Se desativo em wireless network, a  Guest police a rede funciona perfeitamente bem.na mesma hora, em todos os pontos e nada de anormal.

Authentication esta em modo Hotspot - vouchers.
Desativei Auto-Optimize -Network, mas tbem nao resolveu.
Uplink Connectivity Monitor desativei ,mas nao ajudou em nada tambem.

O que eu percebo é que os AP devem nao sei como interceptar o trafego para enviar para a parte de Autenticacao, isso que eu queria entender pra ver se acho alguma explicação.  por que esse erro de dns,

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 851 Pontos
    Essa descrição não parece fazer sentido quando você diz que às vezes funciona, outras vezes não, a menos que a causa do problema seja relacionada com os diferentes SO dos dispositivos clientes - algo que seria comum se fosse o caso. A passagem de tráfego DNS (resolução de nomes) é previamente liberada pelo portal e todo o restante é bloqueado, sendo que qualquer tráfego HTTP/HTTPS é redirecionado para o portal, mas ainda assim vale a pena tentar adicionar o(s) IP(s) dos seus servidores DNS no campo de pré-autorização que fica no final da página de Guest Control.
  • jhonnypv6jhonnypv6 0 Pontos
    obrigado pelo rapido retorno samuel, entretanto fiz  o procedimento e nao mudou.
    adicionei os servidores dns no campo pre-autorizacao e mesmo assim  continua sem exibir o captive portal.
    o que percebi é que agora consigo pingar do notebook os servidores de dns, mas mesmo assim abrinando paginas tanto em modo http, como em https nao redireciona para o portal.
    sobre os dispositivos testei em android ios e computadores com windows. quando funciona funciona em todos. 
    mas na maior parte nao funciona.
    quando digo que as vezes funciona seria assim, ativo e as vezes fica funcionando, meia hora, mas derrepente nao exibe mais. 
    logo em seguida testo e so esta redirecionando nos AP AC MESH PRO.  

Nao tenho referencia a anterior pq é tudo novo, chegou material esta semana, nao sei se em outras versoes funciaria, apesar que vi varios post referente a isso e sem alguma sugestao de possivel problema.

vou passar a noite lendo todos post do forum, mas acredito que posso ser alguma coisa de errada acontecendo.

se retiro o portal, tudo funciona imediatamente e em todos os APs.
    Mas preciso que funcione com os vouchers.
    O video é muito explicativo, e no caso é bem facil realmente ativar, 
    Fiz tudo conforme, porem o sintoma continua.

nao abre portal , erro de dns.
    vou virar a noite vendo os videos. 
    umas coisas que nao fiz ainda
    so tenho uma rede , e ela sera a quest, pode ser a falta de uma rede que nao seja guest?
    nao estou usando vlan de gerencia,
    a mesma faixa de ips dos visitantes exemplo 192.168.0.x/24 a controladora esta por 192.168.0.253, gateway da rede é 192.168.0.254 , enderecos dos APs 192.168.0.252. 251 250 e assim por diante.
    ou seja infra esta na mesma faixa dos clientes, pode ser isto um problema? que esteja causando isso?
    Quando você habilita um SSID com a política guest, por padrão toda comunicação entre as máquinas nessa rede será negada e somente será permitido o acesso ao gateway para fins de saída com a Internet, então o correto seria realmente isolar os visitantes em sua própria sub-rede para evitar "efeitos colaterais".
    tentarei amanha fazer mais uns testes, 
    essa rede é somente para evento entao nao ter comunicacao com outros dispositivos é ate desejado, mas nao sera problema,
    o problema mesmo esta em nao exibir o guest portal. acusando esses erros de DNS.
    Problema que evento esta chegando, e nao estou confiante  no momento, devido ao sintoma ser dificil de diagnosticar.
    retornarei com mais evidencias..

Novidades, 
    Fiz  varios testes, troca de dns, reiniciar aps, reiniciar  cloud key, excluir rede antiga, criar nova, e nao funcionava.
    se eu excluia uma rede e criava uma nova, tipo eventos2, funcionava, mas apos reiniciar o ap ja nao funcionava mais.
    Pensei em usar a versao beta, mas arrisquei o caminho inverso.

Fiz o Downgrade para 4.0.21.9965 nos AP e a principio resolveu.
    Agora reinicio e tudo volta funcionando e nao falhou nenhuma vez.
    funcionando nos 2 modelos de AP.

Pelo que vi relatos no forum internacional esta tendo algum problema nessa ultima versão. 
    Estou testanto a 2 horas e tudo ok

Retornarei depois para complementar com novas informacoes.

@jhonnypv6

Consegue gerar o arquivo de suporte/log na controladora UniFi e me enviar por e-mail?
    samuel.brito@ubnt.com

> Settings
    > Maintenance
    > Support Info
    > Download Support Info
  • tlperinitlperini 0 Pontos
    Olá.
    Estamos passando exatamente pelo mesmo problema, porém o cenário é um pouco diferente:
    -UniFi controller 5.11.48 (testado também na versão estável 5.11.47);
    -3 UniFi AP;
    -3 UniFi AP-LR;
    -Roteador distribuindo DHCP e liberando todo o tráfego da rede guest para WAN;
    -SSID da rede guest é uma VLAN (tag no roteador, switch e no AP).

Como disse, os sintomas são exatamente os mesmos. É possível adicionar que, realizando monitoramento de rede no controller, em momento algum são realizadas requisições nas portas 8880 ou 8843.

Antes do downgrade do firmware, gerei o arquivo de suporte e enviei para samuel.brito@ubnt.com.

Importante comentar que estamos com este problema em 3 ambientes distintos.

Vou realizar o downgrade do firmware e atualizo a situação em seguida.
  • tlperinitlperini 0 Pontos
    Realizei o downgrade do firmware nas antenas para a versão 4.0.42.10433 e o problema parou de ocorrer.
    Realizamos reboot do controller, e continuou tudo funcionando.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.