Bem-vindo à Comunidade UBNT

Wave 2 (MU-MIMO) para toda linha UAP.

Olá pessoal.

@UBNT-Samuel, há previsão da tecnologia MU-MIMO (wave 2 da UBNT) ser estendida para toda linha UAP, principalmente para os devices de entrada do portifólio? 
Há algum tempo, já temos no mercado (end-user) Roteadores com Wi-fi que oferecem a tecnologia MU-MIMO (não estou comparando equipamentos do segmento domestico com a linha enterprise, so usei como referência mesmo).
Entendo que a tecnologia já bem desenvolvida e difundida, bem como parece estar ja consolidada com o mercado (pelo fato de já ter chegado nos devices do segmento doméstico).
Creio que a linha de entrada do portifólio mereça essa atualização de tecnologia. O MU-MIMO faz toda diferença na experiencia final de uso, mesmo que toda linha UAP bem implementada já ofereça uma excelente experiencia de uso e gerencia ( os APs que não são Wave2).

Forte abraço a todos.

Comentários

• R4V3RR4V3R 8417 Pontos
    Ueh, mas já existe... O modelo de entrada da linha 802.11ac WAVE2 é o UAP-Nano-HD que tem um custo baixíssimo ao ser comparado com qualquer concorrente direto e considerando o tipo de funcionalidade e capacidade que ele entrega....
  • UI-SamuelUI-Samuel 810 Pontos
  • epcruzepcruz 0 Pontos
    R4V3R disse:
    Ueh, mas já existe... O modelo de entrada da linha 802.11ac WAVE2 é o UAP-Nano-HD que tem um custo baixíssimo ao ser comparado com qualquer concorrente direto e considerando o tipo de funcionalidade e capacidade que ele entrega....
    Ola @R4V3R. Td bem?
    Então, imagino que não tenha entendido minha pergunta no post.
    Eu estudei toda a linha UAP do Portifólio e sei que existem os modelos Wave2 e estou ciente da linha HD.
    Porem, quando eu fiz a pergunta, estava me referindo a linha de entrada UAP-AC-Lite, LR e Pro, alias, a pergunta foi para "toda linha UAP". Por isso citei exemplos de alguns modelos de segmento doméstico de outros fabricantes (mais uma vez, não estou comparando com produtos do segmento Enterprise) somente para ilustrar o fato de que a tecnologia MU-MIMO está consolidada de certo modo, já que ao menos aqui no Brasil estamos falando de aproximadamente 3 anos.
    E por isso meu interesse em saber se a Ubiquiti tem projetos de futura atualização da familia UAP como um todo para que todos os produtos venham com essa tecnologia embarcada.
    Mas também entendo que tal decisão envolva questões de posicionamento mercadológico, estratégias de negócio, etc, etc, para que os dispositivos UBNT concorram diretamente com seus principais concorrentes de mercado nas mesmas características por produto.
    Acredito que a tecnologia MU-MIMO, bem como tantas outras , se popularizem ainda mais com a chegada do Wi-Fi 6 ao mercado, já que este ultimo já chega com bastante tecnologias novas já incorporadas.
    É fato a minha total satisfação em trabalhar com os produtos atuais da UBNT, exatamente pela proposta de entregarem produtos "premium", que competem por igual com os principais players do mercado, e oferecendo o melhor custo x beneficio.
    Enfim, foi só uma inquietação mesmo e curiosidade em saber sobre o futuro dos produtos, apesar de serem bem atuais com o que há no mercado.
    Obrigado pela informação e forte abraço a todos.
    Ercolhes

• R4V3RR4V3R 8417 Pontos
    Veja bem, como a tecnologia depende de hardware, é necessário atualização física dos equipamentos... Dito isso, sim, novos produtos estão em desenvolvimento e chegarão ao mercado como sempre chegaram.
    O que você precisa entender é que o ciclo de vida de um produto é tão importante quanto sua qualidade, e dito isso, não se pode simplesmente remover o UAP-AC-Lite e LR(modelos de entrada de linha), tendo estes um período de vida abaixo dos 5 anos ainda.
    Também não se pode lançar modelos novos(802.1ac Wave 2) ao mesmo preço ou basicamente iguais aos anteriores, porque isso iria canibalizar os modelos atuais.
    Enfim, são estratégias de negócíos e nem sempre algo que parece muito simples(e lógico até) é factivel de verdade. Por isso eu disse e repito, o NanoHD é o modelo de entrada desta linha que você cita e ele vai continuar sendo por algum tempo ainda, pelo simples fato de que, comparado aos seus concorrentes diretos, ele já é extremamente competitivo, e por isso, não há porque neste momento lançar outros modelos "mais baratos" e com isso acabar canibalizando outros produtos de sua própria linha, OK?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.