Bem-vindo à Comunidade UBNT

Velocidade está dentro do esperado para 2.4 ghz?

Olá amigos, tenho uma rede com Unifi PRO feita recentemente. Por motivos obvios para a realidade dos dispositivos atuais deixei em 2.4ghz  canal bom que está bem livre de interferencias no setor focado, mas como são muitos dispositivos coloquei em 20 mhz. O cabo está direto saindo do modem portas 100/1000, cabo marca boa cat6 , menos de 10 metros de cabo, sem passar por eletricidade conectores revisados , enfim tudo aparentemente correto e respeitando as boas práticas. Estou com um link de 150/150.  Não espero com 2.4ghz nem chegar perto disso e não vou precisar de tanta velocidade, mas só para teste está dando 42mbps com apenas 1 dispositivo em um PRO? . Minha pergunta: É o esperado em 20mhz no 2.4ghz dar esse valor de velocidade ou poderia vir mais? lembrando que não tem interferência.  Existe alguma forma de travadar só em N o unifi? Aí penso que sairia da B e G que limita em 54.  Alguém recomenda elevar para 40mhz mesmo tendo bastante fluxo? Só lembrando que tenho claro que em 5.0ghz aí sim  toda a banda vem correta. minha dúvida é com o 2.4ghz 

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 810 Pontos
    Não existe uma resposta absoluta para essa pergunta simplesmente porque a taxa de transmissão depende do índice de modulação (MCS) utilizado pelo cliente para se comunicar com o AP e esse índice, por sua vez, depende totalmente das capacidades do cliente (hardware) e das condições ambientais (SNR). 

Quais medições você fez para determinar que não tem interferência em 2.4 GHz? Freqüentemente essa banda é bastante poluída e ela não recebe interferência apenas de outras redes Wi-Fi, mas de vários outros eletrônicos que você só consegue identificar com equipamentos adequados. É justamente por causa dessa alta incidência de interferência em 2,4 GHz que definitivamente não é recomendado utilizar canais de 40 MHz nessa banda, apenas canais de 20 MHz. Uma eventual exceção para essa regra seria você ter absoluta certeza de que realmente não existe nenhuma interferência no local, o que acho muito improvável.

Vale a pena a leitura abaixo:
    http://bit.ly/WiFi-Survey
  • iratiirati 0 Pontos
    editado junho 15
    Neste local é bem livre de outras interferências em 7 dos 11canais não tem absolutamente ninguém usando, (cenário raro hoje em dia) . Posso garantir que estava livre pelo menos de redes wifi pois uso o wifi analizer, logo no local testado, não tem telefone sem fio, microondas e nem outros aparelhos que possam interferir na 2.4ghz. O teste foi feito em linha reta  a menos de 15 metros do AP.  No teste em 2.4ghz alterei para todos os canais para sair da dúvida.
    Teria algum local no controller que eu forçasse o Uni-AC-PRO  a usar somente a N e esquecer a B e G, pois acho que o ap está caindo em G ou invés de N
    Em 20mhz , 2.4ghz se consegue uma velocidade de 80mbps por exemplo ou para dar essa velocidade precisaria estar em 40mhz 
  • UI-SamuelUI-Samuel 810 Pontos
    Por padrão o UniFi já não suporta comunicação no obsoleto padrão B, a menos que seja explicitamente habilitado. Nas configurações avançadas do rádio você pode desativar as taxas mais baixas, mas isso não muda o fato de que o cliente sempre vai utilizar o melhor índice de modulação possível em virtude das suas capacidades (hardware) e condições ambientais (SNR), por isso não existe resposta "mágica" para essa sua pergunta. No link abaixo você encontra uma tabela com todos os valores nominais dos índices de modulação, basta cruzar a capacidade do hardware cliente (N, AC, 1x1, 2x2) com a largura de canal no AP e outras:

www.mcsindex.com
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.