Bem-vindo à Comunidade UBNT

Endereço de IP secundário para clientes.

BShot16BShot16 23 Pontos
Olá a todos, como estão? Eu estou com uma dúvida em relação a configuração de um endereço secundário para os equipamentos de clientes, com uma rede wireless 100% Ubiquiti. Irei explicar desde o começo.

No meu caso, todos os clientes possuem IPs públicos dinâmicos, ou seja, todos eles possuem um endereço de IP válido para a internet, e caso ele reinicie o equipamento, como é dinâmico, obviamente quando ele voltar ele estará com outro endereço de IP. Até aqui tudo normal, mas o problema começa quando eu preciso adicionar um segundo endereço de IP (endereço privado) aos equipamentos. Pois eu quero realizar uma gerência desses equipamentos, inclusive também pelo UNMS. Mas como os clientes possuem IPs dinâmicos, sempre estarão com IPs diferentes, e eu não conseguirei realizar um monitoramento eficiente.

Na minha topologia eu utilizo o seguinte..

VLAN X (Gerenciamento Access Point) - Essa VLAN X realiza o gerenciamento dos meus access points, ou seja, os painéis para os clientes, são neles onde os clientes conectam para obter o acesso a internet. E como eu necessito obter acesso a eles, eu utilizo essa VLAN para isso.

VLAN Y (Autenticação Clientes) - Essa VLAN Y eu adiciono em uma bridge nos access poits para que os clientes realizem a autenticação por ela, por trás de tudo isso há um PPPoE Server apontando para essa VLAN. Como eu possuo vários sites, eu tenho uma VLAN de autenticação para cada site separado.

Agora, eu preciso obter um segundo endereço de IP nos clientes, o que eu tentei realizar mas não obtive êxito foi o seguinte:

Criei uma VLAN Z (Gerenciamento Station), essa VLAN seria exclusivamente adicionado também em uma bridge no access point, para que o cliente da WLAN consiga receber essa VLAN, e no cliente eu iria adicionar a mesma, e adicionar um segundo endereço de IP nela, isso de forma estática, para que eu consiga efetuar o acesso aos equipamentos.

Então como os equipamentos não possuem uma interface exclusiva para um segundo endereço de IP, eu realizei o seguinte:

01 - Adicionei um endereço de IP no Fallback IP, eu não obtive êxito realizando isso, obviamente como eu necessito que o endereço de IP fique na VLAN Z, não iria funcionar, pois não consigo adicionar uma VLAN no Fallback IP, mas mesmo assim eu realizei esse teste.

02 - Adicionei um endereço de IP no IP Aliases, apontando diretamente para a interface com a VLAN, mas também eu não consegui obter acesso ao equipamento. Não chegava nem a realizar ping ao mesmo.

03 - Feito isso, eu realizei esse terceiro teste, adicionei uma interface LAN, apontando para a WLAN0.Z, onde está a minha VLAN. Coloquei o IP que eu desejo, a máscara e etc.. mas não funcionou, novamente eu não obtive ping.

04 - Eu fui em "Management Network Settings" e adicionei a interface de gerenciamento como a VLAN Z, coloquei o endereço que eu desejo e etc.. mas não funcionou, também não obtive ping ao mesmo.

Com isso, eu acabei ficando sem muitas opções, na verdade, receio que nenhuma, eu não sei se eu realizei alguma configuração de maneira incorreta, mas receio que não. Ou se realmente não é possível realizar isso.

Só um detalhe, o equipamento station está operando em modo "Router", e eu não consegui efetuar o que eu desejo. Eu sei que existe um modo de operação chamado "SOHO Router", mas eu não sei se isso ajudaria alguma coisa. Não sei se isso de alguma forma pode resolver o meu problema.

Caso alguém tenha alguma solução para isso, ficarei muito grato pela sua ajuda! Desde já eu agradeço a todos.

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.